TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Perguntas e Respostas

Exam: Gestão Perguntas e Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Exam  •  9.876 Palavras (40 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 40

Faculdade anhanguera

Rayane patrícia de oliveira

Perguntas e respostas das questões( ATPS)

Quem e quando se praticava uma contabilidade rudimentar?

Era o homem primitivo que praticava uma contabilidade rudimentar, quando contava os seus instrumentos de caça, pescas e seus rebanhos .

Onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais?

Foi na mezopotâmia, no atual Iraque

Onde foram encontrados os primeiros livros contábeis?

Foi no Egito

Quem foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias? Qual mudança significativas ocorreu na ocasião?

Os fenincios, onde começaram a desenvolver as trocas em base monetária e simplificadas os registros e símbolos, a mudança significativa foi a expansão do comércio.

Qual reinado se expandiu por toda a europa, norte da África, e oriente médio disseminando o sistema jurídico de contabilidade organizado?

Os romanos .

Quem foi Luca Pacioli? Qual a contribuição dele para a contabilidade?

Luca Pacioli Frade Franciscano, foi o autor da obra que expõe o método das partidas dobradas.

O que é método da oartida dobradas?

É todo lançamento de uma conta crédito faz com que surge uma outra conta chamada débito

Quem eram os provedores da fazenda?

Os provedore da fazenda eram todos profissionais que acumulava cargos chamado contador e funções administrativas fazendária.

Quando se iniciou o ensino de contabilidade no Brasil?

1.810 iniciava –se o ensino contábil.

Qual é a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil brasileira?

É a associação de guarda livro da corte fundada em 18/04/1869 no Rio de Janeiro.

Quando falamos de contabilidade logo vem a nossa cabeça uma idéia de algo completamente complicado como “um bicho de sete cabeças”. Mas vendo isso mais de perto percebe se que não é bem assim, e muitas pessoas a aplicam em seu dia a dia e nem se dão conta disso.

Seu objetivo de estudo é o patrimônio e o seu campo de aplicações as entidades econômico-administrativas, assim chamadas àquelas que, para atingirem seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo, que pratica os atos de natureza econômica necessário a seus fins.

O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registro que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

O homem primitivo, já praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos.

A medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores , preocupava –se saber quanto poderia render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais como não eram de fácil memorização quando já em maior volume , requerendo registros.

É importante lembrar que naquele tempo não havia o crédito, ou seja as compras, vendas e trocas eram à vista, posteriormente empregava –se ramos de arvores assinalados como prova de dividas ou quitação . O desenvolvimento do papiro ( papel) e do cálamo ( pena de escrever no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre o negócios.

Mas foi na Mesopotâmia, que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais no atual Iraque. O homem começava registrar o seu patrimônio, era a origem do diário.

Os séculos passam surgem novas civilizações, a agricultura floresceu, e com ela um povo que deixou seu legado ate os dias de hoje, os egípcios. O papiro colhido as margens do Rio Nilo, onde os escribas registravam os movimentos, eram os primeiros livros contábeis que foi criado pelos Egípcios .

Logo após vieram os Fenícios, que navegavam pelo mediterrâneo expandindo sua rede de comercio, foram eles os primeiros a desenvolver as trocas em bases monetárias, e simplificaram os registros por símbolos.

Da península itálica vieram os romanos, nascia o maior e mais desenvolvido império da antiguidade, que se expandiu por toda a Europa, norte da África e oriente médio, conquistando povos e nações levando a paz romana, e o que se pode chamar de um sistema jurídico de contabilidade organizado. Mas impérios nascem, crescem e morrem, e com Roma não foi diferente.

No final da idade media e começo do renascimento, os árabes ao invadir a península ibérica, trouxeram obras manuscritas de contabilidade que muito influenciaram o comercio na velha Europa, os comerciantes necessitavam de uma escrituração capaz de refletir os interesses dos credores e investidores e que era ao mesmo tempo útil em suas relações com consumidores e fornecedores, a sistematização da contabilidade estava a caminho.

Também as artes e a ciência se desenvolviam, o mundo deixava a idade das trevas era o renascimento e com ele a figura de Luca Pacioli, Frade Franciscano autor de uma obra que expõe o método das partidas dobradas e foi considerado o pai dos escritores contábeis dando inicio ao que chamamos de Escola Contábil Italiana (ou Européia), principio contábil segundo qual todo lançamento a credito numa conta, faz que surja outra conta onde é registrada a mesma importância a debito.

Em 1500 era descoberto o Brasil, e com a instituição do governo geral, chegaram os provedores da fazenda, que acumulavam este cargo como de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com