TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE CUSTOS EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NO RAMO DE AUTO ELETRICA NA CIDADE DE GURUPI-TO.

Trabalho Universitário: SISTEMA DE CUSTOS EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NO RAMO DE AUTO ELETRICA NA CIDADE DE GURUPI-TO.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  9.098 Palavras (37 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 37

CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS

MARQUÍLIA RESPLANDES CARNEIRO BORGES

SISTEMA DE CUSTOS EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NO RAMO DE AUTO ELETRICA NA CIDADE DE GURUPI-TO.

Gurupi – TO

2013

MARQUILIA RESPLANDES CARNEIRO BORGES

SISTEMA DE CUSTOS EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NO RAMO DE AUTO ELETRICA NA CIDADE DE GURUPI-TO.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário UnirG como requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientadora: Elisabeth Vieira dos Reis

Gurupi – TO

2013

SISTEMA DE CUSTOS EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NO RAMO DE AUTO ELETRICA NA CIDADE DE GURUPI-TO.

MARQUILIA RESPLANDES CARNEIRO BORGES

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi julgado adequado para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis e aprovado em sua forma final junto ao Centro Universitário UNIRG.

Apresentada a Banca Examinadora, integrada pelos professores:

...................................................................

Prof. :

Orientador (a): Elisabeth Vieira dos Reis

....................................................................

Profª. : Banca Examinadora

....................................................................

Profª. :.

Banca Examinadora

Dedico este trabalho a toda minha família, que esteve do meu lado, me apoiando e me incentivando sempre.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeço a Deus por se fazer presente em todos os momentos firmes ou incertos da minha vida, pois ao longo do caminho dessa jornada de cinco anos pude sentir a tua mão na minha, transmitindo-me segurança necessária para chegar ate aqui.

Aos meus pais, José Balbino e Antônia Gonzaga por demonstrarem um amor incondicional e pelos conselhos que me guiaram e continuarão a me guiar por toda a vida, sua dedicação e amor me fizeram mais forte, fazendo-me entender que sou capaz de ir mais além, vocês são responsáveis por este momento tão marcante, me ensinaram a essência da palavra superação, mais uma vez lhes agradeço pelo esforço.

Aos meus amigos que fiz durante o curso, pela verdadeira amizade que construímos, por todos os momentos que passamos durante estes cinco anos, meu especial agradecimento, sem vocês essa trajetória não seria tão prazerosa.

Enfim, a minha Orientadora Elisabeth, uma pessoa que nos orgulha, com seu carisma e dedicação. O meu muito obrigado pela disponibilidade e pelo acompanhamento durante esse trabalho.

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo."

Peter Drucker

RESUMO

ANÁLISE DO SISTEMA DE CUSTOS EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NO RAMO DE AUTO ELETRICA NA CIDADE DE GURUPI-TO. SANTOS, BORGES, MARQUILIA; (Graduando do Curso de Ciências Contábeis - Centro Universitário Unirg, Gurupi/TO; Prof.ª. Orientadora: Elisabeth Vieira - Centro Universitário Unirg, Curso de Ciências Contábeis, Gurupi/TO).

Este estudo tem como objetivo o entendimento da formação dos custos adotadas por uma empresa prestadora de serviços de auto elétrica da cidade de Gurupi-TO. A metodologia adotada foi o método exploratório e descritivo, por meio da análise de documentos que revelam o sistema de formação de preços na empresa pesquisada. Os instrumentos de análise e sistematização de dados foram uma análise comparativa entre a realidade encontrada na empresa objeto de estudo e, literatura relativa à avaliação analítica do pesquisador. Os resultados encontrados esperados deram-se na previsão de uma formação de preços e análise de custos mais baseada na intuição do que nos métodos da Contabilidade de Custos, porém, ao realizar a Contabilidade de custos da empresa notou-se que sua receita bruta encontra-se 89% dependente de cinco tipos de serviços e estes representam uma margem de segurança de 8% no valor total, portanto, são informações importantes para a tomada de decisão no contexto de gestão da organização.

Palavras-chave: Política de Custos; decisões; Gestão.

ABSTRACT

COST ANALYSIS SYSTEM IN A BUSINESS SERVICES PROVIDER IN THE INDUSTRY IN AUTO ELECTRIC CITY GURUPI - TO. SANTOS, Flávio1; SOBRENOME, nome2. Graduate of Accounting Course - University Center UNIRG, Gurupi/TO1; Prof. Vieira, Elisabeth. Guidance - University Center UNIRG, Accounting

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com