TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO ESTADO NA RODA DA ECONOMIA

Por:   •  19/5/2021  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
TEÓFILO OTONI – MG
professorsimao@ufvjm.edu.br

[pic 2]

Nome: Bruno Paulino Dos Santos       Matrícula: 20192335002   Polo: Araçuaí-Mg

Síntese: IMPORTÂNCIA DO ESTADO NA RODA DA ECONOMIA

Nos dias atuais, predomina ao nosso redor a ideia de que os governos podem às vezes aprimorar os resultados do mercado, para isso intervindo na economia. Consideramos aspectos da ciência econômica fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento econômico: a eficiência e a equidade. De maneira geral, a eficiência seria como a à questão da melhora da produção do uso e alocação dos recursos e a equidade diz respeito à redistribuição de renda, a criação de condições para uma melhor qualidade de vida. Mas, alcançar eficiência e equidade em um cenário no qual impera o sistema capitalista não é fácil, visto que as bases do capitalismo estão assentadas na acumulação da riqueza, na propriedade privada e, dessa forma, na desigualdade entre as pessoas.

O Estado nem sempre foi defendido como ente regulador da economia, obras como a de Adam Smith (1776), que traz consigo uma crítica ao mercantilismo e ao monopólio do comercio pelos estados, que possuíam um forte sobre as transações econômicas, legitimando a necessidade de desenvolvimento do livre comércio, o que seria premissa para o crescimento do capitalismo. Percebemos que neste momento o equilíbrio do mercado seria garantido pela “mão invisível” da economia que também garantiria a “saúde” econômica.

Foi atualmente que o mercado sem intervenções pode levar a sociedade a um caos econômico, mostrando assim que há “mão invisível” é frágil e fortalecendo a ideia de um aumento na regulamentação econômica do Estado ainda nos tempos de hoje em que prevalecem economias de cunho neoliberal. Daí surge então o que os economistas chamam de falhas de mercado que são causados por fatores como: externalidades e concentração de poder econômico. Quanto as externalidades elas podem ser negativas ou positivas e o poder econômico se deve a capacidade de um indivíduo ou grupo tem de influenciar indevidamente os preços de mercado, capacidade esta que poderá contribuir para a criação de monopólios.  

Para que a eficiência e a equidade sejam alcançadas é necessária a presença do Estado, e ao mesmo tempo surge ai a importância de políticas públicas voltadas a diminuir as diferenças sociais e a presença do Estado na criação de mecanismo para estimular a produção.

Paulo Silvino Ribeiro. Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Mestre em Sociologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Doutorando em Sociologia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (344 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com