TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Home Broker Mercado de Capitais

Por:   •  6/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 11

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA HOME BROKER

Claudio Felício Marin

Prof. Daniel Rengel Ramos

Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC

Bacharel em Administração – Mercado de Capitais

17/08/2017

RESUMO

O objetivo deste artigo é descrever sobre o funcionamento do sistema Home Broker. Buscou também realizar um estudo exploratório do ambiente de simulação, representado pela plataforma Folhainvest e o ambiente real de operações de compra e venda de ações, o pregão da BM&FBOVESPA. Para concluir fez-se uma comparação da finalidade do Home Broker e do simulador de aplicação na bolsa de valores Folhainvest.

Palavras-chave: Home Broker, Simulador, Ações.

ABSTRACT

The purpose of this article is to describe how the Home Broker system works. It also sought to conduct an exploratory study of the simulation environment, represented by the Folhainvest platform and the real environment of actions purchase and sale operations, the BM&BOVESPA trading floor. To conclude, a comparison was made of the purpose of the Home Broker and the application simulator on the Folhainvest actions exchange.

Keywords: Home Broker, Simulator, Actions.

  1. INTRODUÇÃO

Nessa época de constantes mudanças tecnológicas, a concorrência se intensifica e contar com ferramentas que permitam enfrentar o futuro é fundamental. Com o intuito de permitir que cada vez mais pessoas possam participar do mercado acionário e, ao mesmo tempo, tornar ainda mais ágil e simples a atividade de compra e venda de ações, foi implantado pela bolsa de valores de São Paulo, um moderno canal de relacionamento entre os investidores e as corretoras da Bm&fBovespa, o Homebroker. Os brasileiros nunca foram incentivados a investir o próprio dinheiro no mercado de ações, por isso, o Homebroker é pouco utilizado no Brasil. Apesar deste quadro estar mudando, falta muito para que as pessoas se sintam à vontade para investir neste mercado (FERNANDES, 2014).

A popularização do mercado de capitais brasileiro abriu caminho para a entrada de maior número de investidores individuais (LANZARINI et al, 2011.), exigindo destes maior preparação para agir num ambiente composto por investidores institucionais e outros investidores individuais mais bem preparados às negociações operações e jargões de bolsa. Daí a necessidade do desenvolvimento, em caráter educacional, de simuladores do mercado de capitais (LANZARINI et al 2011), para que possibilitasse a popularização acima mencionada (FERNANDES, 2014).

Este paper ou artigo se divide em tópicos relacionados ao Home Broker e o Simulador; primeiro é descrito conceitos do Home Broker, em seguida como escolher a corretora, como negociar as ações, os principais tipos de ordens de compra e de venda de ações, custos para investir, principais vantagens do Home Broker, o simulador e as considerações finais comparando a finalidade do Home Broker e do Simulado de Aplicação na bolsa de valores.

  1. HOME BROKER

Home Broker nome dado ao sistema quer permite o investimento em ações pela internet. Qualquer investidor pode participar. É preciso se cadastrar em uma corretora. Sendo que corretora é uma instituição do sistema financeiro que age como intermediária nas transações entre os investidores e a Bolsa de Valores  (FOLHA DE SÃO PAULO, 2017).

Já segundo Treuherz (2009, p. 142) o sistema home broker “é um sistema que permite a qualquer cidadão efetuar a compra e venda de ações na Bolsa de Valores”. Uma tradução livre da expressão home broker, significa “corretor doméstico”, a partir disso podemos dizer que para utilizar este sistema, basta a pessoa estar conectada à internet e se cadastrar em uma corretora de valores. As corretoras de valores são as empresas que fazem a intermediação entre o investidor e a Bolsa de Valores. Para auxiliar o cliente no investimento em ações, as corretoras que possuem o sistema home broker, fornecem uma série de informações aos seus clientes como análise técnica, informações de mercado e até mesmo sobre as melhores estratégias de investimento a serem adotadas. Além disso, os clientes contam também com informações em tempo real, seja da confirmação imediata de operações realizadas e até mesmo da cotação em tempo real das ações negociadas na Bolsa de Valores (Treuherz, 2009 apud SARNEY, 2009).

Para (PIAZZA, 2005 apud GOMES, 2008) o Home Broker é um canal de comunicação entre os investidores e as Sociedades Corretoras credenciadas na BOVESPA. É um sistema de negociação eletrônica de ações que permite ao investidor fazer operações de compra e venda de ações através do site da corretora que o cliente esteja cadastrado. A corretora deve ser membro da BOVESPA e oferecer essa ferramenta. A criação desse sistema teve como objetivo facilitar a entrada de pequenos investidores no Mercado Acionário e fazer com que, cada vez mais, investidores, principalmente pessoas físicas, participassem do mercado. Essa ferramenta populariza o mercado de ações e deixa o seu acesso mais fácil e de forma rápida e segura.

  1. Escolha da corretora

Ao decidir pelo investimento em ações, a primeira providência é procurar uma corretora, que será sua aliada na hora de investir. É possível fazer a busca de acordo com seu perfil, com o valor que deseja investir, com a modalidade de investimento que prefere (ações, Clube de Investimento, ETFs) e com a localização da corretora. As corretoras podem simplesmente executar as ordens de compra e venda do investidor ou ajudar na estruturação de sua carteira de ações e na análise das empresas. Algumas metodologias são usadas por analistas de investimento para indicar determinadas ações, dentre elas a análise gráfica e a fundamentalista (BM&BOVESPA, 2011).

Para melhor entedermos as ações; elas são pequenas partes de uma empresa que abre seu patrimônio para investidores. Ao adquirir determinado número, você se torna sócio da companhia. Quanto maior o número de ações que você possuir, maior será a sua participação.

Os tipos de ações podem ser: Ordinárias (ON) que são as ações que dão poder de voto nas assembleias ou conselhos de administração, nas decisões da empresa. E  Preferenciais (PN) que conferem ao titular prioridade na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo,e no reembolso do capital. O acionista que detém essas ações, porém, não tem direito a voto nas assembleias ou conselhos de administração das empresas, ou tem esse direito restringido (BM&BOVESPA, 2011)..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com