TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Estado E Economia (Sonia Regina)

Casos: Fichamento Estado E Economia (Sonia Regina). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  1.730 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Disciplina: história do Brasil Contemporâneo

Curso de Ciências Sociais

SEMESTRE: 2014.1

Professor: Nilton Almeida Araujo

Aluno: Antonio Gonçalves Neto

RESENHA. Estado e Economia No Brasil: Opções de Desenvolvimento

O livro Estado e Economia: Opções de Desenvolvimento, da Drª. Sonia Regina Mendonça aponta e analisa fatores, causas e circunstancias que se desenvolveram na política econômica do estado brasileiro, a partir de 1930 até o pós 1964.

O mesmo trata de três dos mais importantes períodos da história política e econômica do Brasil, pois segundo a autora, foi através do perfil dos diversos acontecimentos que eclodiram nessas épocas, que está configurado a base da nossa atual conjuntura econômica política e social.

No capítulo 1 Dr.ª Sonia enfatiza com muita propriedade o golpe de 1930 e o caráter do Novo Estado, a autora relata que a produção da primeira ruptura ocorreu a partir do avanço da acumulação capitalista no país, na qual visava estabelecer o polo urbano industrial, como o eixo dinâmico da economia, e que os principais condicionantes da modernização estavam vinculados a conjuntura internacional, que posteriormente foram desestabilizados pela crise de 29. No capítulo 2, a autora faz uma leitura política e econômica dos principais fatos ocorridos naquele período, como também no período anterior, ela relata que os efeitos provocados pelo investimento interno começaram a perder sua eficiência, força e eficácia, e que finalmente desembocou a crise do pacto populista. Ela também discorre sobre dois momentos importantes que foram: 1- os efeitos do fim da segunda guerra mundial sobre os regimes autoritários do ocidente que viera causar forte abalo no Brasil, e em 2º a mobilização da sociedade contra o estado novo, começando pelo Manifesto dos mineiros, a favor da democracia. Finalmente no capítulo três ela expõe que a quebra do dinamismo da acumulação brasileira no inicio dos anos 60, e a incongruência contábil dos investimentos do estado como agenciador do capital privado. Ela enfatiza ainda sobre a fuga do investidor estrangeiro, considerado o 2º eixo da industrialização, que temia a desestabilização política do regime.

Sonia faz questão de adiantar aos leitores, que seus escritos não são um estudo econômico aplicado, mas sim das consequências econômicas que antecederam e precederam o período em estudo. É importante enfocar que em uma sociedade racional, o que mais se almeja é o estado do seu bem estar, para isso, faz-se necessário enfatizar, que toda boa conjuntura política e econômica, são os pilares centrais desse estado desejado veementemente, para isso, nesses três capítulos, a autora discorre sobre as diversas e divergentes formas de intervenções capitalistas do estado na economia.

Com tudo, fica claro que política e economia andam juntas, entretanto, entretanto, resta concluir que o livro é dotado de informações importantíssimas e que ao mesmo tempo está enriquecido com uma leitura suave e instigante que nos levam a interesses outrora não tão perceptíveis no sentido da busca pela investigação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com