TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henry Ford

Por:   •  1/6/2017  •  Bibliografia  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Estadual do Paraná- Unespar

Campus de Campo Mourão

Aline Vaz dos Reis

Rosane de Fatima Amaral

Henry Ford

Campo Mourão

2017

Aline Vaz dos Reis

Rosane de Fatima Amaral

Henry Ford

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de teoria das organizações, no curso de administração na universidade estadual do Paraná.

Prof. Marcos schebeleski

Campo Mourão

2017

Sumario

Introdução

Biografia

Principais obras

Fordismo

Principais ideias e contribuições para a administração  

Exemplo do fordismo

Conclusão

Referencias


Introdução


Biografia

Henry Ford foi um importante engenheiro americano. Nasceu em springwells, em 30 de julho de 1963. Morava em uma fazenda com seus pais e seus irmãos; Margareth Ford (1867-1868), Jane Ford (1868-1945), William Ford (1871-1917) e Robert Ford (1873-1934). Seu pai William Ford nasceu em County Cork, Irlanda. E sua mãe Mary litogot Ford nasceu no Michigan, era filha de imigrantes Belgas.

Na adolescência Ford demonstrava interesse em diminuir o trabalho manual da fazenda por com o uso de maquinas. Também consertava relógios de fazendas vizinhas.

Depois da morte da mãe, henry não queria permanecer na fazenda. Então em 1879 se mudou para Detroit uma cidade vizinha , para trabalhar na empresa James F. Flower & Bros e depois da Detroit Dry Dock Co. Em 1882 voltou para a fazenda da família onde se tornou experiente na operação dos motores a vapor portáteis da Westinghouse . Logo após entrou na Companhia Westinghouse no conserto e montagem de locomoveis a vapor. Se concentrou em motores a explosão quando foi trabalhar como mecânico na oficina da Eagle Motor Works em Detroit. Ford construiu seu primeiro modelo com este conceito dois anos depois, movido a gasolina.

Ford se casou em abril de 1888, com Clara Jane Bryant. Tiveram apenas um filho, Edsel Bryant Ford.

Em Detroit, conseguiu um emprego na empresa Edison Illumination Company, como engenheiro chefe. Onde trabalhou por seis anos. Em 1896 criou um veículo automotor denominado quadriciclo. Porem queria um carro mais leve e poderoso. Quando Ford deixou a empresa de Edison, com apoio do mesmo e mais alguns sócios criou sua primeira empresa a Detroit Automobily Company, a fábrica fechou devido a discordância entre os diretores em relação a adoção da produção em massa como padrão.

Após alguns anos montou uma empresa voltada para carros de corrida, com a qual quebraram vários recordes. Contudo não obteve êxito na produção, mas Ford persistiu e juntamente com o projetista Harold Wills montou o carro 999, que Barney Oldfield se tornou campeão. Trazendo muita visibilidade. Com isso conseguiu o apoio e criou a Ford Motor Company em 1903.

Foi neste período que desenvolveu seu modelo mais famoso, o “ model T ”, que ficou conhecido como carro Ford. Henry otimizou a produção, processo conhecido por fordismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com