TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA LOGISTICA

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Logística é uma palavra de origem francesa, e significa alojar, tem uma forte ligação com a área do militarismo, pois esta ligado a transportar, abastecer e alojar tropas( Journet.M). A história da logística começa quando líderes militares à utilizavam para tramar guerras e prostituições.  Pelas guerras serem longas e geralmente distantes, era necessária a elaboração de uma rota para o transporte das tropas e dos grandes carros de guerra, que demandavam muita elaboração logística. O exército foi um grande espelho para a logística em termos de integração e planejamento para utilizar os recursos disponíveis para alcançar determinadas metas.

Além de se preocuparem com as rotas mais curtas, eles precisavam levar em consideração local com água potável, local para armazenagem, distribuição e organização dos suprimentos e equipamentos.
Além das guerras, as mercadorias que eram necessárias para sobrevivência do povo nem sempre estavam à disposição no local e na época desejada. Tal fato obrigava que os povos utilizassem as mercadorias no local de origem ou trouxessem para algum local profundo para utilização posterior, mas por falta de meios de transporte, era necessário que cada um utilizasse somente sua força para poder trazer o que precisava.

Devido a isso, muita das populações eram obrigadas a viver próximo de fontes e era limitada ao uso de várias mercadorias.
A partir da Segunda Guerra Mundial, foi onde houve mais atenção a logística pelas empresas, pois a demanda crescia e os clientes ficavam cada vez mais exigentes.

Na década de 50 e 60, que o conceito de logística começou a ser difundido dentro das organizações, as empresas passaram a se preocupar mais com a satisfação do cliente, foi onde surgiu a logística empresarial. A partir dos anos 70, foi implementando-se os conceitos do MRP (Material Requirements Planning) .
No inicio dos anos 70 a logística foi separada das demais funções e elevada a níveis de autoridade e responsabilidade.

Nos anos 80 com o desenvolvimento dos sistemas de informações, a logística agrupa suas funções operacionais e de planejamento, sob uma autoridade que tem a responsabilidade de gerar maior benefício para a empresa, dentro da ideia de gerenciamento estratégico.

Na década de 90 até o período atual,  Devido a crescente globalização que ocorreu nas últimas décadas e o desenvolvimento da tecnologia, gerenciaram a logística com uma estrutura organizacional,a logística se tornou uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de uma empresa, a cadeia logística engloba funções importantes desde o planejamento de entrega do produto até o seu destino final.

Um dos principais objetivos da logística é tornar disponível o produto ou serviço no local onde é necessário, no momento em que são pedidos, a logística influência áreas importantes, como atividades ligadas ao marketing e produção, a ida do produto ao mercado é essencial para o desenvolvimento do trabalho de toda área logística, a que integra as atividades de informações, transportes, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagens.   A responsabilidade da logística durante as operações, está na disponibilidade de materiais- primas, produtos semi-acabados e estoques de produtos acabados, no local onde é requisitado ao menor custo possível. Durante o processo logístico os materiais fluem pelo sistema de produção da área industrial, onde serão requisitados para suprir as devidas demandas do mercado. Uma logística valorizada é ter um estoque corretamente posicionado, isso faz com que as vendas sejam facilitadas. As empresas que criaram sua própria logística, ganham vantagem competitiva, pois oferecem aos seus clientes serviço superior. A demanda por um trabalho logístico que possa atender a todos os requisitos de seu cliente, vem se aperfeiçoando , o desenvolvimento de sistemas de informações que monitoram o desempenho logístico em tempo real, ajudam identificar possíveis falhas durante as operações, e corrigi-las, antes de chegarem nas mãos do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com