TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão por competencia

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Gestão por Competências

e

 Gestão do Conhecimento

Atividade 3

Professor (a): Reinaldo Lopes

 Nome: Aline Silva Martins

Belo Horizonte, 17 de Setembro de 2012.


Dê exemplos práticos de como pode haver a conversão do conhecimento:

•Socialização: Do Conhecimento Tácito em Conhecimento Tácito

Conversa no café, Ouvir em conferência e Escola.

A socialização é um método de compartilhar experiências. Uma pessoa pode obter conhecimento tácito diretamente de outras pessoas, sem usar a linguagem. Os aprendizes aprendem sua arte com seus mestres não através da linguagem, mas sim através da observação, imitação e prática.
O segredo para obter conhecimento tácito é a experiência. Sem compartilhar experiência, é muito difícil para uma pessoa conseguir acompanhar o raciocínio do outro.

•Externalização: Do Conhecimento Tácito em Conhecimento Explícito

Redigir um texto, descrever um processo, Desenhar um diagrama.

A Externalização é um método de colocar para fora o conhecimento tácito em conceitos explícitos.  O conhecimento tácito se torna explícito, expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

A metáfora é meio de compreender claramente uma coisa imaginando outra coisa simbólica. É muito usada no raciocínio abdutivo. As incoerências inerentes a uma metáfora são harmonizadas pela analogia, o que reduz a falta de sentido destacando o comum de duas coisas diferentes. Muitas vezes metáfora e analogia se confundem. A associação da analogia acontece pelo pensamento racional e centralizam-se nas semelhanças estruturais entre as duas coisas. A analogia nos ajuda a entender o desconhecido através do conhecido e elimina a lacuna entre a imagem e o modelo lógico.

•Combinação: Do Conhecimento Explícito em Conhecimento Explícito

Ligar informações, relacionar base de dados, Reunir informações.

A combinação é um método de sistematizar conceitos em um sistema de conhecimento. Essa forma de mudança do conhecimento implica a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito. As pessoas compartilham e combinam conhecimentos por meios de documentos, conversas ao telefone, reuniões, redes de comunicação computadorizadas. O conhecimento realizado através da educação e do treinamento formal nas escolas normalmente assume esta forma.

•Internalização: Do Conhecimento Explícito em Conhecimento Tácito

Ler e formar opinião sobre um relatório, uma página web, uma notícia no jornal.

A internalização é o método de assimilação do conhecimento explícito no conhecimento tácito e está relacionada ao “aprender fazendo”. Para tonar viável a criação do conhecimento organizacional, o conhecimento tácito reunido, precisa ser socializado com os outros membros da organização.
Para que o conhecimento explícito se torne tácito, é necessário verbalizar o conhecimento por meio de documentação, manuais e histórias orais. A documentação ajuda as pessoas a praticarem suas experiências, aumentando seu conhecimento tácito. Os documentos ou manuais facilitam a transferência do conhecimento explícito para outras pessoas, ajudando elas a vivenciar indiretamente as experiências dos outros.
A internalização pode acontecer sem que se tenha que “reexperimentar” as experiências de outras pessoas. Quando muitos membros da organização compartilham um modelo mental, o conhecimento tácito passa a fazer parte da cultura organizacional. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (377 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com