TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE PERNAMBUCO: O CASO DA UFPE

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.949 Palavras (20 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO – FCAP

COORDENADORIA SETORIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO

INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE PERNAMBUCO: O CASO DA UFPE

Artigo apresentado por Jennifer Guedes de Lira Santos ao Prof. Carlos Antônio Cassé da Silva – Orientador do Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, nível Especialização em Planejamento e Gestão Pública.

Recife(PE), 30 de agosto de 2017.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO – FCAP

COORDENADORIA SETORIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO

INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE PERNAMBUCO: O CASO DA UFPE

COMISSÃO EXAMINADORA:

__________________________________ NOTA: _____ (                   )

Carlos Antônio Cassé da Silva

Orientador

__________________________________ NOTA: _____ (                   )

José Luiz Alves

2º Examinador

__________________________________ NOTA: _____ (                   )

Walkiria Lucia Simões Ramos

3º Examinador

Recife(PE), 30 de agosto de 2017.

INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE PERNAMBUCO: O CASO DA UFPE

Jennifer Guedes de Lira Santos1

RESUMO

Este artigo tem o intuito de avaliar o processo de expansão das universidades federais, tendo como estudo de caso a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, ressalta a importância em discutir a criação de novas vagas no ensino superior público, especialmente no interior do estado. Esse processo de interiorização propicia a democratização do acesso dentro de um cenário que ansiava por uma mudança que trouxesse sólidos impactos na sociedade. Nesse sentido, visa, entre outros objetivos, a diminuição da desigualdade social historicamente arraigada no país.

Palavras-chave: Expansão. Interiorização. Ensino superior.

ABSTRACT

This article intends to evaluate the expansion process of federal universities, having as a case study the Federal University of Pernambuco (UFPE). Besides, it highlights the importance in discussing the creation of new places in public higher education, especially in the interior of the state. This process of counterurbanization facilitates the democratization of access within a scenario that longs for a change that brings solid impacts on society. In this sense, it aims, among other objectives, the reduction of social inequality historically rooted in the country.

Keywords: Expansion. Counterurbanization. Higher education.

_______________

1- Secretária Executiva pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2007). Especialista em Planejamento e Gestão Pública pela Faculdade de Ciência da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE (2017). E-MAIL: jenniferglira@hotmail.com

  1. INTRODUCÃO

Este trabalho tem como objetivo o estudo de políticas públicas para a educação superior no Brasil, especialmente no que se refere aos resultados provenientes dos programas de expansão propostos pelo Governo Federal, e que agem em prol da redução das desigualdades sociais.

Com o início das reformas que retomaram o processo de expansão da educação superior na última década, em especial das instituições pertencentes à rede federal, estendeu-se o acesso a esse nível de ensino aos jovens moradores de municípios distantes das capitais, para atender ao clamor da sociedade. Desse modo, esse processo foi de grande importância, não só por promover o desenvolvimento de regiões distantes dos grandes centros, mas também, pela sua eficácia no combate à exclusão social, contribuindo com o aumento de oportunidades.

A universidade brasileira é uma construção relativamente recente, visto que seu início deu-se por volta de um século, fato que, de acordo com o perfil social da população brasileira dessa época, produz um cenário de forte elitização, caracterizando o ensino superior como local privilegiado para as elites econômicas do país e notoriamente limitado. Em parte, isto pode ser explicado não só pelo passado escravocrata e pela implantação morosa de cursos superiores no país, mas também pela deficiência das políticas e ações voltadas à reverter a situação.

Nesse sentido, o presente estudo visa analisar a evolução do acesso à educação superior em instituições de ensino superior, especificamente em Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O presente texto subdivide-se em cinco seções, incluindo esta introdução. Na segunda seção, faz-se breve revisão da literatura em que são abordados os temas: políticas públicas e ensino superior no brasil, a importância das universidades federais para o crescimento do ensino superior e interiorização do ensino superior no estado de Pernambuco: o caso da UFPE. Em seguida, na seção 3, revela a metodologia utilizada nesta pesquisa. A explanação dos resultados consta na seção 4 e, por último, a conclusão na seção 5.

2  REVISÃO DE LITERATURA

  1. Políticas Públicas e Ensino Superior no Brasil

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é assegurado o direito à educação a ser garantido pelo Estado, direito este que tornou-se um grande desafio para a gestão pública do país. Diante dessa prerrogativa, tem-se formulado políticas públicas para garantir esse atendimento na busca de soluções para ampliação da educação como um bem público. Através dessas políticas, o governo define as prioridades para as ações em prol da sociedade, em favor do bem comum. É a política pública associada ao interesse social para garantia do direito a todos, buscando a igualdade entre os cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (349.4 Kb)   docx (109.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com