TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Ford: a marca que popularizou o uso do automóvel

Por:   •  7/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

História da Ford: a marca que popularizou o uso do automóvel

A origem da Ford

A Ford Motor Company foi fundada em 16 de junho de 1903 por 12 investidores diferentes, entre os quais, é claro, o famoso Henry Ford . O orçamento inicial da empresa era de US $ 28.000 e a fábrica estava localizada na cidade de Detroit (Michigan).

Curiosamente, Henry Ford não era o presidente da empresa, já que John S. Grey ocupava essa posição. Além dos US $ 28 mil, eles tinham ferramentas, máquinas antigas, projetos, patentes e alguns modelos dos demais investidores da marca.

Em julho de 1903, seu Modelo A de 2 litros é vendido ao primeiro dono de um Ford da história.

Henry Ford toma o poder

De 1903 a 1906, a evolução da Ford é lenta. Apesar do fato de que nos primeiros 15 meses eles vendem 1.700 veículos Modelo A, o resto das versões (eles criaram carros de A a Z) não vendem muito bem.

Tudo isso leva a mudanças no topo da empresa: Henry Ford se torna presidente em 1906 . Antes de se tornar presidente, a marca passou de uma pequena fábrica convertida para uma fábrica muito maior para atender à demanda do Ford T, um modelo de sucesso que se torna popular e começa a levantar o voo da empresa.

Sucesso da Ford: produção em cadeia

A marca, ante a imensa quantidade de encomendas de seu Ford T, decide mudar seu modo de trabalhar: passa a criar a produção denominada em série . Eles têm tempos drasticamente reduzidos e a cada 10 segundos são capazes de criar um Ford T perfeito e pronto para ser vendido.

Isso faz com que em 1911 a marca se expanda para fora dos Estados Unidos, exatamente para a Inglaterra, e que já era o líder de mercado. De cada 10 pessoas que tinham carros na América do Norte, 5 tinham um Ford T.

Ford, vendo que os funcionários necessários para produzir mais e ser feliz ao mesmo tempo decidido a mudar o mundo do trabalho de fábrica: definir um salário mínimo que dobrou as anteriores (5 dólares foi o que pagaram por dia) e implementou o dia 8 horas de negócios . Além assumir uma despesa, isso resulta em 1915 Ford chega para fabricar um milhão de carros e até mesmo começar a contratar mulheres.

Todo esse sucesso levou a Ford em 1917 a construir um enorme complexo em Dearborn (Michigan), desde a produção de carros até a criação de caminhões, tratores, navios e, no futuro, aviões.

O próprio Henry Ford se aposenta em 1919 e deixa a empresa nas mãos de seu filho, Edsel Ford , além de ser responsável pela compra de 100% das ações dos demais sócios, para que a marca seja inteiramente de sua família.

Segunda Guerra Mundial: Ford fornece o exército dos EUA

De 1921 a 1936 a evolução da Ford é estratosférica. Não só competir com outros carros utilitários, mas para comprar a marca Lincoln (8 milhões de dólares), começar a construir aeronaves e criar um novo modelo tão bem sucedido como o T (Ford Model A) a marca vai para outro nível.

Ford começa a "invadir" todos com fábricas em todos os cantos do planeta e seu Ford e Lincoln são o carro da moda onde quer que eles fossem. E se isso não bastasse, eles também criaram a submarca Mercury , com a qual eles introduziram os carros de 65 cavalos e dominaram o setor intermediário entre Ford e Lincoln.

No entanto, em 1936, devido à Segunda Guerra Mundial, eles decidiram parar de produzir e ajudar o exército. Em 3 anos, eles construíram 8.600 bombardeiros, 57.000 hélices de aeronaves e pelo menos 500.000 tanques, destroieres e todos os tipos de máquinas de guerra . Após o final da guerra, o neto de Hnery Ford assume o controle da companhia após a morte de Edsel Ford, pelo que Ford II teve que se encarregar de "reconstruir" a marca depois da guerra.

História até o presente

A partir de 1945, Ford levantou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com