TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Compras e Fornecedores

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Estácio de Sá

Gestão Estratégica de compras e fornecedores

Estudo de caso Práticas de Compras no Japão e nos EUA

O estudo em questão feito pelos professores  Freeland e Ashby , aborda os resultados de um estudo com 10 empresas americanas e japonesas em relação as praticas de compras e seus relacionamentos entre vendedor e comprador. O assunto principal desse estudo é a pratica do JIT (Just-in-time).Assim os autores entrevistaram gerentes de compras dessas empresas ,permitindo que cada empresa definisse se utilizava o JIT.

Imaginar um JIT perfeito, seria prever uma indústria recebe peças compradas em muitos tamanhos de uma unidade, entregues precisamente no ponto de aplicação do processo do fabricante com a frequência de entrega igual à taxa de processo de consumo para a peça entregue. Nesse mundo teórico de JIT, um fornecedor essencialmente se torna outra estação de trabalho que alimenta um ponto particular no processo de fabricação. O fornecedor seria uma extensão integrada das operações do fabricante, e a meta de zero inventários seria atingida. No entanto, já que as entregas seriam feitas uma unidade por vez, os custos de transporte e manuseio em uma fábrica com JIT perfeito poderia muito bem exceder os benefícios atingidos através de zero inventários.

Com tudo isso e vários estudos, ainda não há padrão determinado para saber se uma empresa esta utilizando o JIT ou não. A melhor forma para se saber se uma empresa está utilizando o JIT e fazendo uma comparação suas praticas de compras da empresa com as praticas convencionais. O problema com a comparação de práticas de compra convencionais e JIT destas formas é que estas comparações geralmente podem ser muito simplificadas. Operações de fabricação e ambientes de negócios diferentes podem ocorre abordagens muito distintos para a compra do JIT.

Era esperado que empresas japonesas utilizassem o JIT, as entregas de peças no mesmo modelo , para aquelas com custo baixo , mantinham um fornecimento de três ou quatro dias , exemplo disso a Toyota se incluía neste tipo de fornecimento. Empresas japonesas que trabalham com o JIT, existia uma variável na entrega das peças conforme o custo de armazenamento relativo para cada peça, e a entrega variava entre horas e dias.

O sistema de cartão kanban é geralmente considerado uma parte integrante de fabricação JIT que os termos kanban e JIT são às vezes considerados sinônimos por engano. No entanto, o sistema de cartão kanban é apenas uma das muitas formas nas quais programar e iniciar ordens de compra. De fato, durante a pesquisa no Japão, não encontramos nenhuma empresa fora da indústria automotiva que usava kanban.

Os gerentes americanos entrevistados , que consideravam a compra em JIT , estavam envolvido diretamente com um fornecedor e todos satisfeitos com o resultados. Afirmavam que a parceria com o fornecedor facilita a parceria entre eles com vantagens no poder de negociação e preços , alto volume de compra entre outras . Por outro lado os japoneses defendiam múltiplas fontes de fornecimento e desencorajavam o uso único de um fornecedor. As justificativas dos japoneses era que múltiplos fornecedores permitiam preços mas competitivos e melhor qualidade. A dos fabricantes geralmente excedida a capacidade de produção de uma única fonte o uso de mais fontes garantia um fornecimento reserva no caso de uma entrega com avaria por exemplo. A seleção por fontes únicas e múltiplas por americanos e japoneses , não observou um relacionamento consistente entre as fontes e a compra JIT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com