TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo de Trabalho nas Organizações

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

Grupo de Trabalho nas Organizações

1. INTRODUÇÃO

 Neste trabalho veremos a importância das organizações e empresas que são trabalhadas em grupos de trabalho. Pois toda pessoa que é integrante de um grupo, tem um papel dentro do seu determinado setor ou espaço de trabalho. As pessoas são moldadas desde o seu nascimento, montam sua personalidade nas interações com a família e os grupos de trabalho.

Ao observarmos diferentes tipos de grupos de trabalho nas organizações, definimos o grupo como dois ou mais indivíduos, que se reúnem visando á obtenção de um determinado objetivo.

 Com as informações obtidas se dividiu o trabalho em varias seções, com a interação de orientar o aprendizado relacionando as características dos grupos. Buscando colocar como o comportamento coletivo influencia na melhoria da equipe e o comportamento individual, visando como buscar motivação no grupo, como se comunicar durante as situações.

Outra parte traz uma breve introdução sobre como são formados os grupos, suas definições e suas características e diferenças, para que com as informações obtidas possam mostrar aspectos voltados  as etapas do desenvolvimento dos grupos nas organizações. Por fim destacar os elementos que direcionam o comportamento em grupos, e se a afetividade dos grupos e como se manifestam seus comportamentos e desempenho dentro do trabalho.

1.2 Objetivo Geral

        Os grupos podem ser formais ou informais, entendemos por grupos formais  aqueles que são definidos pela estrutura da organização, nestes grupos o comportamento das pessoas é dirigido em função das metas organizacionais. Ao contrario os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização, estes grupos são formandos naturalmente dentro do trabalho, que surgem em resposta as necessidades de contato social ROBBINS (2005).

  1.3  Objetivo Especifico

        É possível fazer também uma subclassificação com grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade. Sendo grupos de comando e tarefa formais, enquanto grupos de interesse e amizade informais.

Os grupos de comando é determinado pelo organograma da organização, aonde é composto por pessoas que se reportam diretamente a um executivo. Já os grupos de tarefa também determinados pela organização, são formados por pessoas que se reúnem para realizar uma determinada tarefa, contudo não se limitam ao seu superior hierárquico imediato podendo romper/ultrapassar as barreiras de comando. Os grupos de interesse são pessoas que se reúnem para atingir um objetivo comum, podendo ser ou não membros de um grupo de tarefa ou de comando. Já os grupos de amizade são os grupos que se formam frequentemente porque seus membros possuem algumas características em comum ROBBINS (2005).

Todos os grupos estabelecem normas, ou seja, padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados por todos os membros do grupo. As normas nos diz o que os indivíduos devem ou não fazer em determinado momento, o que à pessoa se espera que ela faça em certas situações. As normas são diferentes para cada grupo, mas todos os têm.

Existem algumas classes comuns de normas que aparecem na maioria dos grupos, sendo elas: normas de desempenho, normas de aparência, normas de organização e normas de alocação de recursos todas elas de suma importância e influencia no meio do trabalho.

2. Formação dos Grupos nas Organizações

        Durante o movimento da Administração Cientifica que teve como importantíssima figura a de Taylor, tendo como enfoque administrativo predominantemente técnico, onde se deixava as necessidades, interesses e sentimentos dos indivíduos que trabalhavam nas organizações em segundo plano. Na Revolução Industrial as condições de trabalho era tão precária que instituições buscaram inovar, o que se deu origem ao Enfoque Comportamental na Administração. Segundo MAXIMIANO (2008, p.215), algumas das raízes desse enfoque foram: o movimento pelo bem estar dos trabalhadores, o estudo do fator humano no papel dos gerentes, a Psicologia Industrial, a dinâmica de grupo e liderança.  

        Um dos maiores eventos que se teve a maior importância para o enfoque comportamental, foi o Experimento de Hawthorne, que segundo MAXIMIANO (2008, p. 216) “revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos”. A partir do Experimento de Hawthorne, é que se começou os estudos do comportamento dos indivíduos que trabalham dentro das organizações, não só individualmente mais também em grupos. No entanto devemos entender o que é um grupo para ROBBINS (2005, pag. 186) “um grupo é definido como dois ou mais indivíduos interdependentes que se reúnem visando à obtenção um determinado objetivo”, podendo ser formais ou informais.          

2.2 Grupos x Equipe

        Podemos resumir quanto à diferenciação entre grupos e equipes nas organizações. Grupos: esforço individual, responsabilidades por resultados individuais, objetivo de trabalho individual e unidades de trabalho dependentes. Já a equipe: esforço coletivo, responsabilidade compartilhada pelos resultados globais, objetivo de trabalho compartilhado e unidades de trabalho semi autônomas ou autônomas. Podemos também comparar os grupos de trabalho e as equipes de trabalho. Objetivo dos grupos é compartilhar as informações, sinergia é neutra (as vezes negativa), a responsabilidade é individual e as habilidades são aleatórias e variadas. Objetivo das equipes é o desempenho coletivo, a sinergia é positiva, a responsabilidade é individual e mutua e as habilidades são complementares.

2.3 Tipos de Equipes

        Uma vez tendo identificado equipes de grupos, quanto ambos estão presentes no cenário organizacional, cabe agora especificar alguns tios de equipes.

        Quando o objetivo é identificar os tipos de equipes de trabalho, há grande dificuldade para oferecer ao leitor uma classificação única. Mas há alguns critérios que ajudam na identificação como: tempo, duração, missão, natureza da atividade, a ordem de seus elementos e a finalidade das tarefas. Sendo assim na organização podem existir equipes permanentes e as temporárias. Uma que se une em prol de um objetivo e a outra que esta na organização e faz parte de um trabalho permanente, sendo assim o modo de classificar refere-se a duração e ao objetivo MACHADO (1987).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com