TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE 1 CULTURA DIGITAL, ORGANIZAÇÃO DO TEMPO, HÁBITO DE LEITURA E DISSERTAÇÃO

Artigos Científicos: UNIDADE 1 CULTURA DIGITAL, ORGANIZAÇÃO DO TEMPO, HÁBITO DE LEITURA E DISSERTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  974 Visualizações

9. O texto a seguir é uma dissertação:

Uma raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viçosa videira, alguns cachos de exuberantes uvas negras e, mais importante, maduras.

Não pensou duas vezes e, depois de certificar-se de que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher seu alimento.

Ela então usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifícios para pegá-las, mas, como estavam fora do seu alcance, acabou cansando-se em vão, pois nada conseguiu.

Desolada, cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, deu de ombros e deu-se por vencida.

Por fim, deu meia-volta e foi embora. Saiu consolando a si mesma, desapontada, dizendo:

“Na verdade, olhando com mais atenção, percebo agora que as uvas estão todas estragadas, e não maduras, como eu imaginei a princípio...”.

8. O excerto a seguir é uma descrição:

Eram cinco homens apertados dentro daquela caixa, espremidos, empilhados. Ali, só havia desespero, medo, escuridão, tristeza; um claustro aterrorizador, onde ninguém imaginaria viver os seus últimos dias.

7. O texto a seguir é narrativo:

A vida na escola é mesmo uma loucura. Ontem tive três provas, hoje terei duas e amanhã mais três. É por isso que presto bastante atenção às aulas e estudo diariamente; se deixasse para estudar na última hora, antes das provas, estaria perdido!

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com