TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica - Plano de negócio Hostel

Por:   •  25/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.486 Palavras (22 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Universidade Federal do ABC











TRABALHO FINAL: HOSTELS















São Bernardo do Campo

Abril de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC






TRABALHO FINAL: HOSTELS




BARBARA LAERA

CARLOS PEIXOTO

      KAUE PERSON

PEDRO SCACIOTA

VERÔNICA HIGA









        

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina Gestão Estratégica Organizacional da Engenharia de Gestão na Universidade Federal do ABC ministrado pela professora Vanderli Correia Prieto.




SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

São Bernardo do Campo/SP

Grupo 5 - Gestão Estratégica e Organizacional

Barbara Regina Laera                        R.A. 21022612

Carlos Eduardo Queiroz Peixoto        R.A. 21032014

Kaue Person                                       R.A. 21056313

Pedro Scaciota                                   R.A. 21036913

Veronica Ruside Higa                         R.A.11072313

Estratégia no Nível de negócios


Escolher um setor: Hostel.

  1. Caracterização do setor escolhido

  1. Organização do setor

Com o desenvolvimento do turismo, o setor de hospitalidade vem adquirindo cada vez mais importância para os países. O fluxo de pessoas, turistas, que chegam às cidades fomenta o crescimento da oferta de serviços específicos, principalmente hospedagem e alimentação, que formam a indústria da hospitalidade (OMT, 2013).

Em 2012 o setor de turismo representou 3,7% do Produto Interno Bruto, equivalente à U$ 76,9 bilhões (BRASIL, 2013). Entre os países foram aproximadamente 1.032 bilhões de viajantes, em 2012, movimentando cifras em torno de U$ 1,07 trilhão em todo o mundo (OMT, 2013).

No Brasil, verificamos o crescimento do setor no aumento do número de viajantes domésticos e internacionais, na abertura de novas empresas, na criação de novos postos de trabalho e nos esforços governamentais e privados (BRASIL, 2013).

No setor de hospedagem, o segmento dos hostels (ou albergues) chama atenção pela sua filosofia de modelo de negócio e pelo crescimento que vem demonstrando, principalmente nas grandes capitais.

A indústria da hospitalidade é vista como uma das maiores e de mais rápido crescimento no mundo, passando por forte globalização.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existiam em 2011 aproximadamente cinco mil estabelecimentos que prestavam serviços de hospedagem nos municípios das capitais do país, desde resorts e hotéis luxuosos à simples pousadas e hostels, com aproximadamente 275 mil Unidades Habitacionais (quartos) e 374 mil leitos (lugar para uma pessoa dormir). Destes, aproximadamente 46% das UHs estão concentradas em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, em ordem decrescente de quantidade (IBGE, 2012).

1.2. Tipos de empresas

No Brasil, o termo hostel (em inglês) foi traduzido para albergue, hospedaria. Se tratando dos tipos de empresa no setor de hospitalidade, desde 2012 são reconhecidos seis tipos de empresas de hospedagem para fins de classificação oficial, com estrelas, pelo Ministério do Turismo: resort, hotel, hotel histórico, flats, pousada e cama e café (BRASIL, 2013). Apesar de não ser contemplado na classificação oficial, não há impedimentos legais ao funcionamento dos “hostels”, contudo, estes não podem ser classificados com estrelas.

A principal diferença entre um hostel e os demais tipos de meios de hospedagem (hotel, pousada, flat, etc.) é o uso coletivo dos quartos. No hostel o hóspede “aluga” a cama, e compartilha o quarto com outras pessoas. Nos demais meios de hospedagem o hóspede aluga e tem direito exclusivo sobre o quarto/unidade habitacional. Esta diferença está associada ao objetivo de proporcionar interação e convívio entre os hóspedes.

1.3. Tamanho

Segundo a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude (FBAJ, s/d), o hostel surgiu na Alemanha, em 1912, de uma iniciativa organizada por um professor para hospedar estudantes. Em 1932 foi criada a Federação Internacional de Albergues da Juventude - Hostelling International (HI). Nos anos 60, com o movimento hippie e o movimento estudantil internacional, a ideia chegou ao Brasil. Em 1971 foi criada a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude. Atualmente a missão da FBAJ destaca o estímulo à educação dos jovens, por meio do acolhimento em hospedagem de custo reduzido, do cuidado com a natureza, para pessoas de todos os grupos sociais. Em 2003 a Organização das Nações Unidas (UNESCO) e a HI reconheceu os hostels como “Centros de Cultura de Paz”. (FBAJ, s/d; HI, s/d)

Além da missão, é destacada a filosofia dos hostels e das pessoas que buscam este meio de hospedagem, assim, sua vocação não é apenas oferecer uma hospedagem econômica, mas proporcionar a possibilidade de enriquecimento cultural para as pessoas, com as viagens e a interação entre os hóspedes. A Hostelling International foi a primeira organização a congregar estes empreendimentos. Atualmente são aproximadamente 3,7 milhões de associados, mais de 4 mil hostels em 70 países, 300 mil leitos e 34 milhões de pernoites em todo o mundo, que movimenta US$ 1,5 bilhão por ano para a economia do turismo mundial. (HI, s/d).

Assim como os empreendimentos, as pessoas/viajantes também se associam. A HI é um canal de comunicação e vendas entre empreendimentos e viajantes. A HI do Brasil destaca que passou a utilizar o termo “hostel” para todos os associados, estabelecendo uma identidade internacional. Com isso percebe-se que no Brasil o nome “albergue” vem deixando de ser utilizado, tanto pelos empreendimentos como pelos viajantes.

1.4. Concorrência

Quando falamos de concorrência referente aos hostels, sabemos que existem dois desafios, o de concorrência crescente e o de concorrência com outros meios de hospedagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (731 Kb)   docx (397.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com