TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HENRY FORD

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 2

Henry Ford  foi um empresário norte-americano, nasceu em Detroit. Iniciou o seu contato com as máquinas desde cedo, na fazenda de seu pai, ele começou o desenvolvimento de habilidades mecânicas. Lá ele aprendia a consertar e manipular as máquinas de transporte.Surgiu portanto nesta ambiente seu gosto pela engenharia automobilística.

Posteriormente, o seu talento começou a ser destacado. Com apenas 19 anos teve seu primeiro invento, que foi construir um motor funcionando á gasolina. Foi um grande inventor,e é responsável por  161 patentes.

Foi o fundador da Ford Motor Company. A importância de  seus inventos é imensa na história da indústria, pois ele inventou a montagem em série na produção de automóveis, o chamado Fordismo. Ford inovou no tratamento com os funcionários, reduzindo as horas de trabalho e incentivando os mesmos com aumentos de salários progressivos. Criou a repartição do controle acionário com os empregados, fato considerado extraordinário para época.

Henry F criou o Ford Model T, um modelo econômico, que possuía inovações no motor e suspensões que usavam duas molas semi elípticas, e bastante fácil de dirigir. Os carros eram vendidos com preços acessíveis, cada funcionário tinha seu carro pela tamanha facilidade de aquisição.

Ao contrário dos outros empresários de administração de empresas da época, Ford sempre viu o consumo da população como forma para trazer o bem estar social. Trazendo assim para administração grandes influencias no modo de organização.

Ford também adotou três princípios básicos na sua carreira de homem de negócios:

  • Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado.
  • Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários por exemplo.
  • Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização.

Seu sistema de produção ficou conhecido como "fordismo", isto é, a produção em massa de um grande número de automóveis barato utilizando a linha de montagem, associada a elevados salários de seus trabalhadores. Ford tinha uma visão global, com o consumismo como a chave para a paz. Seu intenso compromisso de reduzir os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo um sistema de franquia que punha uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas principais cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua imensa riqueza para a Fundação Ford.

A Ford de hoje é sem dúvidas fruto desta transformação, da evolução dos tempos, do homem e dos processos que cada vez mais são aperfeiçoados para atender ao consumidor em seus desejos, necessidades e vontades. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com