TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO: CURRÍCULO, TECNOLOGIA E CULTURA DIGITAL: ESPAÇO E TEMPOS DE WEB CURRÍCULO

Por:   •  2/4/2018  •  Resenha  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

DANIELE DOS SANTOS DE JESUS

REFLEXÃO: CURRÍCULO, TECNOLOGIA E CULTURA DIGITAL: ESPAÇO E TEMPOS DE WEB CURRÍCULO

SANTO AMARO-BAHIA

2016.2

DANIELE DOS SANTOS DE JESUS

Trabalho Solicitado pelo Professora, Suelen Gonçalves Paixão da Silva na Disciplina de Currículo e TIC como Avaliação Parcial do Curso de Licenciatura em Computação.

SANTO AMARO- BAHIA

2016.2

CURRÍCULO, TECNOLOGIA E CULTURA DIGITAL: ESPAÇO E TEMPOS DE WEB CURRÍCULO 

                           Autores: Almeida, Maria Elizabeth B. de

Silva, Maria da Graça Moreira da

 

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) a cada dia estão ocupando espaços nos âmbitos escolares, suas contribuições encarretam em reflexões, de como inserir no currículo e de que forma utiliza-las. A integração da educação, da tecnologia e a sociedade, transformou a sua história, desterritorializando, criando um paradigma para adequar esta nova tendência de auxílio na educação com inúmeras possibilidades de aprendizagem em conhecimento compartilhado e coletivo.

A inserção das TDIC no desenvolvimento do currículo possibilita identificar elementos possíveis para reorganização e modificação das estruturas lineares do currículo educacional, enriquecendo e favorecendo os nativos digitais da geração y que foram peças chaves na nova construção cultural e social para reelaboração do conceito curricular que vem sendo redesenhado a partir das ações em um certo espaço encurtando distâncias e tempo de acordo com a necessidade.

Isto contribuiu de forma incessante nesse contexto o que levou aos grupos de pesquisas, formados por especialistas educacionais a gerar um novo termo para este processo, intitulado como web currículo. O entrelace/imbricamento da tecnologia e currículo levam a ressignificação da cultura curricular. A utilização de dispositivos digitais com características da web 2.0 a exemplo dos jogos eletrônicos presentes no cotidiano dos educandos, já que os alunos utilizam com frequência dentro ou fora dos ambientes escolares evidencia que os artefatos tecnológicos emergidos nos ambientes escolares traçaram rumos infinitos de acordo com os seus interesses.

As integração da tecnologias na educação é fundamental para a reelaboração da prática pedagógica criando e traçando ambientes propícios para atender a demanda dos educandos imersos no universo tecnológico, e isto repercutem por toda extensão escolar, tanto em novos recursos a serem utilizados na sala de aula, como apoio pedagógico, quanto no ensino e aprendizagem. Essa reconfiguração curricular se deu através da influência tanto das tecnologias moveis quanto das web 2.0 que foram fundamentais para a mudança social. O seu uso possibilita estabelecer conexões de diversos contextos digitais como hipertexto que pode ser entendido como uma rede de nós interligados que constitui-se a base da Internet. Esta estrutura textual permite o acesso aos nós que contém informações básicas relacionadas a busca dos conteúdos de seu interesse dando outro direcionamento construindo/criando outra obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com