TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMATICA EM REPARTIÇÕES PUBLICAS

Por:   •  27/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

CARACTERIZAÇÃO DO ORGÃO:

Centro de Saúde de Quinta do Sol

Objetivo: Atender a população em geral para tratamento de saúde e acompanhamento médico.

Local: Município de Quinta do Sol - PR

Quantidade de funcionários:  65

IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE

Elementos de hardware:  Cada setor possui como elemento de entrada, um microcomputador em cada sala, equipado com mouse e teclado como dispositivos de entrada.         Para processamento, possui máquinas fornecidas pelo governo de última geração que proporcionam maior rapidez e usabilidade para processar as requisições que o usuário solicitar ao sistema de automação. Como dispositivo de saída, usa-se monitores e impressoras que auxiliam o profissional em sua função de alimentar seu setor dentro do sistema.

Elementos de Software: Além do sistema de automação, também é usado os aplicativos do pacote Office da Microsoft (Word, Excel e PowerPoint)

        O sistema de automação foi criado internamente pelos funcionários em conjunto, que, possuindo alguma noção de Análise e Desenvolvimento de Software, o desenvolveram de acordo com os objetivos e as necessidades da organização, abrindo mão da contratação de empresa privada, pois o custo de implantação seria melhor e teria a flexibilidade para adaptação das diversas necessidades.

        É usado na Unidade de Saúde para automatizar o atendimento ao paciente, controlando o fluxo da fila de espera  e guardando em um banco de dados informações sobre seu cadastro e o histórico de diagnósticos, atendimentos e consultas.

        Foi criado para atender uma reivindicação dos funcionários para automatizar o atendimento e proporcionar melhores condições de trabalho, visto que substituiria enormes quantidades de papel pela informação eletrônica, além da rapidez para acessar tais informações.

EXEMPLOS DE AUTOMAÇÃO

        Podemos citar como exemplo de atividade física que foi substituída pela automação, é a busca da ficha do paciente, que antes era procurado em um grande arquivo com uma grande quantidade de papéis para encontrar o histórico e os dados do paciente. Com a automatização, o sistema faz essa busca em uma fração de segundo e retorna ao funcionário todo o histórico de atendimento, e informações sobre o agendamento.

        Para a atividade cognitiva, destacamos a importância do histórico de atendimento, que, antes de ser implantada a automação, o médico deveria tentar se recordar do ultimo atendimento que prestou ao paciente, suas orientações e prescrição de medicamentos feita, gerando sobrecarga mental, devido ao grande número de atendimentos. Com o sistema, além de ele ter informações sobre as consultas anteriores, também tem informações sobre atendimentos  que outros médicos realizaram para aquele paciente.

        O órgão se beneficia dessa automação pela usabilidade que o sistema proporciona através da rapidez no atendimento, reduzindo a taxa do tempo de espera do paciente e a satisfação dos funcionários devido à organização das atividades, melhorando as condições de trabalho na Unidade.

IMPACTOS CULTURAIS E SEUS BENEFÍCIOS

        Diversos funcionários que não tinham experiência em computação estranharam a mudança e houve alguma resistência à mudança dessas condições de trabalho. Mas como o software foi desenvolvido pelos próprios funcionários, cada usuário foi consultado para coletar suas opiniões e sugestões para ser implantadas ao sistema e foi adaptada a maneira de trabalho de cada um. Como resultado, as pessoas se interessaram em alimentar o sistema e se esforçaram para aprender a lidar com os equipamentos. Atualmente, quem não tinha nenhuma noção de informática, tem conhecimento de como operar um microcomputador e isso contribuiu para seu desenvolvimento profissional dentro da organização, pelo motivo que se viram obrigados a sair de sua zona de conforto e participar do processo de informatização da Unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com