TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Custos: Métodos de Custeio da Empresa Acoplation

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.190 Palavras (13 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 13

 [pic 1]

FACULDADE UNA DE CONTAGEM

Gestão Estratégica de Custos: Métodos de Custeio da empresa Acoplation

Resumo

O rápido crescimento do setor de serviços, fez com que as empresas desenvolvessem métodos para gerenciar seus custos de forma eficaz, de modo que as altas e baixas de mercado não afetem diretamente seu lucro ou sua estrutura. Para tanto, foram desenvolvidos diferentes métodos de custeio que serão abordados no artigo a seguir. O objeto de pesquisa deste trabalho foi a empresa Acoplation, que está no mercado a mais de 20 anos e tem uma abrangência nacional com diversas filiais espalhadas pelo Brasil. O objetivo geral deste artigo é identificar quais os métodos de custeio a empresa utiliza, e como funciona sua gestão estratégica dos custos e seu processo de tomada de decisão. O artigo foi feito através de um Questionário Semi Estruturado, respondido por um dos responsáveis pela área de custos da empresa, o Sr. Haroldo Marcio Ines. Este é um Trabalho Interdisciplinar desenvolvido pelo 3° Módulo do curso de Administração de Empresas, da Faculdade Una de Contagem, que apresenta como eixo temático a Gestão de custos em interdisciplinaridade com: Gestão de Processos, Comportamento Organizacional, Matemática Financeira e Contabilidade Gerencial.

Palavras-Chave: Gestão de Custos; Estratégias; Acoplation

1 Introdução

A Acoplation surgiu no ano de 1997 na cidade de Baldim – MG e atua no mercado de locação de andaimes e escoramentos para construção, além de trabalhar com a prestação de serviços como: planejamentos, projetos e supervisão técnica. O grupo Acoplation é formado por três empresas: Acoplation Andaimes, Rental Locações e Aicon Indústria.

A empresa apresenta como missão, fornecer soluções em engenharia atuando em diversas áreas, como obras civis, siderúrgica, mineração, estaleiros, petroquímica, papel e celulosa, plataformas marítimas entre outros.

O setor de prestação de serviços é bastante amplo atualmente, e para que essas empresas possam se diferenciar no mercado, é necessário que exista a qualidade do serviço prestado, uma eficiência operacional e que a satisfação do cliente seja a meta na prestação de serviços. Esse setor é o que mais cresce no Brasil, favorecendo nossa economia. Para que essas empresas se tornem competitivas nesse cenário de mercado, é necessário que tenham um bom planejamento de custos e um eficiente processo de tomada de decisão interno. Reduções de custo de determinado setor, atividade, ou a análise de um preço de determinado bem ofertado são decisões que influenciam no diagnóstico geral da empresa, e exigem um planejamento prévio e bem estruturado.

1.1 Objetivos

1.1.1 Objetivo Geral

Analisar os processos de gestão de custos da empresa Acoplation Andaimes.

1.1.2 Objetivos Específicos

Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos para se atingir o objetivo geral:

  • Compreender como ocorre o processo de tomada de decisão de custeio dentro da empresa;
  • Identificar os métodos de custeio utilizados pela empresa Acoplation;
  • Entender como a empresa utiliza a gestão estratégica dos custos.

2. Metodologia

Neste tópico iremos abordar os aspectos metodológicos utilizados neste artigo. Método é a forma de proceder ao longo de um determinado caminho. Os métodos compõem os instrumentos básicos que classificam de início a organização das ideias, e esquematiza de modo ordenado o procedimento para alcançar um determinado objetivo (TRUJILLO, 1974).

Macieira e Venture (2007) afirmam que, os métodos são definidos como o caminho pelo qual se chega a um determinado resultado.

A fundamentação teórica do artigo ocorreu por meio de pesquisas bibliográficas de artigos de internet e livros, que segundo Santos (2000, p. 29) é:

Conjunto de materiais escritos/gravados, mecânica ou eletronicamente, que

contêm informações já elaboradas e publicadas por outros autores, é uma

forma bibliográfica. São fontes bibliográficas os livros [...] relatórios de

simpósio/seminários, anais de congresso etc. a utilização total ou parcial de

quaisquer destas fontes é o que caracteriza uma pesquisa bibliográfica.

O método utilizado para apuração dos dados foi através de um Questionário Semi Estruturado, que segundo Triviños (1987) são questionamentos básicos apoiados em teorias e hipóteses relacionados ao tema proposto pela pesquisa, sendo que a partir das respostas obtidas, surgem novas hipóteses.

Diante da escolha de um tema e a definição dos objetivos pretendidos, torna-se possível planejar a coleta de informações e a criação de um roteiro que possibilite a coleta de informações básicas e ajuda na organização do processo de interação com o entrevistado. (MANZINI, 2003)

A entrevista semi estruturada favorece não só a descrição dos fenômenos, mas também a compreensão de sua totalidade, além de manter a presença consciente e atuante do pesquisador no processo de coleta de informações. (TRIVIÑOS, 1987)

2 Referencial Teórico

2.1 O Processo de Tomada de Decisão

 A tomada de decisão é uma das atividades essenciais dentro do contexto organizacional, pois toda decisão tomada pelos líderes da empresa recai sobre os seus diversos setores. Esse processo demanda competências específicas dos responsáveis, e um planejamento bem estruturado para que tudo ocorra de maneira estável e bem articulada.

Segundo KAZMIER (1975) afirma:

A habilidade em tomar decisões é a chave para o planejamento bem sucedido em todos os níveis da gestão. Isto envolve mais que uma simples seleção de planos de ação que assume pelo menos três fases: diagnóstico; descobertas de alternativas e análises.

O modelo racional de tomada de decisão apresenta as seguintes fases: Diagnóstico, descoberta de alternativas e análise e comparação final. O diagnóstico é a primeira fase da tomada de decisão, e consiste em identificar e esclarecer o problema. Na fase das descobertas de alternativas, requer-se uma criatividade e um bom entendimento do problema por parte do administrador, para apresentar alternativas consistentes. A análise conclui a partir da comparação dos possíveis resultados, a melhor ação a ser tomada dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com