TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guarnição de Remo do Exército

Por:   •  12/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Tane Murao Corrêa

Trabalho da Disciplina: Gestão de Pessoas

Tutor: Prof. Marcelo Camacho Silva

Belo Horizonte

2017

TÍTULO: Gestão de Pessoas 

CASO: “Guarnição de Remo do Exército”

O artigo “Guarnição de Remo do Exército” mostra o desafio do treinador, em compor suas equipes, administrar e gerir todas as intercorrências que porventura ocorram. Percebe-se o desempenho físico é o critério importante no momento para se escolher os “melhores” atletas, sendo assim a escolha desses atletas estaria montada a equipe “ de ponta”.

O que podemos notar é como a experiência do treinador faz diferença, no caso os menos experientes consideraram diferentes variáveis como sendo importantes para que a equipe chegue ao sucesso; já os mais experientes poucas variáveis tendo como fator primordial o psicológico dos atletas superando a técnica. Verificou-se que trabalho em equipe e atitude mental forte são fatores necessários para uma perfeita sintonização em prol de se atingir as metas e objetivos coletivos, pois por maior que seja a dificuldade em alcançar o objetivo, ele só será possível com todos os atores mirando a mesma direção, de forma sincronizada e com uma forte atitude mental.

 Observa-se inicialmente que dois fatores eram considerados fundamentais para a obtenção do sucesso almejado sendo eles a combinação de habilidades pessoais dos integrantes da equipe e a sua efetiva coordenação no meio esportivo.

O estudo de caso não mostra as decisões finais tomadas pelo treinador, mas é importante perceber o esforço de um profissional em recorrer a estudos e pesquisas e em buscar ajuda em profissionais voltados para as habilidades mentais. E ao mesmo tempo, a dificuldade dele se livrar das convicções pré-estabelecidas para poder acolher seus atletas, o clima de rivalidade entre as equipes criada pelo treinador; de captar os discursos e atitudes que mostravam esgotamento e frustração de um lado e identidade e união de outro e, sobretudo, da tentativa de correção de rotas de ação.  

O gestor de pessoas do presente e futuro deve estar preparado para mudanças e pronto a agir no gerenciamento de conflitos, negociações e tomada de decisões. O papel deste gestor ressurge como o indivíduo que enfrenta, negocia e soluciona conflitos, o profissional que tem o papel de transformar as organizações e suas relações com o mundo atual. Este profissional deve adaptar-se à realidade de cada organização e às mudanças ocorridas no mundo e nas pessoas. É preciso agir estrategicamente, pois o desgaste desnecessário de energia pode levar ao fracasso na gestão de conflitos e negociação e falha nas tomadas de decisões.

O gestor que trabalha eficazmente com o gerenciamento de conflitos adquire competências em negociação e nas tomadas de decisões, mas, deve para isso passar pelo papel de comunicador eficiente. Ele tem um papel fundamental na busca da solução destes conflitos, este profissional vem atuando nas organizações como um mediador e solucionador destes conflitos, atua na negociação de mudanças e ajuda na tomada de decisões em todos as esferas organizacionais.

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com