TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Evolução ead IN BRASIL

Projeto de pesquisa: História e Evolução ead IN BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 8

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

Título do Projeto: “História e evolução do ead NO BRASIL”

Pesquisador (es) do Projeto:

Nome: Luis Antonio Ganacin

Instituição: E-TEC Brasil – Escola Técnica Aberta do Brasil

Endereço para correspondência:

Telefone: (16)-3335-9992

Endereço Eletrônico: luis.gana@yahoo.com.br

Cidade: Araraquara UF SP CEP: 14.801-530

Demais participantes (repetir dados dos pesquisadores)

2 - INTRODUÇÃO

Conforme discutido em Dias & Carvalho (2003, 2004 e 2005), a Educação a Distância (EAD), nos dias de hoje, tem representado um papel importante no ensino no Brasil. Com as recomendações a respeito da EAD, expressas na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil 1996), o interesse por tal modalidade de ensino, tanto pelas instituições de ensino quanto pelos seus alunos, tem aumentado significativamente nos últimos 10 anos.

Vários cursos em diversos níveis, que utilizam EAD, têm alcançado bons resultados na capacitação profissional de seus alunos, abrangendo desde o treinamento de rofissionais que têm restrições de tempo e/ou estão constantemente se deslocando a serviço de suas empresas, até a especialização e o aperfeiçoamento de docentes de instituições de ensino, situadas em regiões mais distantes dos grandes centros de excelência em ensino.

Segundo Carvalho (2001), a EAD é, também, uma opção para proporcionar a educação formal, em todos os níveis, para pessoas de diferentes faixas etárias, que são excluídas da educação por problemas como: residência em local de difícil acesso às escolas; restrições impostas pela sociedade; necessidades especiais para locomoção, entre tantos outros fatores que impedem o acesso à educação.

Com relação ao material didático de apoio à EAD, pode-se observar a utilização

simultânea de ferramentais tecnológicos de diferentes gerações, que vão desde impressos a computadores e Internet, mostrando a diversidade das necessidades e limitações dos alunos envolvidos no processo.

Conforme afirma Carvalho (2001, p. 58):

“As perspectivas futuras para a EAD são otimistas, uma vez que a tecnologia da

informação que a apóia, está em franco desenvolvimento e o número de docentes e

pesquisadores, com potencial criativo, que procuram tirar proveito deste avanço

tecnológico, em benefício da educação, está aumentando. Espera-se, com isto, um

acréscimo, tanto na qualidade do ensino, como na quantidade dos que irão recebê-lo”.

Com o avanço da tecnologia digital e da Internet, observa-se uma tendência crescente de utilização destas mídias, não somente na EAD, mas, também, como apoio ao ensino presencial (Carvalho, 2006). As instituições que atuam com Tecnologia de Apoio ao Ensino (TAE) – que abrange as tecnologias que apóiam tanto o ensino presencial quanto o ensino a distância – em mídia digital têm, como grande preocupação, a disponibilização de conteúdos informacionais no formato digital para apoio às suas aulas. Boa parte da solução para este problema é possível com a criação de Repositórios Digitais (RDs).

3 – OBJETIVOS

-Aumentar o acesso ao conhecimento diminuindo barreiras geográficas (atendimento simultâneo de alunos em qualquer lugar no Brasil ou no exterior);

-Facilitar o estudo flexibilizando o local e o horário das aulas;

-Possibilitar a aprendizagem por demanda, atendendo especificidades institucionais;

-Possibilitar o ganho em escala na produção de materiais didáticos;

-Aprimorar as possibilidades de desenvolvimento de material educacional por meio de equipe multidisciplinar de especialistas;

-Proporcionar interatividade e feedback imediatos;

-Formar comunidades de aprendizagem;

-Utilizar diferentes estratégias pedagógicas, atendendo a diferentes perfis e necessidades de desenvolvimento de competências;

Reduzir custos em até 50% em relação a capacitações presenciais;

-Auxiliar no processo de gestão do conhecimento, por meio do desenvolvimento de objetos de aprendizagem -conhecimento explícito e tácito.

"O principal objetivo da educação é criar homens que sejam capazes de fazer novas coisas e não de simplesmente repetir o que outras gerações fizeram, homens que sejam criativos, inventores e descobridores; o segundo objetivo da educação é formar mentes que possam ser críticas, que possam analisar e não aceitar tudo que lhes é oferecido." (J.Piaget, 1969) .

4 – JUSTIFICATIVA

De um lado há aqueles que pressupõem que EAD não difere substancialmente do ensino presencial. Por isso, argumentam que, se o ensino presencial é bom, e é possível ensinar a distância, então devemos nos valer dessa oportunidade .

Por outro lado, porém, há aqueles que vêem vantagens no EAD em relação ao ensino presencial: maior alcance, razão custo/benefício mais favorável, e, principalmente, maior flexibilidade (tanto para os ensinantes quanto para os aprendentes), visto que acreditam na possibilidade de personalização do EAD em nível tal que chegue até a individualização.

Contrapondo-se a essas duas posições favoráveis ao EAD, há aqueles que acham que no EAD se perde a dimensão pessoal que, se não necessária ao ensino em si, é essencial ao ensino eficaz.

A qualquer pessoa, em qualquer lugar e qualquer tempo, o acesso ao conhecimento.

O desenvolvimento das tecnologias tem possibilitado a consolidação de um cenário mundial que se caracteriza por fluxos de informação, em quantidade e velocidade cada vez maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com