TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades necessarias de um gestor

Artigo: Habilidades necessarias de um gestor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

“Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).

Empresa é uma atividade econômica organizada destinada a produção ou à circulação de bens ou de serviços. Engloba vários ícones importantes para seu funcionamento.

Esse trabalho tem como principal objetivo explicar de forma clara, com base em pesquisas, as habilidades de um gestor e informar seu papel; mostrar o conceito de empresa e a importância do empresário.

Uma questão proposta é explicar o fato das empresas serem sistemas abertos e responder o que é negócio, missão, visão, valores e política de qualidade.

Irei, portanto, dentro de minhas limitações acadêmicas, tentar mostrar de forma clara cada tema pedido, estudando cada um dos temas propostos, para compreender melhor cada ícone adicionado ao trabalho.

2. HABILIDADES NECESSARIAS DE UM GESTOR

Com o surgimento da globalização, iniciou-se um período de constante crescimento industrial, comercial e principalmente tecnológico. Uma das grandes problemáticas deste crescimento é encontrar mão-de-obra qualificada, para suprir a demanda de trabalho existente, isso em diversos setores.

Grande parte das empresas enfrenta dificuldades com a falta de trabalhadores qualificados.

"A escassez de profissionais qualificados impacta diretamente na competitividade da indústria brasileira, afetando a produtividade e a qualidade", mostra um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Estes fatores evidenciam a dificuldade das empresas em contratar profissionais qualificados, para atender suas demandas de mercado, ocasionando o apagão da mão-de-obra.

2.1 VISÃO GERAL DA GESTÃO E SUAS MUDANÇAS

Tendo em vista as grandes mudanças no mundo corporativo, podemos destacar o material humano como fator primordial para o desenvolvimento das organizações, necessitando de uma gestão cada vez mais assertiva, evoluindo com suas equipes. A equipe deixa de ser um agrupamento e passa a ser um grupo de trabalho cujos membros sabem interagir de forma assertiva e produtiva, somando seus talentos individuais e lidando de forma positiva com suas diferenças, atingindo assim um alto nível de desempenho, sendo satisfatório para a empresa como um todo.

Segundo Aloísio Antônio Carneiro, a gestão participativa deverá ser a gestão do novo século. As Empresas deverão mudar sua imagem, onde se dava muito mais importância aos setores, a mentalidade deverá ser outra, a maior importância não mais serão os departamentos/setores ou a tecnologia que cada Empresa tem e sim as pessoas. Os cargos serão definidos não pelos títulos e sim pelas funções e responsabilidades. As Empresas transformarão suas estruturas, buscarão maior relacionamento interno. A figura do patrão autoritário e do funcionário submisso dará lugar a uma nova relação muito mais democrática e produtiva.

2.2 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Dutra, Hipólito & Silva (1998) conceituam a competência como sendo a aptidão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com