TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais De Resíduos Sólidos E Suas Implicações Para Recuperação Do Meio Ambiente

Artigo: Impactos Ambientais De Resíduos Sólidos E Suas Implicações Para Recuperação Do Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo

A utilização racional dos recursos naturais, a partir da consciência comprometida com a responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios da humanidade na atualidade. Neste contexto, um novo paradigma está posto, o de buscar alternativas de produção que minimizem os danos ao ambiente e permitam a renovação de seus recursos. Surge nova tendência que ajuda a criar um panorama que vem tendo efeito dominó, a partir da concepção de instrumentos técnicos, políticos e legais. A gestão ambiental surge como ferramenta que pode contribuir com a transformação de cenário. Isto implica na mudança comportamental com tomada de decisão e o desenvolvimento de mecanismos, a fim de garantir a sustentabilidade nos processos produtivos e, sobretudo, reservar às gerações futuras um ambiente planetário que lhes propicie qualidade de vida e perspectiva de futuro. A consciência individual é o ponto de partida às transformações que garantirão um ambiente mais equilibrado e harmonioso a todos.

Palavras-chave: Meio ambiente, responsabilidade ambiental, gestão ambiental e sustentabilidade.

1 Introdução

Durante muitos anos o homem explorou exaustivamente os recursos naturais visando satisfazer suas necessidades básicas e superficiais. As empresas realizavam suas atividades produtivas sem pensar nas condições ambientais, esquecendo-se que os recursos naturais são essenciais para a sobrevivência de toda espécie na Terra, e que eles constituem uma fonte finita. Foram retiradas matéria prima da natureza de forma irracional e demasiada, e havia muito desperdício na produção.

Os resíduos gerados no processo produtivo eram descartados de forma incorreta, causando grandes transtornos ambientais e para a sociedade local, com o aumento da emissão de poluentes químicos há um aumento do "buraco" na camada de ozônio e consequentemente menos proteção os seres humanos e todas outras espécies causando diversas doenças como câncer de pele e outras doenças dermatológicas, extinção de muitas espécies de plantas e animais, poluição das águas enfim, os problemas ambientais foram se agravando cada vez mais, e a sociedade começou a perceber a necessidade da criação de políticas ambientais para sanar os problemas.

A pesar das conquistas alcançadas como o aumento da produção e desenvolvimento de novas e revolucionárias tecnologias, isso também custou um aumento abusivo do nível de poluição e degradação ambiental, fato que pode ser evidenciado após a Revolução Industrial, o consumo aumentou vertiginosamente ao longo dos anos, causando grande impacto no meio ambiente, Somado a esse consumo desenfreado, o aumento da poluição também contribuiu significativamente para o agravamento da situação do planeta. Como resultado a natureza começou a dar sinais catastróficos de falência, sinais esse que se tornaram mais evidentes a partir da segunda metade do século XIX, hoje os problemas ambientais exigiram respostas rápidas da sociedade, o que levou os dirigentes de diversos países a se reunirem e discutir propostas viáveis que promovesse a continuidade do crescimento econômico humano sem o comprometimento da permanência da vida na terra. E necessário que haja colaboração de toda sociedade neste processo de busca pela sustentabilidade ambiental, com atitudes mais responsáveis dentro e fora das empresas.

2 Desenvolvimento

Considerando a importância do envolvimento da sociedade no debate de temas relacionados à crise ambiental hoje existente, assim como a necessidade da busca contínua por alternativas e soluções para o problema da progressiva degradação ambiental nos dedicaremos, neste estudo, à discussão de alguns aspectos ligados aos danos ambientais provocados pela poluição, dando enfoque ao desenvolvimento da sociedade e os problemas causados por este com respeito a emissão de poluentes químicos, quais os danos ambientais causado pelo mesmo e qual o estágio atual dos resíduos sólidos.

Inicialmente, entretanto, antes de adentrarmos na questão do dano ambiental propriamente dito, é necessário que façamos uma pequena reflexão sobre alguns aspectos relacionados à constante degradação ambiental, de maneira que nos seja possível estruturar juízo sobre a gravidade da conduta antiecológica.

Historicamente, temos que o agravamento da situação ambiental no planeta iniciou-se no final do século XVIII, após a Revolução Industrial. Como sabemos, a melhoria das condições de vida na sociedade, verificada a partir desta época, contribuiu para o crescimento populacional, o qual gerou a necessidade de investimento em novas técnicas de produção, voltadas ao atendimento da demanda, cada vez maior, por bens e serviços. Tal fato resultou na intensificação da exploração dos recursos naturais e, consequentemente, no aumento da produção de resíduos poluentes.

O que se verificou, desde então, foi que o desenvolvimento da sociedade humana não se fez acompanhar do controle e planejamento adequados, gerando assim mais problemas que soluções. Recentemente, com a globalização, imaginou-se que os problemas mundiais seriam solucionados, percepção esta decorrente da assunção dos inúmeros compromissos internacionais, inclusive sobre a preservação do meio ambiente, porém, inversamente às expectativas geradas, este processo vem conseguindo apenas globalizar desigualdade social, desemprego crescente e estrutural, poluição, esgotamento de recursos naturais, desastres ecológicos.

Hoje, amparados por dados técnicos e científicos, bem como pela análise de casos concretos, podemos afirmar que as condições físicas do meio ambiente têm se agravado de forma alarmante em função da ação do homem. A situação de rios; de lagoas; de praias; hoje poluídos, eram, outrora, opção de esporte e lazer para toda uma geração. Isto vejam vocês, há poucas décadas atrás!

No Rio Tietê - o rio mais extenso do Estado de São Paulo - por exemplo, há registro da realização de competições de remo e natação. Isso hoje, não parece admissível, tendo em vista tratar-se de um rio praticamente morto, com águas negras, densas e malcheirosas. O Rio Tietê é, sem dúvida, um dos melhores exemplos de degradação ambiental, sendo considerado, hoje, um dos rios mais poluídos do mundo.

Analisando a questão em seus aspectos econômicos, observamos que a degradação do meio ambiente está diretamente relacionada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com