TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização Produtiva

Por:   •  13/8/2018  •  Exam  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Tarefa sobre globalização produtiva, comercial e financeira

Com base no texto “Globalização econômica e vulnerabilidade externa” do autor Reinaldo Gonçalves (há link para acesso) responder as questões abaixo.

1.Caracterize cada um dos três processos que definem a globalização.

Os processos que definem a globalização são divididos em expansão extraordinária dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais; acirramento da concorrência nos mercados internacionais; e a maior integração entre sistemas econômicos nacionais.

A expansão extraordinária dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais refere à globalização na área produtiva-real, onde se ressalta que a internacionalização da produção ocorre quando os residentes de um país tem acesso a bens e serviços de origem em outros países. O acesso pode ocorrer através do comércio internacional, investimentos externos diretos e relações contratuais. As importações e exportações são formas de inserção comercial no sistema econômico internacional. Já no investimento externo direto a inserção se dá através de um agente econômico estrangeiro atuando na economia nacional através de subsidiárias ou filiais, ao passo que as relações contratuais dão se através de produções de bens ou serviços com origem no resto do mundo através de transferência de know-how, marcas patentes, franquias e alianças estratégicas.

O acirramento da concorrência nos mercados internacionais trata-se competitividade na politica econômica dos países, onde há rivalidade cada vez maior no comércio mundial. No caso da globalização financeira a rivalidade se manifesta através da disputa por transações financeiras internacionais entre bancos e instituições financeiras não bancárias.

A integração dos sistemas econômicos nacionais manifesta-se quando uma proporção crescente de ativos financeiros emitidos por residentes está nas mãos de não residentes. Tem como um indicador importante à diferença das taxas de crescimento de transações financeiras internacionais e nacionais.

2.Comente cada um dos três fatores determinantes da globalização.

Os determinantes da globalização são os fatores tecnológicos, institucionais e sistêmicos.

Os fatores tecnológicos referem-se aos desenvolvimentos tecnológicos associados à informática e telecomunicações. Com estes fatores houve um resultado de uma redução significante nos custos operacionais e de transação em escala global. as operações produtivas e financeiras tornaram-se significativamente mais baratas, ao mesmo tempo em que se reduziram os custos de coleta de informações e de monitoramento dos mercados de capitais e de controle das operações produtivas espalhadas pelo mundo.

Os fatores de ordem política e institucional são referenciados à ascensão das ideias liberais ao longo dos anos 80. Como resultado dessa ascensão houve uma onda de desregulamentação do sistema econômico em escala global. A liberdade de escolha frente a opções políticas e ideológicas mais liberalizantes parece ter desempenhado um papel coadjuvante no processo de liberalização frente à força e a gravidade da realidade econômica. O maior exemplo é o desenvolvimento do mercado de derivativos de moedas e taxas de juro. Houve também mudanças das estratégias dos investidores institucionais e das empresas transnacionais operando em escala global

Para os fatores de ordem sistêmica e estrutural, o ponto central é ver a globalização econômica como parte integrante de um movimento de acumulação em escala global caracterizado pelas dificuldades de expansão da esfera produtiva-real das economias capitalistas maduras. Refere-se ao menor potencial de crescimento dos mercados domésticos dos países desenvolvidos, ricos em capital. Ou seja, trata-se do problema clássico de realização de capital.

Com base no texto “Globalização: notas sobre um conceito controverso” do autor Luiz Carlos Delorme Prado (há link para acesso) responder as questões abaixo.

3.Como pode ser medida a globalização comercial? Exemplifique.

Globalização comercial é a integração dos mercados nacionais através do comércio internacional. A globalização comercial é medida quando o crescimento do comércio mundial a uma taxa de crescimento média anual for mais elevado do que o PIB mundial. Como exemplo, temos os anos entre 1929 e 1950, quando o mundo passou por uma grande instabilidade política e econômica, neste período a globalização comercial não apenas foi interrompida, como regrediu substancialmente. Entre 1929 e 1950, o mundo passou por grande instabilidade política e econômica, com a Grande Depressão da década de 1930, a crise do Sistema Monetário Internacional, o fim definitivo do Padrão Ouro em 1931, e a Segunda Guerra Mundial. Neste período a globalização comercial não apenas é interrompida como regride substancialmente. Em 1950 a relação exportações mundiais/PIB observada era aproximadamente a mesma de meio século atrás, isto é, de 1900. A segunda grande onda de globalização comercial iniciou-se no imediato pós-guerra, avançou em ritmo acelerado nas décadas de 1950 e 1960, desacelerando nas décadas de 1970 e 1980, para voltar a dar sinais de aceleração na década de 1990.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (747.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com