TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira

Projeto de pesquisa: Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Esta ATPS tem como objetivo explicar a importância da Administração Financeira e Orçamentaria no cenário da economia empresarial, pois será através dela que saberemos a saúde financeira da empresa ajudando a ajustar e equilibrar varias realidades econômicas mundiais, que poderão os administradores agir conforme suas expectativas sendo conscientes de seus riscos e retornos para suas tomadas de decisões.

Etapa 1

Esta etapa consiste no desenvolvimento dos principais conceitos da administração financeira e seu planejamento, além da interferência do tempo sobre a moeda, que tem como assunto a sua valorização e desvalorização, mostrando de que forma pode interferir no planejamento financeiro da empresa.

Define-se administração financeira como sendo um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. Tem como objetivo geral a maximização dos lucros e como básicos tem como manter a empresa em permanente situação de liquidez, obter novos recursos para planos de expansão e segurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira. Para isso se faz necessário um bom planejamento financeiro.

Para atingir seus objetivos e criar formas de alcança-los, a empresa precisa planejar antecipadamente, de modo que venha traçar formas e meios de conseguir chegar ao seu objetivo. Pode-se considerar planejamento como uma das atividades de maior importância dentro de uma organização, que se faz necessária em todos os setores.

Com o planejamento financeiro, o administrador financeiro pode acompanhar as diretrizes de mudanças e as rever quando se fizer necessário, visualizar com certa antecedência as possibilidades de investimentos, grau de endividamento e o seu montante de dinheiro que será necessário para se manter.

No geral, o planejamento financeiro indica os caminhos que levam as conquistas dos objetivos da empresa, tanto a curto prazo como também a longo prazo. Para isso, ou para uma gestão financeira eficaz, os administradores necessitam de ferramentas confiáveis para que o gestor possa tomar as decisões certas e oportunas. O fluxo de caixa tem sido uma das ferramentas, sendo uma das mais eficazes na gestão financeira da empresa.

Interferência do tempo sobre a moeda

Quando uma empresa deseja fazer novos investimentos planeja como deve ser feito, fatores econômicos devem ser analisados para tomada de decisões.

Isso se dá principalmente em relação à moeda com sua valorização e desvalorização.

Para um cenário de valorização da moeda nacional, imagina-se uma empresa brasileira que atua com o mercado de exportação. Quando acontece a valorização da moeda nacional, a empresa brasileira tem dificuldade de competir com os produtos de outros países. Ou o contrario para as empresas que importam. Esse momento é favorável, pois precisará menos reais para a quantidade de moeda do exterior.

Agora imagina que o país esta passando por um processo de desvalorização da moeda, consequentemente a inflação, onde a moeda nacional esteja perdendo seu valor, enquanto que outras como o dólar faz o inverso, para a empresa que atua com o comércio exterior, que trabalha com a importação de matéria-prima, por exemplo, com a inflação em alta, o insumo torna-se mais caro e consequentemente o preço de produto final aumenta, alimentando ainda mais a alta inflação.

Portando através dessas duas análises feitas da valorização e desvalorização da moeda, conclui-se que, de uma forma ou outra pode interferir no planejamento financeiro da empresa e o administrador tem que estar preparado e ter mecanismos para prever esses tipos de situações para compor o planejamento.

Resolver

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação, com o dobro dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12%. Determinando o nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com