TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades Do Administrador

Casos: Habilidades Do Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  5.021 Palavras (21 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 21

A Necessidade de Integração Empresarial

Buscar competência na administração dos vários projetos desenvolvidos numa organização é fator fundamental para a busca da excelência empresarial. Tentar ignorar os aspectos relacionados aos respectivos impactos gerados pelos diversos projetos, um no outro, nos leva a uma visão fragmentada tanto dos processos quanto dos relacionamentos interpessoais e dos resultados operacionais e, consequentemente, do todo empresarial.

A organização poderá ficar rapidamente assoberbada quando, movida pelos desafios impostos pelo ambiente, decidir responder a tudo ao mesmo tempo, geralmente criando tantos grupos gerenciadores de projetos quantos se julga capaz. O convívio no ambiente organizacional tem mostrado que é necessário mais do que planejar dentro de limites estabelecidos por cada desafio específico. É preciso buscar mecanismos integradores horizontais e verticais, de modo a converter os esforços específicos em efetivas estratégias empresariais, que elevem a performance empresarial, olhando-se sempre o todo.

Na prática as empresas naturalmente selecionam alguns aspectos para avaliação do seu desempenho empresarial: atendimento a clientes, qualidade dos processos e produtos/serviços, resultados econômico-financeiros, recursos humanos, tecnologia e sistemas de informações e, mais recentemente, alguns outros como atuação no meio ambiente, clima organizacional, e até contribuição social. Esses aspectos têm pesos diferenciados, a depender da natureza específica do negócio; entretanto, a sua orquestração harmônica é a variável fundamental para condicionar e aumentar as probabilidades de sucesso, independentemente de qual seja o negócio.

A sua integração é dada através de um bem elaborado processo de integração. Esse é, portanto, o elemento chave ao qual todos os outros aspectos subordinam suas funções ou estabelecerão suas estruturas integrativas. A eficiência do todo dependerá da abrangência da consideração e acomodação de todos os processos, colocados em prática pelas pessoas, em torno de um único grande objetivo: o resultado do todo empresarial. Como não existem empresas excelentes "por partes", em se tratando de performance o que vale é o resultado global.

O Papel das Equipes

A depender da cultura organizacional vigente, o processo de integração, até certo ponto, pode substituir as estruturas. Para tal requer-se uma maturidade organizacional, somente possível via maturidade profissional e pessoal, no sentido empregado por Peter Senge em uma das abordagens de uma learning organizations: a maestria pessoal. Os processos educacionais passam a ser fundamentais para o exercício da integração eficaz, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de uma visão do todo e de futuro, quanto para o desenvolvimento de habilidades pessoais que garantam o bom relacionamento e desempenho na comunidade organizacional. E a gestão do conhecimento passa a ser fator chave para a disseminação de clima favorável ao desempenho empresarial integrado.

Um dos principais papéis da Administração é o de proporcionar um contexto favorável para o bom funcionamento de todos os níveis da organização, assegurando o atingimento dos seus objetivos ao mesmo tempo em que refina o ambiente empresarial, via o crescimento das pessoas. O desenvolvimento, em todos os níveis, de uma estratégia que aborde tais elementos, e sua divulgação, são formas de moldar permanentemente a organização, a fim de obter o alinhamento necessário ao conjunto e ao cumprimento da missão empresarial junto à comunidade onde atua.

Estratégias Alinhadas na Busca de Resultados

Gerenciar uma organização significa construir equipes que interagem, orquestradas pelo nível executivo da organização, buscando um mesmo objetivo, alinhadas a partir das estratégias criadas em comum acordo e fazendo pleno uso da competência interna existente. O conjunto de equipes deve conduzir a organização aos resultados empresariais esperados. E para tal eles precisam ser negociados, colocados sob a forma de "metas do negócio" e disseminados ao ponto em que todos conheçam seus papéis e como contribuir para o atingimento das metas empresariais.

Se pudermos desenvolver a capacidade de imaginar todos os sistemas organizacionais funcionando como um grande sistema biológico, certamente visualizaríamos uma grande teia, uma rede, intra e interdependente, que não basta ser constatada: o sucesso está em alcançar resultados eficazes a partir da aptidão verificada em novas formas de trabalhar em conjunto. É preciso treinar as pessoas para que sejam experts em relacionamento humano, em desenvolvimento e aplicação de estratégia empresarial. Isso só pode ser conseguido se consolidado através de iniciativas "on the job", onde "a realidade acontece no dia a dia".

A integração dos diversos projetos de uma empresa, através da criação de um ambiente de alto envolvimento baseado no conhecimento da contribuição de todos e da melhor maneira de produzir o sucesso empresarial é uma das chaves que abrirão as portas das organizações para o terceiro milênio.

O futuro pertencerá àquelas instituições que tenham maior capacidade de aplicação de novos aprendizados e que estejam perguntando o tempo todo "como podemos nos administrar melhor". Para elas o mundo dos negócios estará, com certeza, reservado.

RESUMO

O objetivo central deste artigo é propor um modelo para aprimorar programas de motivação no trabalho a partir do perfil motivacional do trabalhador. O pressuposto básico é que as estratégias de motivação laboral são mais eficientes quando correspondem diretamente a metas e valores do trabalhador. Para tanto, são discutidas brevemente as principais teorias que explicam a motivaçãono trabalho, bem como suas aplicações em programas motivacionais concretos. É apresentada uma moderna teoria dos valores, verificada empiricamente em mais de 60 países, que identifica a estrutura motivacional das pessoas. Com base nos resultados destes estudos, é introduzido o conceito deperfil motivacional do trabalhador e discutida a sua forma de avaliação nas organizações. É igualmente apontada a correspondência entre diversos aspectos do perfil motivacional e diversos motivadores utilizados na prática organizacional. Conclui-se que o conhecimento do perfil motivacional do trabalhador possibilita o desenvolvimento de programas diferenciados de motivação dentro da organização, visando à atender a metas de trabalhadores diversos.

Palavras-chaves: motivação no trabalho; perfil motivacional do trabalhador;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com