TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO CONSUMIDOR DE COSMÉTICOS

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.461 Palavras (18 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

ECONOMIA

ADMINISTRAÇÃO – 2º SEMESTRE


SUMÁRIO

Introdução  

        2

ETAPA 01        3

INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO CONSUMIDOR DE COSMÉTICOS        3

HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DO MERCADO DE COSMÉTICOS        4

MOTIVOS QUE FORAM RESPONSÁVEIS PELA EVOLUÇÃO DO MERCADO DE COSMÉTICOS.        4 

EMPRESAS PARTICIPANTES DESTE MERCADO        5

OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES        5

ETAPA 02        7

FORMAÇÃO DE PREÇO, CUSTOS, VENDAS        7

ETAPA 03        9

REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA.........................................................................................9

PINDAMONHANGABA        10

TAUBATÉ        11

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS......................................................................................................12

GUARATINGUETÁ................................................................................................................14

JACAREI..................................................................................................................................16

ETAPA 04.................................................................................................................................19

CENÁRIO ECONÔMICO.......................................................................................................19

CONCLUSÃO..........................................................................................................................21

REFERÊNCIAS.......................................................................................................................22

INTRODUÇÃO:

Dentre as várias opções de ramos de negócios e serviços promissores que listamos, optamos em escolher o ramo de cosméticos, que vem crescendo e alcançando cifras gigantescas no Brasil e no mundo.

A cosmética vem crescendo tendo apoio da economia estabilizada, da independência financeira da mulher, que são as campeãs no consumo dos produtos, e não medem esforços para ficarem bonitas e produzidas.

A região escolhida pelo grupo é a do vale do Paraíba, abrangendo as maiores cidades do vale que são: São José dos Campos, Jacareí,Taubaté,Pindamonhangaba, e Guaratinguetá, a nossa região é um dos pólos mais ricos do país, com grande potencial para o desenvolvimento, ficando numa posição geográfica entre as principais capitais do país o eixo Rio-São Paulo.

A região sudeste é a que mais consome produtos de beleza, com destaque especial para São Paulo, por isso escolhemos a nossa região do vale para instalar nossos produtos de beleza.


ETAPA 01

INFORMAÇÕES SOBRE  O MERCADO CONSUMIDOR DE COSMÉTICOS.

O ramo da Beleza, em particular dos cosméticos vem crescendo cada vez mais anos após anos, a venda de perfumes, maquiagens, tintas para cabelo, cremes, esmaltes, desodorantes, deve girar 36,2 bilhões neste ano de 2013, estimativa de 15% em relação a 2012, quase seis vezes maior do que o crescimento da economia do país em 2011, que fechou em alta o PIB de 2,7%.

Em 2011, o mercado de cosméticos girou em torno de 31,4 bilhões, segundo o jornal O Globo, a região sudeste é a que mais se destaca no mercado de cosméticos, sendo o município de Diadema (SP), onde o setor é o mais bem sucedido do país com em pólo de mais de 68 empresas, sendo a Valmari a maior do pólo com 220 funcionários e atua no sistema de franquias com 106 lojas no Brasil e três no exterior, Portugal, Ilha da Madeira, e Alemanha.

As mulheres se preocupam muito com a aparência física, com a auto-estima, com a saúde, educação, e a independência econômica, não ficam mais produzidas apenas para  satisfazer aos homens.

Segundo o SEBRAE, uma das mudanças mais importantes no perfil do consumidor nos últimos anos é resultante do aumento significativo do número de mulheres no mercado de trabalho, cujo percentual de crescimento é superior ao de homens.

O aumento do nível de escolaridade do sexo feminino justifica em partes esta transformação, o aumento do poder aquisitivo da Classe C, tornando frequente o uso de produtos antes pouco usados como os de cosméticos, e também a grande procura dos homens tornando-se mais vaidosos, aumentou para 40% a sua parte neste segmento.

Os maiores consumidores são as mulheres, entre 25 a 40 anos, geralmente ganham até dois salários, e gastam o quanto podem de cosméticos, não importando para o valor desde que seja bom e cada vez mais sotifiscados, e geralmente pagam com cartão de crédito.

HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR

O mercado da beleza no Brasil, está cada vez mais em franca expansão, a mulher está preocupada não só em ficar bonita, mas também se sentir bem consigo mesma, não basta apenas um batom, uma maquiagem, agora elas querem uma boa pele, um bom tratamento de cabelo, e uma maquiagem revolucionária, e até apelam para clinicas de cirurgias plásticas.

Com o aumento do poder aquisitivo da população, aumentou também a expansão de cosméticos e das marcas Premium, passando de 44% em 2007 para 49% em 2009, antes as marcas de higiene pessoal e cosméticas mais vendidas, eram as de baixo preço.

As grandes empresas de olho na sua fatia do mercado, lançam produtos inovadores para atrair os consumidores explorando suas necessidades, pois o Brasil tornou-se um mercado desenvolvido e exigente.  

Hoje o Brasil já é o terceiro mercado do Mundo, só perdendo para os EUA e Japão.

O mercado também apela para as crianças, buscando embalagens em forma de animais, brinquedos, e linha de produtos para banho infantil.

MOTIVOS QUE FORAM RESPONSÁVEIS PELA EVOLUÇÃO DO MERCADO DE COSMÉTICOS.

Um dos principais motivos pela evolução do mercado é a economia brasileira aquecida, e a independência financeira da mulher, com poder aquisitivo maior, e dispostas a gastar o quanto podem para se sentirem bem, bonitas e feliz.

Outro dado que chamam atenção é que as classe C e D/E juntas devem consumir 17,7 bilhões, quase o mesmo valor estimado para as classes A e B de 18,5 bilhões em 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (501.8 Kb)   docx (271.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com