TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão financeira e orçamentária

Projeto de pesquisa: Gestão financeira e orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – administração financeira e orçamentária

2.1.1 Título Nível 3 –mercado de capitais

2.1.1.1 Título nível 4 – direito tributário

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

Com diversas aplicações na administração financeira e orçamentária,e com o mercado de capitais, e o direito tributário faz-se presente na rotina diária dos indivíduos, especialmente no cotidiano dos gestores e profissionais que necessitam da mesma para fins de tomada de decisão. A matemática financeira trata da comparação de valores monetários com longo e curto prazo. Através de seu estudo, podemos analisar e comparar alternativas de investimento e financiamento.

Assim como as empresas necessitam da matemática financeira para gerir seus negócios, há uma necessidade de analisar os relatórios contábeis. é tão antiga quanto à própria origem desses relatórios. Nos seus primórdios os relatórios contábeis resumiam-se à realização de inventários, os quais eram analisados em suas variações quantitativas e qualitativas.

Com o surgimento de bancos governamentais de desenvolvimento, a análise de balanços ganhou impulso em função da exigência de projetos de financiamento exigidos por estas entidades. Além do interesse dos gestores das organizações de direitos tributários e financiadores, investidores também se beneficiam da análise de balanços, uma vez que esta fornece informações relevantes acerca de empresas que são opções de investimento no mercado acionistas empresariais.

É uma poderosa ferramenta à disposição das pessoas que se relacionam ou pretendem relacionar-se com a empresa. Permite uma visão estratégica dos planos da empresa, bem como estima o seu futuro, suas limitações e suas potencialidades.

Diagnosticar o empreendimento, revelando os pontos críticos e permitindo apresentar um esboço das prioridades para a solução dos problemas.

Etapa 1: fundamentação teórica.

Mercado de capitais

O mercado de capitais é o conjunto de mercados, instituições e ativos que viabiliza a transferência de recursos financeiros entre tomadores (companhias abertas) e aplicadores (investidores) destes recursos. Motivos de investidor são por 3 mitivos: 1° participação na administração de uma empresa.

2° participação nos resultados da venda de seus ativos, no caso de liquidação.

3° participação nos dividendos.

Autor (a) Karen Hiramatsu Manganotti.

O mercado de curto prazo pode ser dividido em três segmentos principais:

Que são eles?

• Mercado monetário interbancário

• Mercado de dívida pública e

• Mercado de dívida das empresas.

O mercado monetário interbancário (que abrange também o mercado interbancário de títulos) é um importante segmento do mercado monetário, integrado exclusivamente por bancos, incluindo o banco emissor. É um mercado de grande volume de transações diárias e de elevada liquidez, que abrange os 12 países da União Monetária Europeia, os da zona euro. Das transações diárias deste mercado retira-se um importante indicador do custo do dinheiro no tempo, para prazos curtos (até um ano): a euribor (european interbank offer rate).

O mercado de dívida pública é o espaço de emissão e transação de títulos de dívida pública a curto prazo, nomeadamente bilhetes do tesouro. Deste mercado retira-se igualmente um importante indicador do custo do dinheiro no tempo, sem risco, a chamada yield dos BT's.

O mercado de dívida das empresas é constituído pelas operações de crédito bancário a curto prazo e pelo mercado de títulos de dívida de empresas a curto prazo, o papel comercial.

Autores(a): Edimar Lisboa Bacha e Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho.

Sistema Financeiro de Mercado e Bolsa de Valores

No desenvolvimento de ferramental técnico, utilizando elementos de análise de investimento inovadores, mecanismos específicos para cada valor mobiliário, modelos jurídicos específicos e mecanismos variados de desinvestimento.

Na elaboração de programas de atuação indireta, através da participação minoritária em fundos fechados administrados por terceiras - empresas emergentes, private equity, de governança/liquidez - que desempenham a importante tarefa de ampliar e dar capilaridade à atuação.

Na difusão de práticas da governança corporativa nas empresas em que participa, de forma a dar maior transparência e respeito aos acionistas minoritários, em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Autor(a): desconhecido.

Direito Tributário e suas principais Normas.

Relação com o direito financeiro: Atividades financeiras do estado (prestações pecuárias exigidas pelo estado) orçamentos públicos receitas publicas, despesas e divida publica.

Com o conceito: os conjuntos de princípios e normas reguladores da criação, fiscalização e arrecadação de prestação de natureza tributária.

Não se pode adotar o custo da obra como forma de roteio do tributo, mas sim a valorização de limite geral e individual do tributo.

Autor (a) Janaina Vargas Testa. Graduada em História e Direito.

¬¬__ Atualmente o direito tributário se apresenta como um ramo autônomo do direito, possuindo características e fins peculiares.

As reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do

processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com