TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas: desafio para os gestores modernos

Relatório de pesquisa: Gestão de pessoas: desafio para os gestores modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

Gestão de pessoas: desafio para os gestores modernos.

O ambiente organizacional tem passado por constantes e profundas mudanças comportamentais. Tais mudanças exigem dos gestores uma capacidade enorme de adaptação aos novos cenários que alheios a sua vontade são incondicionalmente associados ao seu dia a dia. Surge ai uma necessidade de se buscar diferenciais para que estas mudanças não afetem negativamente a produtividade e rentabilidade das atividades desempenhada nas organizações. Cabe aos gestores ficar atento, afim de que o rendimento da equipe e os planejamentos efetuados, não venham a sofrer interrupções por quaisquer motivos de ordem comportamental. Saber gerir pessoas requer mais que habilidades adquiridas nos cursos de faculdades ou nas pós-graduações. Requer também sensibilidade. Atitude, sentimento ou palavra cada vez mais rara, nos ambientes carregados de disputas das organizações. Conhecimentos técnicos, carisma ou ambos são requisitos básicos para gestores que lideram pessoas. A mais nova visão sobre liderança explica que ela deve ser situacional. Condicionando a forma de liderar a dependência de fatores relacionados às circunstâncias ou situações do momento. Existem varias formas de gerir uma equipe, e quanto mais são focados os resultados em detrimento das pessoas. Maiores são as chances de se obterem os piores resultados. Pessoas motivadas são capazes de produzir mais e podem melhorar e muito a qualidade de suas atividades. Quanto mais focamos nas pessoas, melhores e maiores são as chances de atingirmos as metas pré-estabelecidas. É de fundamental importância o gestor reconhecer que já vivemos em um ambiente potencialmente carregado de competitividade e hostilidade. E não precisamos repassar este mesmo ambiente aos nossos colaboradores.

Gestão da Qualidade Total

Consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Um desenvolvimento posterior do conceito é o Seis Sigma. A conscientização e a busca da qualidade e do reconhecimento da sua importância tornou a certificação dos sistemas de gerenciamento da qualidade indispensável

• Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes;

• Aumenta a produtividade;

• Reduz os custos internos;

• Melhora a imagem e os processos de modo contínuo;

• Possibilita acesso mais fácil a novos mercados.

A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um material, processo, produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas. Os princípios básicos da qualidade total são:

• Produzir bens ou serviços que respondam concretamente às necessidades dos clientes;

• Garantir a sobrevivência da empresa por meio de um lucro contínuo obtido com o domínio da qualidade;

• Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais elevada prioridade (Pareto);

• Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em factos;

• Administrar a empresa ao longo do processo e não por resultados;

• Reduzir metodicamente as dispersões por meio do isolamento das causas fundamentais;

Terceirização

Terceirização ou outsourcing é uma prática que visa à redução de custo e ao aumento da qualidade.

Apesar das várias vantagens, a terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas. O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.

Riscos

Embora o uso da terceirização tenha como objetivo focar a empresa na sua atividade-meio, segundo legislação trabalhista vigente, na verdade o mercado em geral busca a redução de custos. A curto prazo é o que realmente ocorre, porém a longo prazo o próprio futuro da empresa é ameaçado.

• Custo de controle dos serviços terceirizados progressivamente torna-se maior;

• Queda de qualidade freqüentemente é relatada por clientes da empresa;

• Perda de bons funcionários, devido à rotatividade da mão-de-obra terceirizada;

• Decadência do clima organizacional;

• Perda da identidade da empresa e diferencial competitivo.

Benchmarking

Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e proativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark. O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve um excelente desempenho empresarial.

Reengenharia de Processos

É o termo usado para inovar o ambiente produtivo da empresa, para encarar novos desafios impostos pela sociedade e pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com