TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas nas Iniciativas Públicas e Privadas

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Descrição de Cargos 4

2.2 Tipo de recrutamento e técnica de recrutamento 5

2.3 Tipo de recrutamento e técnica de recrutamento 5

2.4 Contrato de trabalho 7

2.5 Treinamento,integração e ações de responsabilidade social e ambiental 7

CONCLUSÃO..............................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

As pessoas são consideradas elementos fundamentais para gerir e fortalecer as relações necessárias para a condução de qualquer negócio. É comprovado que as organizações que possuem práticas que visam o desenvolvimento humano conseguem aumento da motivação da força de trabalho e, conseqüentemente, melhores resultados financeiros e operacionais.

Para obter resultados nessa área, basta que a empresa adote requisitos e passe a avaliar sua efetividade constantemente.

O presente trabalho tem por objetivo abordar o planejamento de ações práticas de Gestão de Pessoas na empresa Gráfica e Editora Torres Ltda, situada na cidade de Londrina-Pr.

No mercado há mais de dez anos, a empresa desenvolve atividades no comércio de impressos, possui quarenta colaboradores e divide-se em quatro áreas funcionais: Gerência de Produção, Gerência Financeira, Gerência de Marketing e Gerência de Recursos Humanos.

O estudo tem a proposta de apresentar o processo de seleção para o preenchimento da vaga de auxiliar de produção.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO DE CARGOS

CARGO: Auxiliar de Produção SETOR: Produção

CARGO DO SUPERIOR IMEDIATO: Gerência de Produção

RESPONSABILIDADES DO CARGO:

Entre as principais funções de um auxiliar de Produção Gráfica, estão os serviços pré-impressão, impressão e pós-impressão, proceder à impressão e acabamentos finais, organizar o espaço de trabalho, limpar e lubrificar máquinas, entre outras.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO:

São considerados conhecimentos essenciais para trabalhar como Auxiliar de Produção Gráfica, o domínio do pacote Office, assim como de programas gráficos como o Ilustrador e o Coreldraw. Conhecimentos sobre acabamento gráfico de livros (high gloss, costura de cola e de linha, verniz de máquina, etc.) e conhecimentos básicos das características de diferentes tipos de papeis.

O QUE FAZ? COMO FAZ? PARA QUE FAZ?

Encaminhar documentos para produção e pré-impressão, proceder à impressão e acabamentos finais. Contribui com a organização das peças e linhas de montagem. Auxilia a montagem de equipamentos, limpa máquinas e auxilia na manutenção das mesmas, abastece a linha de produção, verifica e embala produtos Contribuir para que todas as tarefas sejam bem executadas.

REQUISITOS PARA O CARGO:

Competências Técnicas Descrição

Escolaridade; Treinamento; Conhecimentos Técnicos

Competências comportamentais Descrição

Intelectuais; Comunicativas; Sociais,

Comportamentais; Organizacionais

2.2 TIPO DE RECRUTAMENTO E TÉCNICA DE RECRUTAMENTO

O recrutamento externo utiliza técnicas diferentes para atrair os candidatos, além de sua tomada de decisão ser baseada em duas variáveis, que são o tempo e o custo. Essa fonte de recrutamento necessita captar candidatos no mercado para suprir as necessidades internas, sendo que, dependendo de algumas vagas ou tipo de processo seletivo, demandam um tempo necessário de acordo com o cargo pretendido. O custo influência também nessa modalidade de recrutamento, pois as vagas precisam ser divulgadas fora da empresa.

Para Chiavenato (2004, p.116) as principais técnicas de recrutamento externo são:

a) Anúncios em jornais e revistas;

b) Agências de recrutamento;

c) Contatos com escolas, universidades e agremiações;

d) Cartazes ou anúncios em locais visíveis;

e) Apresentação de candidatos por indicação de funcionários;

f) Consulta aos arquivos de candidatos;

g) Banco de dados de candidatos;

h) Contatos com outras empresas que atuam no mesmo mercado, em termos de cooperação mútua.

Conforme as técnicas de recrutamento externo, esse modelo tem o objetivo de gerar oportunidade de emprego ao mercado, fazendo com que candidatos que estão fora do mercado de trabalho ou que almejam se desenvolver em outra empresa possam se candidatar e se forem selecionados, serem avaliados pelo processo seletivo.

Além disso, um novo funcionário pode enriquecer a empresa, trazendo sua experiência e uma nova energia para a equipe. Porém, esse modelo afeta negativamente a motivação dos funcionários internos, reduzindo a fidelidade dos colaboradores com a empresa.

2.3 TIPO DE RECRUTAMENTO E TÉCNICA DE RECRUTAMENTO

As técnicas de seleção são preparadas de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com