TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CAMINHOS DA EAD NO BRASIL

Exames: OS CAMINHOS DA EAD NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 4

Grupo Educacional UNINTER, Centro Universitário.

Aluna: Joelma Barbosa de Aguiar

Curso: Pedagogia

Turma: 07/2013

PORTIFÓLIO

Os caminhos da EAD no Brasil

Campina grande, 21 de Março de 2014.

Peço que leiam o artigo (O desafio da Educação a distância no Brasil) e façam um resumo do mesmo analisando dentro do contexto estudado a importância da EAD no Cenário Educacional Brasileiro.

Os caminhos da EAD no Brasil

O sistema de ensino no Brasil tem passado por mudanças sensíveis nas últimas décadas, fruto em grande parte, das necessidades da sociedade em que vivemos, e esta em constante dinamismo, busca a cada momento compreender sua posição dentro deste processo revisório, visando estabelecer uma nova realidade para o ensino no mundo atual.

Quando se fala em experiências em EAD no Brasil, pensa-se no pioneirismo dos cursos criados pelo Instituto Universal Brasileiro (1941), empresa particular que oferecia ensino a distância de caráter supletivo, além de cursos profissionalizantes, através de correspondências.

A primeira experiência de EAD no Brasil, não foi realizada pela via impressa, mas pelas ondas do rádio, que tem sido o veículo com maior tempo de uso para iniciativas em EAD no Brasil. Em todas as últimas décadas muitas ações de ensino a distância utilizaram-se do rádio em diferenciados tipos de projetos, quase sempre governamentais.

O suporte televisivo começou a ser utilizado para educação à distância no início da década de 70 quando surgiu o Projeto Saci – Sistema Avançado de comunicações Interdisciplinares – cujo objetivo era o de estabelecer um sistema nacional de tele-educação, via satélite (1973). Esta iniciativa foi seguida pelo o Telecurso de 1º e 2º graus (1978) que depois passou a chamar-se Telecurso 2000 (1995).

Às iniciativas e projetos em EAD utilizando-se dos recursos radiofônicos, televisivos e impressos, somam-se os projetos realizados desde a metade dos anos 80 orientados para a utilização dos recursos da informática para a formação e capacitação de professores não apenas pela criação de grupos de técnicos para o desenvolvimento de cursos presenciais, mas, também, à distância.

Em 1995 o Governo criou o Ministério da Educação da Secretaria de Educação à Distância (SEED), que pela primeira vez legisla sobre as iniciativas em EAD no país, dizendo:

Art. 80 - O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e da educação continuada.

Apenas em fevereiro de 1998 as iniciativas de Educação a distância são normatizadas pelo artigo 2o. do Decreto 2494/98 que diz:

"os cursos a distância que conferem certificado ou diploma de conclusão do ensino fundamental para jovens e adultos, do ensino médio, da educação profissional e de graduação serão oferecidos por instituições públicas ou privadas especificamente credenciadas para esse fim (...)".

No caso de cursos de graduação e educação profissional em nível tecnológico, a instituição interessada deve credenciar-se junto ao MEC, solicitando, para isto, a autorização para cada curso que pretenda oferecer.

As Políticas Públicas para a EAD no ensino superior começam a ganhar espaço a partir do ano de 2002, focadas na perspectiva de democratização do ensino, calcada na proposta de “educação superior para todos”. Em verdade essa modalidade de ensino surge como instrumento adequado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com