TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades e experiência do administrador

Trabalho acadêmico: Habilidades e experiência do administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 TRABALHO DE CAMPO .................................................................................... 5

3.1 ENTREVISTA ..............................................................................................5,6,7,8

4 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 9

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ........................................................................ 11

1 INTRODUÇÃO

O mundo corporativo desenvolveu-se de maneira assombrosa vislumbrado de uma visão avaliadora, nas organizações foram aplicadas as mais variadas ferramentas de desenvolvimento empresarial e é claro foi realizado por alguém que pensou, repensou, avaliou, testou e colocou em prática métodos e sistemas.

A partir deste ponto, na evolução das organizações entram em cena as pessoas habilidosas e competentes, que aplicaram sua inteligência na busca de soluções para seus problemas, e as vezes inocentemente fizeram história apenas tentando se manter no mercado e lucrar com sua empresa. Henry Ford, revolucionou o meio de transporte pessoal e rodoviário com a invenção do automóvel, por exemplo, bem como

Vamos discutir neste trabalho, as habilidades e competências de um administrador, suas aspirações, inspirações e necessidades diante do mercado. Não objetivamos reinventar a roda, mas detectar e entender o cotidiano de profissionais que vivem em busca de melhor organizar e obter divisas para suas empresas e organizações.

Será que, o que foi aprendido na escola e na faculdade garante o sucesso na vida profissional? Ou será que habilidade de lidar com as pessoas e organizar coisas e até controlar uma grande empresa é algo da personalidade das pessoas e os fazem diferentes dos demais? Ou será que se trata de um conjunto de habilidades e conhecimentos pessoais que forma a personalidade de um individuo?

Para responder a estas e outras perguntas entrevistamos o Administrador da INFOMAX empresa de Sistemas de Informação Sr. Adirson Oliveira Sobrinho, na intenção de com seu auxílio buscarmos meios de entender melhor o assunto acerca da profissão de administrador, captando mais conhecimentos no objetivo de também exercer a profissão.

2 DESENVOLVIMENTO

Após desenvolver a pesquisa acerca das habilidades de competências de

um administrador e também com as respostas em entrevista com o administrador Sr. Adirson Oliveira Sobrinho pude conhecer melhor o assunto e responder o questionário solicitado pelo mestre da disciplina, sendo:

01) O que são habilidades e competências?

Habilidade: A arte de “saber fazer” envolve uma proficiência prática, envolve um conjunto de “física e mental”. É adquirida, sobretudo por treinamento e prática. Inclui o conhecimento de regras e procedimentos e habilidades de comunicação.

Competência: Relaciona-se com a capacidade de acionar conhecimentos e sabedoria junto aos locais de trabalho, os quais são adquiridos através da formação, da qualificação e da experiência social. Essa noção baseia-se, fundamentalmente, nos resultados.

02) O que é administrar?

É a arte de gerir uma determinada organização com o objetivo de fazê-la manter-se organizada e gerando divisas para sua manutenção, lucro e sobrevivência no mercado.

03) Quais são as habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão de uma administrador?

Deve ser um profissional multiqualificado, que tenha competências que o ajudem trabalhar com uma visão sistêmica, enxergando a empresa como um todo, atuando e interagindo entre equipes e diferentes setores da empresa, da sociedade e do mundo.

3 TRABALHO DE CAMPO

Para a realização do trabalho de campo entrevistei o administrador de empresas o Sr. Adirson Oliveira Sobrinho que atua no ramo de Sistemas de Informação denominada “INFOMAX INFORMÁTICA” situada na cidade de Várzea Grande. Nosso entrevistado é formado pela UNIVAG Centro Universitário várzea-grandense há 12 anos, e se considera um administrador de sucesso, no entanto afirma que seus conhecimentos sociais e vivencias foram importantes para desenvolver uma boa administração, e que tais conhecimentos e habilidades foram lapidados na faculdade.

No desenvolvimento deste trabalho apresentamos na integra a entrevista por considerar que as palavras do administrador são importantes para explicitar seus sentimentos quando indagado a falar de sua profissão.

3.1 ENTREVISTA NA INTEGRA

NOME: ADIRSON OLIVEIRA SOBRINHO

EMPRESA QUE TRABALHA: W. O. SOBRINHO – ME (INFOMAX INFORMÁTICA)

ATIVIDADES PRINCIPAIS: GERENTE ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO

QUANTO TEMPO?: 12 ANOS

FORMADO: UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO VÁRZEA GRANDE

ANO DE FORMAÇÃO: 2002

(Denival) Escolheu esta profissão ou está nela por acaso?

(Adirson) Na verdade eu sou formado em Sistemas de Informação com especialização em Administração, é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com