TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão das instalações e do evento, a causa de teorias de gestão

Tese: Gestão das instalações e do evento, a causa de teorias de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Tese  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 11

A PREMISSA DA ADMINISTRAÇÃO E OS ACONTECIMENTOS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.

A capacidade Administrativa do homem é muito antiga, onde desenvolveram habilidades humanas que consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas. Antigamente isso era feito de maneira severa e cruel, onde os Senhores feudais administrava seus servos, como assim eram chamados, de forma rígida e quase ilimitada.

E, com o decorrer dos anos a administração vem modificando sua tomada de decisões sobre os objetivos e a utilização de recursos que abrange cinco tipos de decisões, também chamadas de funções que são: o planejamento, organização, liderança, execução e controle. E, a importância da administração para o profissional administrativo é a responsabilidade pelo planejamento de uma organização.

A administração é fundamental em organizações que buscam atender as necessidades das pessoas na sociedade, como serviços de saúde, água, energia, segurança publica, controle de poluição, alimentação, educação em todos os níveis, enfim, praticamente tudo aquilo que depende das organizações e para definir administração deve- se buscar o entendimento dos objetivos e recursos.

Às vezes a organização tem recursos suficientes, porém se não forem bem administrados, provavelmente a empresa poderá fechar as portas, porque além dos objetivos e recursos, as organizações têm outros componentes importantes como os processos de transformação, a cultura, a tecnologia e a divisão de trabalho e fornecem os meios de subsistência para muitas pessoas, dentre esses meios estão os salários, os abonos, os lucros distribuídos e outras formas de remuneração.

Outro aspecto fundamental para o bom desenvolvimento das organizações são a eficiência e a eficácia transformando os recursos disponíveis em produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criam.

O SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO POR SEUS PERCURSORES

O avanço da administração ficou marcado pela passagem do século XX e foi impulsionado pela expansão da Revolução Industrial no Novo Mundo, o que criou uma nova realidade para as organizações. O crescimento das empresas industriais exigiu métodos totalmente novos de administração.

Como consequência da Revolução Industrial houve um crescimento desordenado e caótico das empresas, os recursos eram mal aproveitados, havendo assim uma necessidade de mudanças. Esse contexto foi propicio para que surgissem quase paralelamente as escolas pioneiras da administração: a administração cientifica e a Teoria clássica.

O fundador da administração foi o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que identificou três males nas indústrias (vadiagem sistemática, desconhecimento pela gerência do trabalho operário e falta de uniformidade dos métodos de trabalho). Para solucionar esse problema, Taylor propôs a organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente forma de executar uma tarefa, substituindo assim a observação de companheiros vizinhos, o que levaria as diversas formas de execução.

Quase paralelamente à administração Cientifica, surgiu a Teoria Clássica de Henri Fayol (1841-1925). Que acreditava que a melhor forma para se atingir a eficiência era garantir a correta disposição dos órgãos componentes. E para isso, Fayol, estabeleceu as funções básicas do administrador e da empresa. Por outro lado, Fayol enfatizou a estrutura, dividindo a organização em cinco funções (técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa), definindo os dezesseis deveres dos gerentes, os quatorze princípios gerais da Administração e os cinco elementos da Administração (POCCC).

Henry Gantt foi assistente de Taylor, descreveu um metodo grafico de acompanhar fluxo de produção que ficou conhecido como grafico de Gantt.. Ele tambem detectou problemas no comportamento humano, como resistencia a mudança e normas grupais que interferiram na produtividade.

Hugo Mustenberg, conhecido como visionario que previu o futuro da psicologia, defendia a utilização em situações praticas no trabalho que se apoiava em dois aspectos fundamentais e e adaptação do trabalho ao trabalhador;

• Analise e adaptação do trabalho ao trabalhador;

• Analise e adaptação do trabalhador ao trabalho.

Max weber é considerado um dos fundadores da Sociologia moderna ao lado de Conte, Mrx e Durkhein. Ele achava que o catolicismo tradicional poderia ser era um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica do país que praticava aquela religião, pelo fato do ideario catolico pregar a condenação do lucro.

Defendia em suas obras a compreeenção da sociedade a partir das ações indíviduais ou, em outras palavras, a relação da comunidade é baseada em ações sociais, realizadas pelos individuos. Assim a sociologia se torna a ciência dos individuos que agem socialmente em quatro tipos de ação:

1- Ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;

2- Ação afetiva: determinada por afetos ou estados sentimentais;

3- Racionl com relações a valores: determinada pela crença consciente num valor cosiderado importante independetemente do êxito desse valor na realidae;

4- Racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

CAPÍTULO II

AS RAZÕES QUE SURGIRAM AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Teoria Clássica da Administração (1916) é uma escola de pensamento administrativo, idealizada pelo engenheiro francês Henry Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com