TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grau de satisfação e lealdade

Por:   •  7/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.988 Palavras (16 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMANOELA WOLFART MACHADO

PROJETO DE PESQUISA:

SATISFAÇÃO E LEALDADE

Análise da satisfação e lealdade dos consumidores da marca “O BOTICÁRIO” na franquia de São Leopoldo

São Leopoldo

2016


EMANOELA WOLFART MACHADO

Satisfação e Lealdade

Análise da satisfação e lealdade dos consumidores da marca “O BOTICÁRIO” na franquia de São Leopoldo

Projeto de trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, como requisito parcial para a disciplina de Metodologia de Pesquisa em Administração.

Orientador: Ms. Gilberto Antonio Faggion

São Leopoldo

2016


 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1        Definição do Tema ou Problema        

1.2 Delimitações do Trabalho        

1.3 Objetivos        

1.3.1 Objetivo Geral        

1.3.2 Objetivos Específicos        

1.4 Justificativa        

2        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

3 METODOLOGIA        

3.1 Delineamento da Pesquisa        

3.2 Definição da população e amostra        

3.3 Técnica de coleta de dados        

3.3.1 Questionários        

3.3.2 Documentos        

3.4 Técnica de análise de dados        

3.5 Limitações do Método        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

A realidade do mercado evidencia que as empresas têm um número crescente de concorrentes e que os clientes estão cada vez mais exigentes. Sendo um desafio para o ramo empresarial, à prestação de serviços e a comercialização de produtos com a qualidade e a satisfação desejada pelo consumidor.

É valido ressaltar, que a satisfação dos clientes é alcançada a partir de diversas ações que as empresas precisam executar, além de oferecer produtos e serviços de qualidade, com preços e prazos atrativos e um atendimento diferenciado, esses são alguns pontos que podem influenciar na satisfação e a lealdade dos clientes.

A definição de Kotler (2000, p. 58) para satisfação é: "a sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto e as expectativas do comprador”.

As empresas devem adotar e definir medidas para avaliar e medir a satisfação da clientela, utilizando as informações adquiridas, para obter o desempenho esperado pelo mercado e então obter vantagem competitiva frente a concorrência, necessitando adaptar e melhorar continuamente os seus processos para atender as expectativas, necessidades e desejos de seus consumidores. As organizações precisam compreender que o cliente quando insatisfeito espalha informações negativas e com ajuda da tecnologia usa como mediador as redes sociais, para expor a sua insatisfação e indignação, dessa forma a imagem da empresa é prejudicada, por isso, a satisfação dos clientes é um importante instrumento de marketing, que pode ser usado pelos administradores como forma de tornar mais competitiva a empresa no mercado.

  1. Definição do Tema ou Problema

Com o aumento da demanda no mercado varejista a concorrência vem aumentando gradativamente, sendo de extrema importância, ter um nível satisfatório no quesito satisfação dos clientes, podendo obter assim a lealdade. Devido ao crescimento da concorrência os empresários começam a estudar e avaliar de que forma podem agir para que consigam atrair seus consumidores, para medir e ver o resultado de suas ações e esforços é necessário ter um setor de marketing estruturado e capaz de atender assim os objetivos da organização.

Sendo através da área de marketing que as empresas buscam a relação com o mercado, assim conhecendo e atendendo as necessidades e desejos dos consumidores, para que haja a fidelização dos mesmos.

Conforme Kotler (2006, p. 4), “o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais”. O marketing proporciona valor aos clientes e um bom relacionamento com eles. “Os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias” (KOTLER, 2006, p. 6).

A empresa em estudo é O BOTICÁRIO, que é líder no mercado de perfumaria, contando com 7.000 colaboradores diretos, e um portfólio de mais de 1.100 produtos, sendo uma das maiores redes de franquias do Brasil e a maior do mundo em perfumaria e cosméticos, com 3.750 lojas no Brasil e presente em sete países: Portugal, Angola, Venezuela, Japão, Paraguai, Estados Unidos e Moçambique.

Os concorrentes diretos da marca são Avon, Natura e Mary Kay, e disputando espaço no mercado temos também os concorrentes indiretos farmácias e supermercados que vendem produtos de beleza e cosméticos, atrelando com a venda de outros produtos de necessidade diária, além de outras franquias como Cacau Show e lojas que vendem presentes, porém neste estudo de caso, será analisado o grau de satisfação e lealdade dos consumidores da loja “O Boticário” na franquia do centro da cidade de São Leopoldo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (202.5 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com