TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGENCIA EMOCIONAL: A importância do controle das emoções no ambiente de trabalho

Por:   •  18/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO-IESM

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

INTELIGENCIA EMOCIONAL: a importância do controle das emoções no ambiente de trabalho

Ana Beatriz silva dos SANTOS

Orientador: Eulaliany Kelly Paia de MORAIS

INTRODUÇÃO

Hoje, percebemos cada vez mais a importância da inteligência emocional como um dos fatores de sucesso, não apenas em nossa vida pessoal, mas de tamanha relevância em nossa vida profissional. A inteligência emocional está interligada a vários aspectos, um deles é o relacionamento interpessoal no dia a dia de trabalho. Inteligência emocional é a capacidadede reconhecer, compreender e usar o poder das emoções para facilitar altos níveis de colaboração e produtividade. De acordo com Goleman (1995), inteligência emocional é o recurso que consiste na capacidade que o indivíduo tem de identificar os próprios sentimentos e também os dos outros, motivando-se e gerindo bem as suas emoções. Trabalhar a inteligência emocional nas organizações é um diferencial competitivo, pois a inteligência emocional trabalha as habilidades do autoconhecimento, automotivação, autocontrole, empatia e relações sociais.

OBIJETIVOS

Analisar a importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho para melhorar o desempenho dos colaboradores.

METODOLOGIA

A pesquisa, segundo os objetivos, se caracteriza enquanto pesquisa explicativa, uma vez que, conforme Gonsalves (2011), pretende identificar fatores relacionados a fontes e razões do fenômeno em questão. Segundo às fontes de informação, configura-se como pesquisa bibliográfica, fundamentadanas bibliografias de Daniel Goleman (1995) e Weinsinger (2001).

RESULTADOS PARCIAIS

Constatou-se que a pesquisa sobre a temática aqui abordada fornece a base para tomarmos boas decisões o que, por sua vez, resulta em níveis de performances consistentes. Diversos estudos sobre a influência da inteligência emocional no ambiente de trabalho, como o de Goleman (1995), salientam que as organizações com níveis mais altos desse tipo de inteligência colhem benefícios em termo de produtividade e sucesso. Pensadores com visão de futuro estão cada vez mais estudando a inteligência emocional para criar instrumentos que ajudem as empresas a melhorarem seu desempenho. Weinsinger (2001) menciona que em seus 20 anos de trabalho como psicólogo, constatou que a falta de inteligência emocional prejudica o progresso e o sucesso, tanto do indivíduo quanto da empresa e que, inversamente, o uso da inteligência emocional leva a resultados produtivos, tanto no que diz respeito ao indivíduo quanto à organização. A Inteligência Emocional quando aplicada corretamente pode levar a grandes resultados positivos na organização como um todo, não só para o líder que terá maiores habilidades para administrar e gerir conflitos, mas para todos da organização que terá mais eficiência e eficácia em seus processos, e o nível de relacionamentos interpessoais no trabalho se tornam melhor, elevando assim a produtividade e satisfação com o trabalho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considera-se, portanto, que Inteligência Emocional pode ser definida como a capacidade que o individuo tem de reconhecer suas emoções e dos demais que o rodeia, para que assim possa gerir de forma assertiva os relacionamentos interpessoais nas relações de trabalho, direcionamento das emoções para atingir metas e objetivos. O que as teorias apontam é que a inteligência emocional repercute tanto na produtividade e na qualidade do trabalhador quanto no trabalho.

REFERÊNCIAS

GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionaria que define o que é ser inteligente. 45 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com