TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestor Ambiental e as Políticas Ambientais.

Por:   •  5/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

O gestor ambiental surgiu com o propósito de orientar as empresas, os cidadãos e os órgãos públicos sobre as questões ambientais e de se adaptarem a elas, uma vez que os maiores problemas ambientais do mundo, estão na degradação de áreas naturais e o lançamento de substancias químicas inadequadas e perigosas ao meio ambiente. Sendo assim coube ao Gestor ajudar essas Empresas a economizar e dinamizar os recursos para evitar danos à natureza e preservar a biodiversidade.

Abaixo seguem alguns exemplos para essa politica de preservação ambiental:

O Zoneamento econômico-ecológico (ZEE): é um importante instrumento para planejamento e gestão ambiental cujo objetivo é regular a ocupação do solo e a exploração dos recursos naturais através da análise da viabilidade ambiental das atividades econômicas.

Procedimento Operacional Padrão (POP) É o detalhamento dos processos e análises, uma vez que a Empresa define os objetivos e metas ambientais condizentes com a política adotada, esta deve estabelecer quais ações precisam ser tomadas a fim de que tais objetivos e metas sejam alcançadas. Utilizando desse Procedimento e havendo novos funcionários os mesmos entrarão conscientes da política de preservação ambiental da Companhia e conseguirão manter a qualidade do serviço com o padrão já estabelecido.

A Sensibilização do Publico Interno vem para motivar e integrar a comunidade interna partindo do conhecimento das questões ambientais, utilizando de uma comunicação clara onde desperte no colaborador o interesse partindo de pequenas ações como separar o lixo ao jogá-lo fora, apagar a luz quando não estiver mais no ambiente, ou economizar a quantidade de papel que muitas vezes são puros desperdícios, esses são comportamentos necessariamente fortalecidos pelo uso de uma comunicação interna bem trabalhada.

O Tratamento de resíduo: Uma vez sendo conhecendo os resíduos gerados pela empresa, é necessário usar desse processo para reduzir o risco: neutralizando, recuperando, destilando e o destruindo. Com este processo a Empresa pode obter o reaproveitamento dos resíduos.

REDAÇÃO PENSAMENTO VERDE. A importância do zoneamento ambiental para o meio ambiente. [S. l.], 19 jul. 2013. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/a-importancia-do-zoneamento-ambiental-para-o-meio-ambiente/. Acesso em: 7 mar. 2020.

MELO, Juliana. Conscientização Ambiental nas empresas Através do uso do Endomarketing. [S. l.], 6 jul. 2009. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/conscientizacao-ambiental-nas-empresas-atraves-do-uso-do-endomarketing. Acesso em: 7 mar. 2020.

CYRINO DE OLIVEIRA-FILHO, Eduardo; DE GOIS AQUINO, Fabiana; DOS SANTOS SOUSA, Evie; PARRON, L. M. Gestão ambiental na Embrapa Cerrados: guia de termos e siglas. [S. l.], 2007. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/570883/1/doc187.pdf. Acesso em: 7 mar. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com