TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Administrador: As Habilidades E O Papel Do Administrador

Artigos Científicos: O Administrador: As Habilidades E O Papel Do Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 8

O Administrador: As habilidades e o Papel do Administrador

1. O Administrador

Recordando que Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos técnicos, científicos, financeiros, materiais e de pessoal a fim de alcançar um objetivo, podemos dizer que administrador é a pessoa que planeja, organiza, dirige pessoas, gere e controla recursos materiais, financeiros, de informação e tecnologia visando a realização de determinados objetivos.

Na verdade o Administrador consegue fazer as coisas por intermédio das pessoas e por isso ocupa posição primordial na organização.

O administrador dá a direção e rumo à sua organização, proporciona liderança às pessoas e decide como os recursos organizacionais devem ser utilizados para atingir os objetivos da organização. Este conceito é aplicado ao administrador em qualquer nível da organização.

Administrar não significa executar tarefas, mas sim fazer com que elas sejam executadas por outras pessoas em conjunto. O administrador não é aquele que faz, mas sim o que faz fazer.

2. As Organizações

Organização é uma entidade social composta de pessoas que trabalham juntas e deliberadamente estruturadas em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum.

Quando dizemos que é uma entidade social deliberadamente estruturada queremos dizer que as tarefas são divididas entre seus membros, e a responsabilidade pelo seu desempenho é atribuída a cada um dos membros da organização.

É uma sociedade em miniatura em que coexistem dois tipos de pessoas: os líderes e os subordinados.

Quando dizemos que visa objetivo, queremos nos referir às conseqüências almejadas como obter lucro, atender necessidades espirituais, proporcionar entretenimento, desenvolver arte e cultura, praticar esportes e assim indefinidamente.

O propósito de toda organização é produzir um produto ou serviço para satisfazer a necessidade do cliente, que pode ser consumidor, usuário, associado ou contribuinte. Daí a busca da qualidade é a força vital de uma organização e a fonte da sua vantagem competitiva.

As organizações empregam pessoas e aplicam recursos. Elas podem ser de grande porte ou pequenas e micro organizações. Podem ser locais, regionais ou globais.

Existem ainda as organizações de caráter não lucrativo que possuem objetivos sociais, e podem ser governamentais ou não governamentais (ONG).

3. Níveis Organizacionais.

O administrador é essencial para uma organização qualquer que seja o seu tamanho ou tipo. E dentro da organização o administrador pode ser um presidente ou diretor, um gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa. Em cada um dos níveis organizacionais (Institucional, Intermediário, Operacional ), seu papel é diferente.

a) Nível Institucional

É o nível mais elevado da organização. É constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. É o nível mais periférico, pois está em contato direto com o ambiente externo, e sofre as pressões e os impactos ambientais. Recebe, também, o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo.

Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.

b) Nível Intermediário

É o nível administrativo que articula internamente o nível estratégico e o nível operacional. Recebe o nome de nível gerencial ou tático. É constituído pelos Gerentes.Recebe as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para que o nível operacional possa transformá-lo em execução.

Nesse nível, o administrador deve possuir visão tática.

c) Nível Operacional

É o nível administrativo mais baixo de todos. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.

Características dos Níveis Administrativos

Nível Atuação Abrangência Amplitude de tempo

Institucional

Estratégico Global Longo Prazo

Intermediário

Tático Parcial Médio Prazo

Operacional

Operacional Específico Curto Prazo

4. O Processo Administrativo.

O administrador é quem aplica o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para atingir um objetivo. Processo Administrativo é a denominação dada ao conjunto e seqüência das funções administrativas que são: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

a. Planejamento

Planejamento é a primeira função administrativa, definindo objetivos para o futuro desempenho organizacional e decidindo sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente.

O planejamento é a arma utilizada pelo administrador para orientar-se e alcançar os objetivos colimados, por intermédio de ações baseadas em métodos, planos ou lógica, e não ao acaso. Assim, planejar envolve soluções de problemas e tomadas de decisão.

Podemos definir planejamento como o processo de estabelecer objetivos e o curso da ação adequado para atingi-los.

b. Organização

A organização visa disponibilizar os meios e recursos previstos pelo planejamento e reflete como a organização tenta cumprir os planos. É a função administrativa relacionada com a atribuição das tarefas, agrupamento das mesmas em equipes e alocação dos recursos necessários nas equipes.

Portanto, organização é o processo de engajar as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com