TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligência Emocional: Equilíbrio Emocional E Comportamento No Ambiente De Trabalho

Por:   •  23/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.119 Palavras (25 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 25

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: EQUILÍBRIO EMOCIONAL E COMPORTAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO

ELENICE DE SOUSA SILVA

JAQUELINE ALVES ANDRADE

LUANA ALVES LEMOS PEREIRA

MARCIO BOLOGNA RIBEIRO

MARJORE FERREIRA[1] 

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivos traçados verificar as estratégias de equilíbrio emocional e comportamento com o uso da inteligência emocional, com intuito de aprimorar, compreender, refletir e descrever a respeito dos benefícios e vantagens que esse método trouxe para o ser humano. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, as informações apresentadas foram coletadas em livros, revistas e artigos que abordam o tema. Os resultados obtidos com essa pesquisa são satisfatórios e nos mostram que o equilíbrio e o comportamento, são peças chaves no desenvolvimento do ser humano em todas as áreas, mas aplicadas dentro de uma cultura organizacional, possuem grande poder de influência, para trazer uma melhor qualidade de vida, habilidade de identificar situações que nos desestabiliza e comprometem o nosso bem-estar, com o seu aperfeiçoamento, conseguimos controlar e executar nossas ações de uma maneira mais eficaz.

Palavra Chave: Inteligência Emocional, Comportamento, Gestão Emocional, Autoconhecimento, Equilíbrio Emocional, Emoções no Ambiente de Trabalho.

  1. INTRODUÇÃO

O intuito deste artigo é mostrar a importância do equilíbrio e comportamento com o uso da inteligência emocional, visto que o gerenciamento das emoções tem se tornando algo pouco abordado nos dias de hoje, pela carência de busca por conhecimento do comportamento do ser humano.

As emoções fazem parte de nós, do que somos, estão presentes no nosso dia a dia, são demonstradas onde convivemos, através de comportamentos, ideias e personalidades, de maneiras diferentes onde cada pessoa se expressa da sua forma. O ser humano tende a valorizar a importância da qualidade de vida e essas habilidades desenvolvidas, auxiliam na identificação de personalidades passivas, agressivas, ou assertivas nos relacionamentos e principalmente dentro de empresas, essas competências geram um impacto decisivo no clima organizacional, na cultura e na produtividade de equipes. (SCHAUFELI, DIJKSTRA & VASQUEZ, 2013)

Segundo Goleman (2013, p.11), a capacidade fundamental deriva desses mecanismos básicos de nossa vida mental, a autoconsciência, por exemplo, promove a autogestão, a empatia, por sua vez, é a base das habilidades de relacionamento, que são pontos fundamentais da inteligência emocional, refere-se se agir de forma assertiva e aprender a gerenciar emoções e racionalizar antes de tomar qualquer decisão, onde é possível trazer grandes benefícios. Pois as fraquezas desses pontos podem sabotar uma vida ou uma carreira, enquanto a força aumenta a realização e o sucesso.

Com este trabalho pretende-se responder às seguintes questões: É possível ter um comportamento equilibrado, mesmo diante de fortes emoções provocadas por situações de estresse? Como se expressa a inteligência emocional no comportamento? E quais as vantagens que o seu uso nos proporciona?

O objetivo geral deste artigo é compreender o equilíbrio emocional e comportamental das pessoas nos resultados e em seus processos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Destacando os pontos relevantes em um cenário, onde seu uso no ambiente de trabalho como habilidade influencia as relações interpessoais e descrevendo como o impacto de não dominar suas próprias ações, mesmo tendo um alto conhecimento em diferentes áreas pode ser prejudicial. Os objetivos específicos traçados foram:

● Identificar como é desenvolvida a inteligência emocional;

● Descrever como desenvolver o equilíbrio emocional na vida pessoal e no trabalho;

● Destacar os malefícios e benefícios em não buscar equilíbrio emocional;

Em consequência entender como o seu uso pode nos auxiliar no aprimoramento do ser humano, na autopercepção que refere-se ao modo como entendemos e percebemos, e a heteropercepção a maneira como os outros veem a mesma situação.

A relevância do tema encontra-se na busca pelo autoconhecimento, que além aprimorar o desenvolvimento do ser humano nas suas emoções básicas, permite também o autocontrole das suas emoções diante do seu comportamento. Para Cury (2015), o gerenciamento das emoções é uma ferramenta estratégica, onde auxilia o ser humano no seu comportamento, na tomada de decisões importantes em meio a situações difíceis, de modo a contribuir na interação social de maneira saudável e no seu desenvolvimento.

Gonzaga e Rodrigues (2018), descreve que a base do comportamento humano não está interligada apenas a nossa ação cognitiva e interação cultural, parte do nosso comportamento também é dominado pelo nosso querer, que está relacionado aos nossos pensamentos, percepções, crenças e nossas emoções. Goleman (2012), afirma que a emoção tem um papel essencial em nosso psiquismo, sendo um fator decisor das nossas ações e que não podemos ignorar o poder das emoções, onde o intelecto não pode conduzir a lugar nenhum se ela estiver no comando.

Cury (2015) define que a gestão da emoção é o que permite sustentação, equilíbrio para desenvolver a inteligência emocional, ela dependente das duas gestões que contemplam o gerenciamento da psique, sendo a gestão de pensamentos e comportamento, abordando exemplo de que, antes de uma empresa falir a mente dos executivos entram em colapso, antes de profissionais autônomos serem excluídos do seu mercado de atuação, suas mentes engessam, assim como antes de pessoas desenvolverem doenças psicossomáticas, seu copo pede socorro, trazendo diversos sinais, portanto o gerenciamento da emoção é o que traz o equilíbrio para as nossas ações e comportamentos.

Desta forma, diante dos estudos realizados, nosso objetivo é que venhamos entender, refletir, aplicar e descrever a respeito das vantagens e benefícios que esse método trouxe para o ser humano.

Quanto à sua natureza, o método utilizado neste trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Buscando a profundidade necessária para compreender o tema da inteligência emocional e do comportamento, destacando o papel das emoções e suas ações. Discutindo e apontando os estudos dos principais teóricos da área, como Cury (2015), Goleman (2013), Gonzaga e Rodrigues (2018), dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com