TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DA ECONOMIA BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRICO DA ECONOMIA BRASILEIRA NOS ÚLTIMMOS 10 ANOS

1- Quais medidas tomadas pelo governo Lula geraram inflação por demanda?

O governo brasileiro, durante o mandato do presidente Lula, reduziu o IPI de automóveis, eletrodomésticos e materiais de construção; tais medidas incentivaram o consumo desses bens, culminando com o aumento de preços devido à demanda.

2- O primeiro governo Dilma adotou políticas fiscais expansionistas e tolerou uma inflação próxima ao teto. Por que tais medidas colocaram em questão a tese de “irresponsabilidade fiscal” do governo?

As medidas adotadas pela presidente Dilma, em seu primeiro mandato, de adotar uma política fiscal expansionista e de tolerar inflações altas - próximas ao teto da meta - apresentaram resultados negativos, o que levantou a discussão sobre a “irresponsabilidade fiscal” por parte do governo vigente. Alguns dos resultados notados foram o baixo crescimento, a inflação elevada, a redução do superávit primário e o aumento do déficit em conta corrente.

CRISES MUNDIAIS DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS E O IMPACTO SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA

1- Qual o principal motivo da crise econômica venezuelana?

O principal motivo da crise venezuelana foi a queda dos preços dos ativos de petróleo, tornando as políticas governamentais de congelamento de preços da cesta básica e o controle cambial insustentáveis, gerando uma grande crise econômica no país (inflação a taxas elevadíssimas e escassez de produtos no mercado).

2- O que levou à crise de 2008 nos Estados Unidos?

A crise de 2008 nos Estados Unidos teve como origem a facilitação de créditos por parte dos bancos a clientes com históricos de pagamento duvidosos, sendo muitas vezes desnecessária a comprovação de renda e de emprego fixo para a obtenção de empréstimo. Esses empréstimos subprime surgiram devido à valorização do preço dos imóveis e ao esgotamento dos clientes tradicionais. O grande volume de empréstimos subprime e a falta de liquidez fizeram com que os bancos passassem a misturar a dívida de alto risco com as de baixo risco, de forma a promover a securitização desses créditos. Os títulos, conhecidos como CDO, passaram a ser vendidos no mercado financeiro internacional com juros atrativos, sendo estes avaliados como seguros pelas agências de risco. O sistema mostrou-se insustentável em 2006, gerando um aumento da taxa de juros e a queda do preço dos imóveis nos Estados Unidos, gerando uma inadimplência em massa e a falência de muitas instituições financeiras.

SETOR EXTERNO

1- As contas do balanço de pagamentos referem-se ao total de endividamento externo? Por quê?

As contas do balanço de pagamentos não se referem ao total de endividamento externo, uma vez que o balanço de pagamentos referem-se apenas ao fluxo em dado ano, não indicando o total de endividamento externo e de reservas intermediárias do país (que são estoques).

2- Quais os fatores que influenciam as exportações? Explique cada uma delas.

Os fatores que influenciam as exportações são os preços externos, os preços internos, a taxa de câmbio, a renda mundial e os subsídios e incentivos às exportações.

Preços externos: um aumento dos preços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com