TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Compras e Fornecedores

Por:   •  15/3/2021  •  Resenha  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM Logística Empresarial

Resenha Crítica de Caso

Victor Medeiros Luz

Trabalho da disciplina: Gestão Estratégica de Compras

                                           Tutor: Prof. MARILIA DE SANT ANNA FARIA

FORTALEZA - CE

2020


ALGUMAS DESCOBERTAS PRELIMINARES DAS PRÁTICAS DE COMPRAS NO JAPÃO E NOS ESTADOS UNIDOS

Referências: FREELAND; J. R.: ASHBY; H. L. Algumas descobertas preliminares das práticas de compras no Japão e nos Estados Unidos. Darden Business Publishing, n UV 0653, Darden School Foundation, University of Virginia, VA, EUA, Março 2004.

O artigo tema desse estudo, trata dos resultados de uma pesquisa realizada com os gerentes de compras de dez empresas, sendo 5 japonesas e 5 americanas, em relação as suas práticas de compras e o relacionamento entre os vendedores e os fabricantes relacionando os princípios Just In Time (JIT) e as operações de cada empresa particularmente.

Na imaginação de alguém um JIT perfeito é aquele que funciona da seguinte maneira, as peças são entregues criteriosamente no momento exato da aplicação do processo de fabricação, com isso o fornecedor se tornaria mais uma estação de trabalho da empresa, porém, nessa lógica poderia causar uma desvantagem em relação aos custos de entregas, transportes e manuseio de materiais. Para chegarmos a um meio termo que seja vantagem adotar o JIT é necessário fazer duas perguntas:

  1. “A que ponto ela desviaria do ideal teórico e ainda realiza os benefícios de um fabricante JIT?”
  2. “Como o JIT seria implementado em compra, se fosse?”

Foi identificado um ponto comum entre as empresas que adotam o JIT, esses critérios compartilhados são:

  • Tamanho físico;
  • Custo do item comprado;
  • Proximidade geográfica do fornecedor.

Além do JIT o estudo buscou observar outras técnicas de gestão, foi analisado também se as empresas usavam Kanban, para sua programação e ordens de compras. Chegou-se à conclusão que apenas as empresas automobilística Japonesas utilizavam a ferramenta, as empresas americanas não pareciam fazer o uso predominante de Kanban em compra.

Em relação a fonte única e ou múltipla de fornecedores os americanos defendem que o uso de um menor número possível de fornecedores facilita a capacidade do fabricante, os gerentes americanos apresentaram um alto nível de satisfação com a fonte única, já no Japão esse modelo não era predominantemente utilizado, e sim, o de fonte múltipla, que era utilizado com o intuito de garantir  os preços competitivos e os níveis de qualidade. Porém é importante observar que os fabricantes japoneses preferiam usar fontes múltiplas já que a demanda deles geralmente excederia a capacidade de produção de uma única fonte, outro motivo citado por eles é que em caso de entrega com defeito a fonte múltipla garantiria uma entrega reserva até a correção do lote.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com