TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTROLE DO ESTRESSE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Por:   •  15/2/2018  •  Artigo  •  8.992 Palavras (36 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 36

ESTRESSE E SAÚDE MENTAL

Na literatura não existe um termo oficial que defina saúde mental, porém alguns autores se afirmam que se trata da consideração de múltiplos fatores que resultem no bem estar do individuo, os quais demonstram uma visão positiva de si, e sentimentos de autorealização, integração e resposta emocional coerente, autodeterminação, percepção estável da realidade e interação social, dentre outros. Por outro lado, o individuo não adaptado em seu ambiente que experimenta o sofrimento psíquico continuamente apresenta uma espécie de embotamento sentimental, onde demonstra frieza de sentimentos e certo isolamento tanto familiar quanto social. Agravando a situação. Segundo a OMS em seu Relatório Mundial de Saúde 2001, a saúde física e mental são dois elementos estreitamente entrelaçados e profundamente independentes. Dessa forma, um pode gerar o outro e ambos se agravam. Afirma-se que a neurociência revela que muitas doenças físicas bem como perturbações mentais e comportamentais advêm da interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Ë certo que a saúde mental advém da física, da homeostase e equilíbrio das reações e sistemas que compõem o corpo, aliados ao nível de sua qualidade de vida, relações interpessoais, seu trabalho, família, como foi construído seu caráter e valores, para se tornar a pessoa que é. Compreende-se que o ser humano é um sistema completo e único que depende de vários outros sistemas para ter funcionar plenamente, interferindo e contribuindo para outros também.

Assim como para termos boa saúde física precisamos nos alimentar bem, praticar atividades físicas, dentre outros, saúde mental também provém de boas praticas como: ler bons livros e aprimorar-se intelectualmente, construir valores próprios e éticos, se relacionar bem com as pessoas, para então ter uma visão positiva da vida, saudável e de qualidade.

1. A INFLUÊNCIA DO ESTRESSE NA SAÚDE MENTAL

Ë de consenso de muitos autores que o estresse tem papel fundamental no estado saudável do individuo, visto que desencadeia processos que tanto podem levar ao adoecimento, quanto a atitude positiva de enfrentamento. Físico e mental influenciam-se mutuamente. Tendo como o enfoque a condição mental, que não se dissocia dos processos orgânicos, podemos afirmar que as fontes estressoras podem levar a dois estados, que beneficiam ou são maléficos aos indivíduos e até mesmo quem convive com essa pessoa. O comportamento do individuo quanto a sua saúde física e desenvolvimento pessoal e trabalho depende do seu estado emocional. Diante de eventos estressores o comportamento culmina em respostas positivas ou negativas.

1.1 ASPECTOS POSITIVOS

Considera-se a positiva a excitabilidade produzida pelo sistema nervoso, mediante um estímulo, que causa a sensação de prazer na ação, onde se estabelece o sentimento de coragem diante da ameaça, e a confiança em si mesmo. Isso pode acontecer em estímulos positivos, sendo que os mesmo mediadores físicos são desencadeados mediante um estimulo negativo, o modo como a pessoa lida com tal experiência determinará o tipo de sensação que será gerada na resposta.

Mediante a um agente estressor de curta duração, são liberadas substâncias no corpo como visto anteriormente (por exemplo, a adrenalina) que tornam a pessoa mais atenta e motivada. Esse estímulo pode ser percebido, após uma situação inesperada, como uma surpresa, um susto, que leva ao aumento de batimentos cardíacos, e outros sintomas físicos, onde o individuo percebe forte emoção. Logo que esse estímulo cessa, o equilíbrio corporal é restaurado, o organismo se recupera e nenhum dano maior ocorre. Se a pessoa souber administrar esta situação, o estresse se torna positivo, pois o individuo pode utilizá-lo a seu favor devido à motivação, energia e entusiasmo produzidos. Um exemplo de estresse positivo é quando recebemos uma notícia que aguardávamos, com grande expectativa. Nosso organismo desencadeia um processo de reações que acarreta, tal como no estímulo físico, reações típicas de uma situação estressante. No entanto, nos sentimos motivados, alegres e confiantes, pois essa reação provocará uma adaptação e sensação positiva em nosso organismo (ANDRADE, 2012).

Considerando que o estresse é uma explosão de energia que prepara o individuo para reagir, temos que em pequenas doses, o estresse pode ser vantajoso. Pode torna-se estimulo e energia para suportar e enfrentar os desafios diários e motivar no alcance de objetivos. Como visto, como todo mecanismo que é ativado mediante um agente estimulador, o estresse pode ajudar a realizar tarefas de forma mais eficiente, pois atua na memória e na ação, além de outros. Induz o individuo a fazer algo, que dependerá de sua inclinação pessoal.

Quando recebemos um estímulo físico frequente, que nos permite de maneira natural e funcional mobilizar todos os nossos esforços sem alterar exageradamente nossa frequência cardíaca, agimos com vigor muscular e conseguimos produzir ação motora sem provocar esgotamento, esse estresse será positivo, pois o esforço do organismo para se adaptar e resistir a esse estímulo o tornará mais forte e eficaz. Com o passar do tempo e na medida em que esse processo de estímulo-reação-adaptação se consagre continuamente, ficaremos mais resistentes e fortes, física e psicologicamente. Basicamente, é dessa maneira que ficamos em boa forma física e com ótimo bem-estar psicológico (MIRANDA, 2008).

Mesmo diante de um estimulo negativo pode-se resultar em crescimento pessoal, e ser gerada a sensação de: motivação, alegria, bem estar, dentre outros, trazendo assim uma espécie de recompensa psicológica aumentando dessa forma a confiança em si mesmo e cada vez mais naquilo que se realiza.

Tudo que exige uma tomada de decisão, adaptação e enfrentamento pode ser entendido como agente estressor, pois, este estimula algum tipo de reação que vai moldando o caráter e as concepções da pessoa.

Em síntese, com esse estímulo intelectual compatível uma reação favorável interna em nosso corpo será disparada: músculos sem espasmos (contrações repentinas e com duração e intensidade variável), respiração ótima, vigor psicofísico, sentimento de recompensa, autoconfiança e motivação. Esses fenômenos irão providenciar uma adaptação favorável do nosso corpo e assim persistindo, por determinado período, uma resistência benéfica será verificada e estaremos cada vez mais preparados a novas aprendizagens (MIRANDA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.8 Kb)   pdf (272.3 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com