TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HP: CULTURA EM TEMPOS DE MUDANÇA

Por:   •  24/8/2019  •  Resenha  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Bruna Pires dos Santos Cardoso

Trabalho da disciplina Gestão da

Mudança e Cultura Organizacional,

                                                 Tutor: Prof. Nelson Roque Schneider

Rio de Janeiro

2019

Estudo de Caso de Harvard: Hewllett-Packard: Cultura em Tempos de Mudança

Referência: BEER, Michael; KHURANA, Rakesh; WEBER, James. Harvard Business School, 409 \u2013 P01, 2005. 

Texto do Fichamento:   

Na década de 40, Hewlett e Packard fundaram a empresa que ficou muito conhecida pelos produtos confiáveis e inovadores, mas também pela HP Way, a cultura e práticas gerenciais progressistas, que incluíam o foco maior para o lucro do que para o crescimento de receita, e na valorização das pessoas com práticas salariais igualitárias, horários flexíveis, trabalho em equipe, pleno emprego e gestão de portas abertas.

Inicialmente os produtos principais eram equipamentos de teste e mensuração, baseados em tecnologia de ponta desenvolvida na própria empresa, e voltada para o público da área de tecnologia, o que trazia elevada margem de lucro. Na década de 70 a HP lançou computadores e impressoras para uso profissional, e enfrentou algumas dificuldades quando entrou na área de microcomputadores, pois a abordagem diferenciada do mercado profissional trazia a necessidade de investimento em pesquisa e desenvolvimento. Apenas em meados de 90 a empresa penetrou no mercado de computadores para uso doméstico.

Embora o negócio de computadores de baixa margem de lucro tenha sido questionado pelos fundadores, por volta de 1995 a HP era uma das principais empresas de tecnologia do mundo, líder de mercado e potência em ascensão.

A empresa contava com três áreas de atividade: a de instrumentos de testes e mensuração, a percursora e mais fiel a HP Way, ainda crescia lucrativamente, porém, cada vez mais tolhida pelas outras atividades. A unidade de computadores, que projetava e vendia principalmente sistemas computacionais de alto desempenho, e que também operava a margens elevadas, mas com grande custo de pesquisa e desenvolvimento. E a terceira atividade, de impressoras, que seguia um modelo de negócio fundamentalmente diferente das outras duas: vendendo impressoras fabricadas, ou com uso de tecnologia de outra empresa (apenas dez anos depois houve investimento em tecnologia própria nesta atividade) e vendendo elevados volumes a baixo custo (devido à quantidade de consumíveis). As ofertas de produtos e marketing fizeram que a HP alcançasse a liderança no setor de impressoras e se tornou a principal geradora de lucros da empresa. Esse rápido crescimento de faturamento veio junto com a crescente preocupação em depender dos computadores de baixa margem, e então a empresa deixou de constar no hall das 30 principais produtoras de PCs para subir ao podium, atrás apenas da gigante IBM e da Compaq.

A empresa estava temerosa sobre o futuro dos computadores e o papel que representaria nele, a dúvida não residia em se manter no mercado de computadores de ponta, e sim, se a empresa deveria continuar a expansão na área de PC’s, o que traria implicações econômicas e culturais.

Próximo à virada do milênio, duas mudanças no setor fizeram com que a HP precisasse reavaliar as estratégias da organização: a necessidade de oferecer soluções integradas de tecnologia, e o desenvolvimento de tecnologias e produto que atendessem ao advento da internet. Neste ponto, o desempenho da HP começou a perder forças devido à forte concorrência da Dell e da crise econômica asiática. O lucro vinha primordialmente das impressoras, o setor de computadores perdia, ou quando muito empatava dinheiro. O setor de testes e mensuração, embora saudável, estava mudando o foco de defesa para telecomunicações, e era pouco a pouco engolido pelas outras atividades da empresa. Muitos problemas na cultura da empresa foram encontrados, e com elas vieram à demissão de alguns dos CEOs, e outros que não obtiveram tanto sucesso assim. Enquanto isso a HP vinha enfraquecendo, e a busca por alguém que invertesse o quadro se iniciou.

    Carly Fiorina estudou História Medieval e Filosofia em Stanford, e ainda na faculdade era considerada muito inteligente, visionária e extremamente dedicada. Construiu vários cases de sucesso ainda na vida acadêmica, um deles foi a porta de entrada para mais tarde ser líder na HP, uma empresa conhecida pela gestão participativa e por um sistema de remuneração igualitário. Fiorina, após seu MBA em Maryland, passou por grandes empresas como AT&T, e Lucent, onde o seu desempenho e papel central ao impulsionar as vendas que atraíram para ela a atenção dos recrutadores da HP. A reação inicial da empresa foi um entusiasmo, pois aparentemente ela era tudo que a empresa precisava, mas o pacote de remunerações oferecido a ela causou estranhamento na empresa. Ela fez mudanças significativas, e começou reformulando a imagem da HP. A empresa adotou uma estrutura front-back, essa reorganização veio do desejo de Fiorina em pensar mais em termos de sistemas de solução do que em produtos, o plano era permitir que a organização adquirisse uma visão mais ampla das necessidades dos clientes e orientasse o desenvolvimento de produtos que atendessem essa necessidade, isso era essencial, pois os clientes queriam cada vez mais integração nos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com