TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria

Por:   •  21/3/2022  •  Dissertação  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Ocorreram várias disputas territoriais que contribuíram com a eclosão do conflito. Como por exemplo, as aspirações de expansão de países como Alemanha, Itália e Japão que formaram o Eixo durante a guerra, e avançaram invadindo países para agregar novos territórios.

Na Alemanha em particular, o desejo de Adolf Hitler pelo expansionismo foi inicialmente impulsionado pela necessidade de obter mais matérias-primas para o país, junto de um desejo de estabelecer a “raça” ariana, que na sua visão, era superior às demais.

Também vale mencionar o Tratado de Versalhes assinado em 1919 que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Foi determinado no documento que a Alemanha assumiria a responsabilidade por causar a guerra, o que geraria um sentimento de vingança alemã contra a França, estimulando mais conflitos.

Todos esses fatores culminaram na Invasão da Polônia por Adolf Hitler, evento que marcou o inicio da Segunda Guerra Mundial. Com a derrota da Polônia, França e Inglaterra declaram guerra contra a Alemanha. Com isso iniciou-se um conflito que durou de 01 de setembro de 1939 a 08 de agosto de 1945 e resultou em milhares de mortos, feridos e desaparecidos.

Pode-se dizer que houve dois tipos de divisão do mundo durante a guerra fria. Nesse período os países se viram divididos em: Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos).

Mas provavelmente a divisão mais importante nesse momento foi a bipolarização do mundo, devido o conflito entre os ideais capitalistas, principalmente representados pelos Estados Unidos, e os ideais socialistas totalitários, principalmente representados pela União Soviética.

Cada polo apoiava um lado da guerra, financiando um dos lados opostos no confronto e com o objetivo de afirmar suas políticas e ideologias. Dessa maneira, as duas grandes potências mostravam seu poder bélico e fortaleciam suas alianças em diversas regiões.

A União Soviética defendia a doutrina do socialismo, o proletariado e a solução dos problemas sociais. Os Estados Unidos, por outro lado, defendem a economia capitalista, com a premissa de que o sistema é o que melhor representava a democracia e a liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com