TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Por:   •  14/2/2017  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

A Rio + 20 e seus impactos econômicos, ambientais e sociais

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio + 20, ocorrida no ano de 2012 na cidade do Rio de Janeiro, teve o intuito principal de firmar o compromisso das Nações inerentes à ONU de promover o desenvolvimento sustentável de sua economia. A ideia da Conferência foi discutir novas questões plausíveis aos representantes dos países participantes sobre medidas que poderiam ser tomadas para que os impactos ao planeta fossem reduzidos. Neste encontro, estiveram presentes 191 delegações de países-membros da ONU em discussão sobre o futuro do planeta e o legado para as próximas gerações. A principal abordagem referiu-se à compensação dos gases causadores do efeito estufa, com a adoção de combustíveis renováveis e menos poluentes, como o etanol e o biodiesel, por exemplo, ambas as ideias oriundas do Protocolo de Quioto em 1998.

O desafio da Conferência era lançar estratégias e ações positivas para que as nações busquem medidas para alcançar o desenvolvimento sustentável pelos próximos 20 anos, que, segundo o Relatório oficial da Rio + 20, deveria ser acompanhado pela mudança nos padrões de produção e consumo através de um compromisso político dos países integrantes. As ações englobaram os setores de construções, hotelaria, alimentação, transporte, além de práticas de promoção social e cultural para a comunidade. A ideia seria utilizar materiais que possam ser reaproveitados com facilidade e que sejam menos danosos ao ambiente, fornecidos por estabelecimentos que apoiassem a gestão sustentável dos seus produtos e serviços. A garantia de uma boa escolha dos recursos utilizados durante o evento serviria como base para a utilização pós Rio + 20 nas nações e também de exemplo para os próximos grandes eventos do futuro.

O setor logístico durante o evento, por exemplo, conseguiu obter grandes avanços em termos da diminuição de poluentes. Segundo o Relatório disponibilizado, cerca de 54 e 64% do consumo de gases causadores do efeito estufa conseguiram ser reduzidos pela frota responsável pelo evento, além de dispositivos instalados para a economia de energia elétrica e o desperdício de água nas instalações.A sociedade também atuou como protagonista durante a Conferência, visto que voluntários foram selecionados para trabalharem no evento , além de projetos sociais nas comunidades visando a participação e atuação de todos, visto que este é o principal lema do desenvolvimento sustentável: a colaboração mútua entre empresas, governos e sociedade.Com a Conferência, o país pode perceber que todas as estratégias adotadas pela comissão organizadora podem ser valiosas e positivas para o desenvolvimento da nação, e que a economia nacional e o desenvolvimento sustentável tendem a progredir incontestavelmente se caminharem juntas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com