TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO DE SETORES PARA O FORTALECIMENTO DA CORPORAÇÃO E MARCA

Por:   •  27/4/2017  •  Monografia  •  4.133 Palavras (17 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 17

O USO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO DE SETORES PARA O FORTALECIMENTO DA CORPORAÇÃO E MARCA.

                                                                                           Luiz Carlos Bacelar Junior

Resumo

Com a globalização e a concorrência batendo à porta, e a mutação do ambiente econômico a integração da comunicação se tornou vital para a saúde das empresas, além de fortalecer a marca cria a união interna, melhorando a relação dos profissionais em busca de um ideal em pró da organização.

Diante deste cenário descobriu-se que a grande dificuldade das organizações esta na junção dos departamentos, Reunir todos eles numa mesa para um diálogo produtivo, é uma grande dificuldade em muitas das organizações. A Comunicação Integrada, praticada com competência, subverte esta situação e remete para um novo paradigma: a comunicação/marketing de uma empresa ou entidade não pode ser o resultado de esforços individuais, ainda que bem intencionados, porque a imagem da organização deve ser única qualquer que seja o público com que ela se relaciona.

Abstract:

With globalization and competition knocking at the door, and the changing economic environment of the integration of communication became vital to the health of the company, besides strengthening the brand creates internal unity, improving the relationship between professionals in search of an ideal in the pro organization.
Given this scenario it was discovered that the great difficulty of such organizations at the junction of the departments, they all gather at a table for a productive dialogue, and great difficulty in many organizations. Integrated Communication, practiced with skill, subverts this and refers to a new paradigm: communication / marketing of a company or organization may not be the result of individual efforts, however well intentioned, because the image of any single organization should be that the public is that it relates.

 Marketing pela Faculdade Flamingo E-mail: luizredeorion@hotmail.com

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação integrada , comunicação interna

 

KEYWORDS: integrated communication, internal communication

1. INTRODUÇÃO

A integração de setores vem se mostrando muito eficiente no quesito fortalecimento da marca, assim descobre que a integração dos setores responsáveis por comunicação torna-se vital para a saúde da empresa, a união interna melhora a relação dos profissionais em busca de um ideal em pró da organização.      

Em 1980, o conceito de comunicação empresarial começa a ser desenhado, embora não como o temos nos dias atuais. Nesta década, a comunicação empresarial ganhou maior destaque, mas era conduzida de forma fragmentada, ou seja, havia uma distinção entre o planejamento e execução da comunicação institucional em relação à comunicação mercadológica. Segundo Bueno (2003, p.8), “chegaram a ser vistas [comunicação institucional e comunicação mercadológica], de modo equivocado, como antagônicas, em razão dos seus objetivos imediatos, definidos como, respectivamente, formação da imagem e venda de produtos”.

Mas na década de 1990, o amadurecimento das atividades da comunicação empresarial levou à compreensão da necessidade de integrar as estratégias e diretrizes da comunicação empresarial, mesmo que “no âmbito operacional haja uma descentralização, tendo em vista a execução das atividades específicas de comunicação – relações públicas, assessoria de imprensa, comunicação interna, propaganda/publicidade, marketing etc.” (BUENO, 2003, p.9).

A Comunicação Integrada pressupõe não apenas um diálogo produtivo, mas um planejamento conjunto. O processo de tomada de decisões, que deve incluir outras instâncias da empresa ou entidade que não as vinculadas especificamente à comunicação/marketing, devem ser compartilhadas, ainda que tenha um superior, um supervisor ou diretor geral a que todos se reportam, transformando em uma gestão única e não setorial, onde subsetores possuem orçamento próprio e pensa por si só.

Com a unificação consistente dos setores, as organizações estão menos expostas a ação que vem de fora para dentro, tornando assim a organização menos vulnerável e com colaboradores mais envolvidos nos interesses da organização e com uma visão holística e corporativa.

Para o surgimento desta integração entre as diferentes áreas é que o gestor de comunicação atua, a partir de uma visão geral da organização subtraindo inclusive as divisões técnicas existentes dentro da própria comunicação.

Logo, o que se percebe é que o planejamento é a ferramenta básica que norteia o trabalho da comunicação integrada e a ação do gestor. Este planejamento pode ser entendido como o processo sistematizado pelo qual se dá maior eficiência a uma atividade ou a seu conjunto para, num prazo maior ou menor, alcançar as metas estabelecidas.

Para que a comunicação integrada ocorra e necessário planejar, analisar e refletir em que situação a organização se encontra e a partir daí traçar a estratégia, onde estou e onde eu quero chegar. Essa reflexão e necessário para evitar erros e risco, já que em comunicação só se tem uma bala no tambor, ou seja, e a imagem da organização que esta em jogo, uma vez abalada, a empresa fica exposta a descréditos no mercado.

2. COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Segundo Roberto de Castro Neves comunicação e coisa muito complexa do que parece. É uma especialidade do conhecimento humano e, como tal, tem seus segredos, técnicas, macetes. Definitivamente não e assunto para curiosos, amadores e comunicadores de fins de semana. Em comunicação a delegação sem limites, É um risco de primeira grandeza para as empresas. Muitas crises empresariais com a opinião publica nasceram de iniciativas bem intencionadas tocadas por quem não era do ramo.

Comunicação exige inteligência, reflexão, estudo de caso, processo, disciplina, bom senso, velocidade, trabalho em grupo, Ciências e técnica.

Em comunicação, só se tem uma bala no tambor. Isto significa que ou se acerta de primeira, ou babau, o bicho nos come. Em comunicação raramente há uma segunda chance. (Roberto de Castro 2000. p 29 / 30).  

A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com