TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ead No Brasil

Casos: Ead No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A educação a distancia tem crescido consideravelmente no Brasil. Foi Iniciada neste país através dos cursos de correspondência, e crescendo gradativamente com a chegada do radio e da Televisão, tornando-se ainda mais procurada e conhecida. Hoje o Brasil já soma cerca de 3 milhões de alunos a distância, sendo 1 milhão de matriculados nas em cursos superiores em EAD, que apesar de regulamentadas e aprovadas pelo MEC , sofrem ainda preconceitos e descasos.

Histórico

Temos registros dos primeiros sinais de educação entre os anos de 1992 e 1925, através de programa de rádio criado por Roquete-Pinto, com o objetivo de ampliar o acesso da população a educação. Mas apesar dos esforços, o caminho da educação a distância no Brasil, somente ganhou novos horizontes com a melhoria nos serviços de correio, dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação (Terezinha Saraiva).

A chegada da Teleducação na década de 60 marcou época na historia da Ead, pois vários estados brasileiros fundaram institutos e desenvolveram programas que ofereciam curso a distância. Crescendo no decorrer nas décadas, hoje temos canais de televisão especialista no assunto.

Com o avanço das novas tecnologias e a popularidade da internet, encontra-se difundida no Ensino Superior Brasileiro, tanto pela oferta de 20% da carga horária de cursos presenciais, quanto pela variedade de cursos de graduação e pós-graduação ofertadas totalmente à distancia. A implantação de novos projetos e programas próprios, o Brasil passou de importador a modelos de Mundial de Ead.

O numero de alunos não atendidos pelo método presencial, principalmente por motivos econômicos tem sido uma das razões do aumento da EAD. A educação a distancia tem aproximado muitas pessoas do ensino superior, principalmente pessoas que trabalham em turnos, que quando não tinham que implorar aos seus superiores, precisavam optar entre o trabalho e o estudo, além dos valores que agora cabem em seu orçamento sem precisar implorar por bolsas.

“Dados mostram, que 46% dos alunos EAD têm ganhos de até 3 salários mínimos, índice que cai para 26% entre os matriculados presencialmente. Na faixa dos remunerados com mais de dez salários, apenas 13% dos estudantes EAD fazem parte desse grupo, contra 25% dos presenciais. E, apesar de ganharem menos, mais alunos de EAD ajudam no sustento da casa, quando comparados aos demais estudantes. Quando analisamos a escolaridade dos pais desse público, 18% dos alunos EAD têm pais com ensino médio, índice que sobre para 50% entre os presenciais”, (Carlos Eduardo Bielschowsky- http://ead.folhadirigida.com.br/?p=435)

Criada pelo MEC em 2005, Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação inicial de professores da Educação Básica pública, além de formação continuada aos graduados. Por meio de parcerias entre 38 universidades federais, a UAB oferece 92 opções de extensão, graduação e pós-graduação, tem grande parcela no crescimento da EaD.

Legislação no Brasil

A educação a Distância começou a ser reconhecida por lei somente em 1996, através de artigos na LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determinam a necessidade de credenciamento, critérios e requisitos de regulamentação e registro de diplomas, disciplinas de produção, controle e avaliação de programas de educação a distância e faz referencia a uma política de apoio e implementação da Ead.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com