TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABEAS CORPUS COM PEDIDO DE LIMINAR

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR, SEGUNDO VICE PRESIDENTE DO EGRÉGIO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Ref. ao processo nº

Impetrante

Jane Carla Mendes Barbosa (advogada)

Paciente: Regiclécio da Silva

Juízo da 35ª vara da capital

JANE CARLA MENDES BARBOSA, advogada, regularmente inscrita na OAB-RJ, sob o nº..., com o endereço profissional a rua ... Vem respeitosamente a presença de Vossa excelência com fundamento nos artigos 5º, XLVIII CRFB/88, bem como o artigo 647 e seguintes do código de processo penal impetrar:

HABEAS CORPUS COM PEDIDO DE LIMINAR

Em favor de Regiclécio da Silva, já qualificado nos autos do processo em epígrafe ora recolhido no presídio... porque está sofrendo ato ilegal contra a sua liberdade de locomoção por parte do excelentíssimo juízo da 35ª vara criminal consoante aos fatos e fundamentos que passa a expor:

DOS FATOS

Regiclécio fora preso em razão de uma notitia criminis realizada por sua mulher afirmando que o mesmo possuía armar com numeração raspada e isso a assustava. Diante da informação e com o consentimento de Josefina, os policiais de dirigiram a casa onde o casal residia e após uma intensa busca no imóvel, encontraram três revolveres calibre 38 com a numeração raspada em um armário dentro do quarto. Em outro armário. Em outro armário os policiais encontraram 84 munições. Em seguida, encontraram uma pequena trouxinha de maconha.

Fora perguntado sobre a posse do material, Regiclécio afirmou que adquirira as armas emParaty com um amigo, e quanto à maconha, disse que era de uso pessoal.

DO DIREITO

No processo penal brasileiro a regra é a liberdade, sendo a prisão medida excepcional, apenas se imporá quando for absolutamente necessária.

Dessa forma a prisão cautelar só pode ser mantida ou decretada caso apresente alguns dos requisitos do artigo 312 CPP. Que no caso em tela não se evidenciam.

A prisão em flagrante foi mantida sob o equivocado fundamento de que se trata de crime grave. É pacífico o entendimento que a gravidade do crime por si só não pode servir de base para a prisão, não se confundindo com garantia da ordem pública.

Dessa forma, trata-se de prisão ilegal que deve ser relaxada.

DO PEDIDO DE LIMINAR

A ordem de habeas corpus deve ser concedida liminarmente uma vez que presentes seus requisitos, o fumus boni iuris, caracteriza-se por toda a argumentação jurídica acima apresentada e o periculum in mora, decorre do risco de lesão grave e irreparável ou de difícil reparação em razão do paciente estar ilegalmente preso.

DO PEDIDO

Por todo exposto espera respeitosamente de Vossa excelência:

  1. O presente recebimento da presente ordem de Habeas Corpus

  1. A concessão de liminar relaxando imediatamente a prisão do paciente, com expedição do alvará de soltura
  1. No mérito a concessão da ordem para confirmar a liminar restituindo-se definitivamente a liberdade do paciente.

Nos termos.

Pede deferimento.

Local / Data

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com