TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÉTODO DE PLANEJAMNETO DE MATERIAIS

Por:   •  28/9/2015  •  Monografia  •  5.955 Palavras (24 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 24

IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÉTODO DE PLANEJAMENTO DE MATERIAIS

Natanael Schleder Cavagnoli

Darlan José Hermes

RESUMO

A presente pesquisa, utilizando como universo da empresa COTRISAL LTDA – Unidade de Pontão/RS – FILIAL 52, estuda como é o processo de planejamento das necessidades de gestão de estoques desta empresa, analisando pontos cruciais e tendo como objetivo principal apresentar propostas de intervenção a fim de melhorar os índices desta unidade, evitando a falta de matéria-prima e posteriores atrasos nas entregas. A unidade pesquisada faz parte de um grupo que é líder regional na produção de produtos para automatização da agropecuária e agrícolas. Utilizou-se do método indutivo para tratar do tema em questão, buscando explicações para as informações encontradas. A abordagem do mesmo deu-se de forma qualitativa. A coleta de dados forma-se através de pesquisa bibliográfica, dados de relatório e entrevistas com os colaboradores. Nota-se que a filial 52, pesquisado apresenta melhorias em questão ao planejamento de suas necessidades.

Palavras-Chave: processo de planejamento; gestão de estoques; propostas de intervenção; coleta de dados.

IMPLEMENTATION OF A METHOD OF MATERIAL PLANNING

ABSTRACT

This research, using as the company uniserve COTRISAL LTDA – Unit Pontoon/RS – BRANCH fifty – two , examines how the planning process needs inventory management of this company, analyzing crucial points and with the main objective to present proposals for action improve the contents of the unit, avoiding the shortage of raw material and further delays in delivery. The unit surveyed is part of a group that is a regional leader in the production of products for automation of agriculture and farming. We used the inductive method to address the issue in question, seeking explanations for the information found. The same approach was given in a qualitative way. Data colletion is formed through a literature review, data reporting and interviews with employees. Note that the branch 52, researched features improvements concerned with planning needs.

Keywords: process planning, inventory management, intervention proposals, data collection.

1.INTRODUÇÃO

Em um cenário como o de hoje, onde se encontra um alto nível competitivo entre as organizações para obterem vantagens sobre seus concorrentes, qualquer diferencial obtido deve ser trabalhado de maneira a proporcionar estas vantagens desejadas. Através de um plano de gestão onde se tenha transparência e delimitação de objetivos, evitando desperdícios, reduzindo custos e conseqüentemente aumentando sua eficácia, é possível chegar até estas vantagens competitivas.

O setor de compras é muito importante, pois a partir dele é fornecido todo o material necessário para que a produção dos produtos ou serviços ocorra. Se um material é fornecido em quantidade errada ou em um tempo errado, por exemplo, ocorrerão falhas no processo produtivo, onde muitas vezes toda a empresa acaba penalizada devido a tal falha. Com uma pausa na produção, a organização pode acabar por não entregar seu produto ou serviço nas condições acordadas com o cliente, o que faz com que o mesmo dificulte nas próximas negociações ou até mesmo deixe de comprar daquele fornecedor.

Para Baily (2000), muitos são os fatores que devem ser levados em consideração durante o planejamento da compra. Quantidade e materiais a serem adquiridos, prazos de pedido e de entrega dos fornecedores e transportadoras, distância entre os mesmos, formas de pagamento, qualidade, análise de vendas em períodos semelhantes anteriores, e, é claro, se existe concorrência entre os fornecedores.

Objetivo Geral do presente trabalho consiste em estudar a viabilidade e a potencialidade da utilização de um sistema de implementação de planejamento de materiais ( IPM ), bem como requisitos básicos para sua implementação práticas. Objetivo Específico do presente trabalho consiste em: Realizar uma revisão bibliográfica crítica sobre planejamento de estoques e planejamento de capacidade infinita da produção; Apresentar uma abordagem crítica da implementação, explicando

as dificuldades de implementação de um novo sistema de Planejamento de Controle e Produção (PCP), voltado para a sincronização da Produção.

Na justificativa do presente trabalho, foi comprovado de que realmente precisa – se de uma implementação de planejamento de estoque de materiais para poder atender a demanda/cliente, para a agilização e melhorias das entregas dos produtos.

Quanto a abordagem utilizou-se o método indutivo, no qual parte-se da análise de informações concretas, buscando uma teoria que possa explicar os fatos ocorridos e proponha-nos uma solução.

Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam. (LAKATOS; MARCONI, 2008, p. 53).

O método, uma ferramenta utilizada como auxílio no decorrer do estudo, facilita na delimitação dos assuntos e forma de como estes serão abordados, nos conduzindo ao objetivo central. “Método [...] é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo (conhecimentos válidos e verdadeiros), traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista”. (MARCONI; LAKATOS, 2009, p. 83).

Optou-se por uma abordagem qualitativa, a fim de obter dados exatos e reais dos termos pesquisados, e, através desta abordagem, estudar em quais pontos a estratégia utilizada pode exercer falha. A coleta de dados deu-se via pesquisa documental, adquirindo dados e informações de relatórios. Nesta etapa aplicam-se os procedimentos e técnicas anteriormente selecionadas a fim de coletar os dados para a pesquisa. Conforme Marconi e Lakatos (2009, p. 167), esta é uma etapa cansativa e que toma muitas vezes mais tempo do que o planejado.

Também foram necessárias entrevistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com