TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HSBC É MULTADO EM R$ 67,5 MILHÕES POR ESPIONAR FUNCIONÁRIOS

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 7

1INTRODUÇÃO

A elaboração desse trabalho tem por objetivo analisar, do ponto de vista de Recursos Humanos, o caso HSBC, empresa que multada em 67,5 milhões, pelo fato de ter espionado a vida particular de 152 funcionários. Os recursos utilizados como referencia teórica para essa produção textual foram os conhecimentos adquiridos em sala de aula, material digital de sites referentes a esses assuntos.

2 DESENVOLVIMENTO

Ética são valores que adquirimos no meio em que vivemos e a moral são regras de convivência e na medida em que vamos aprendendo vamos passando os ensinamentos, o Rh do banco por sua vez não usou nenhum dos dois valores como vimos ninguém teve sabedoria e nem conhecimento, esqueceram que devemos manter o comportamento em qualquer situação e que as escolhas estão ligadas a ética e moral esqueceram também das normas e as leis que defendem o funcionário em fim o ser humano de modo geral.

Segundo Thomas Mautner:

um conjunto de indivíduos adere geralmente, que dizem respeito ao que é correcto e incorrecto, bom e mau, com respeito ao carácter e à conduta. Os indivíduos podem ser os membros de uma comunidade (por exemplo, a ética dos índios Hopi), de uma profissão (certos códigos de honra) ou qualquer outro tipo de grupo social. Pode-se contrastar a moralidade positiva com a moralidade crítica ou ideal. A moralidade positiva de uma sociedade pode tolerar a escravatura, mas a escravatura pode ser considerada intolerável à luz de uma teoria que supostamente terá a autoridade da razão (ética normativa) ou à luz de uma doutrina que tem o apoio da tradição ou da religião (ética social ou religiosa).

Ética e a moral são construções sociais e históricas. Isto é, elas vão mudando de tempos em tempos e mudam também, quando há mudanças políticas, sociais e formas de conhecimentos Isto quer dizer que, quando há mudanças na forma de conhecer, de compreender o mundo, as pessoas e todas as coisas os costumes também se alteram. Ou melhor: a ética e a moral são alteradas, modificadas de acordo com o tempo histórico e as relações sociais.a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

O banco não teve ética empresarial que são valores dominantes de uma empresa são fatores importantíssimos sobre o modo de agir. Uma empresa deve manter sempre o funcionário satisfeito isso permite que a própria amplie seus negócios, nossas escolhas são valores importantíssimos na vida profissional e pessoal de cada um.

Pelo que vemos o banco teve falta de objetividade esquecendoseus valores, suas normas, e não basta fazer bem,precisamosfazer “o bem” e vimos que grandes decisões foram tomadas e a ética e moral em si não foram utilizada, vimos também queo banco se mostrou mais preocupado com aspectos financeiros.

São um conjunto de ações éticas que auxiliam gerentes e funcionáriosa tomar decisões de acordo com os princípios da organização.Quando bem implementado, os valores éticos tendem a especificara maneira como a empresa administrará os negócios e consolidarrelações com fornecedores, clientes e outras pessoas envolvidas.

Ser consciente de si e dos outros, estar consciente é saber de suas decisões com clareza de corpo e mente em perfeita harmonia sabendo quepode errar mais ecom isso aprender com os erros respeitando o próximocom total responsabilidade ciente de seus atosse assumindo as consequências.

Ser dotado de vontades. Todo ser humano tem vontades próprias e pode usá-la da maneira correta para fazer suas escolhas e principalmente ter capacidade para controlar certosdesejos e impulsos trazendo consigo um sentimento para ficar tranquilo com sua própria consciência qualquer ser humano tem uma grande capacidade para decidir varias coisas de varias formas sabendo e aprendendo a maneira correta.

Ser responsável. Reconhecer que é dono da ação, ou seja, assumindo o certo e o errado sabendo dos efeitos e das consequências sobresi próprio e principalmente para os outros, assumindo as consequências e respondendo aos seus atos.

Ser livre... Acredito que uma pessoa é capaz de oferecer atitudes e ação sem estar submetido a poderes, ou seja, cargo importante que venha a constranger o próximo, ser livre é ter o poder de autodeterminar dando a si mesmo as regras de conduta. Pude perceber que o banco Por ser uma empresa de alto nível acabou desrespeitando alguns valores éticos, deixou de ser consciente consigo mesmo e principalmente com os outros investigando a vida e a intimidade de seus funcionários deixou de usar também o ser livre, constrangendo o funcionário expondo coisas intimas que diz respeito somente a própria pessoa.

Uma empresa tem como missão facilitar o dia a dia dos clientes com eficiência e novidades fazendo com que a equipe se sinta valorizada mais com respeito ao próximo. A missão, vamos dizer assim é a alma de uma empresa porque é através dela que vem a motivação os recursos para conquistar os objetivos e com isso obter os lucros desejados e isso depende também dos funcionários, ou seja, colaboradores para manter o foco, disciplina, missão não é só gerar lucros é também conquistar grandes coisas principalmente o mercado de trabalho fazendo a diferença e ser reconhecido no meio social.

Visão, Visão é como a empresa deve ser vista, planejar em como a empresa será no futuro, o que deseja realizar, analisando aonde a empresa quer chegar obtendo lucros e não deixando de ser reconhecida no mercado.

Valores, toda empresa precisa de funcionários que tenha seriedade, competência respeito ao próximo e o mais importante foco nos resultados são valores que torna especial qualquer ser humano e faz parte da politica da sociedade. O banco investigou a maioria dos seus funcionários devido ao grande numero de pessoas afastadas por motivo de doença mais essa investigação foi feita de uma forma bem particular esqueceu-se de usar apolítica que é missão visão e valores o banco estava na verdade preocupado em como a empresa iria funcionar com a ausência dosseus colaboradores

Sociedade da Informação é um termo, também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia que surgiu no fim do Século XX, com origem no termoGlobalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com