TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS FATORES DE PRESSÃO E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DOS DISCENTES NO ANO DE 2020: ESTUDO DE CASO

Por:   •  4/5/2021  •  Artigo  •  3.874 Palavras (16 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE TECNOLOGIA PROFESSOR JOSÉ CAMARGO – FATEC JALES

Tecnologia em Agronegócio

ANÁLISE DOS FATORES DE PRESSÃO E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DOS DISCENTES NO ANO DE 2020: ESTUDO DE CASO

ANALYSIS OF PRESSURE FACTORS AND ORGANIZATIONAL COMMITMENT IN A PUBLIC HIGHER EDUCATION INSTITUTION IN THE YEAR 2020: CASE STUDY

Tainá Cristiane Abrantes1, Wellevi Ribeiro Cruz2, Edy Carlos Santos de Lima3

1 Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo – Fatec Jales, taina.abrantes@fatec.sp.gov.br

2 Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo – Fatec Jales, wellevi.cruz@fatec.sp.gov.br

3Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo – Fatec Jales, edy.lima@fatec.sp.gov.br

Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo - Fatec Jales, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Agronegócio.

RESUMO

Diversas mudanças ocorreram nos últimos meses, atingindo várias áreas da sociedade, como econômica, social e a educacional, causadas pelo avanço do Coronavírus, causador da doença denominada COVID-19. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo avaliar os fatores de pressão causado pelo isolamento social no ano de 2020 e sua influência e sua influência no comprometimento dos alunos do curso de Tecnologia de Agronegócio da Fatec Jales. A metodologia utilizada foi aplicação de um questionário por meio do Google Forms, no período de outubro a novembro de 2020, junto aos acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Agronegócio da Fatec Jales, com nível de confiança de 95% e erro amostral de 6%, de uma população amostral de 206 acadêmicos matriculados, no qual se obteve a aplicação de 116 formulários, escolhidos de forma aleatória conforme a fórmula de Fonseca e Martins (1996). Os resultados obtidos apontam que os alunos se sentem indiferentes ou desmotivados para assistirem às aulas, causando ansiedade, estresse ou até o desenvolvimento de uma depressão. Esses dados podem estar alicerçados nas dificuldades com acesso ao ensino remoto, como problemas de instabilidade na plataforma Teams (45%); distrações em casa ou falta de ambiente adequado (23%) e a falta de equipamentos ou internet adequada (30%). Identificou-se na pesquisa que a maioria dos entrevistados afirmaram ter em algum dia da semana pouco interesse em fazer as atividades ou sentiram-se deprimidos.  Pode-se concluir, que os problemas existentes em função das provas, carga horária elevada e agora com a pressão de estudarem em suas residências, em função do isolamento social, está gerando consequências na saúde dos acadêmicos, como ansiedade, estresse e depressão, e também no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Covid-19. Ensino Remoto. Educação. Saúde.

ABSTRACT

Several changes have occurred in recent months, affecting various areas of society, such as economic, social and educational, caused by the advance of the Coronavirus, which causes the disease called COVID-19. In this perspective, the present study aims to assess the pressure factors caused by social isolation in 2020 and their influence and influence on the commitment of students in the Agribusiness Technology course at Fatec Jales. The used methodology was the application of a questionnaire through Google Forms, from October to November 2020, with academics from the Agribusiness Technology course at Fatec Jales, with a 95% confidence level and a sampling error of 6% , from a sample population of 206 enrolled students, in which 116 forms were applied, chosen at random according to the formula of Fonseca and Martins (1996). The obtained results indicate that students feel indifferent or unmotivated to attend classes, causing anxiety, stress or even the development of depression. This data may be based on difficulties with access to remote education, such as instability problems on the Teams platform (45%); distractions at home or lack of adequate environment (23%) and the lack of equipment or adequate internet (30%). It was identified in the survey that the majority of the interviewees stated that they had little interest in doing the activities at some day of the week or felt depressed. It can be concluded that the problems that exist due to the tests, long hours and now with the pressure to study in their homes, due to social isolation, are generating consequences on the health of academics, such as anxiety, stress and depression, and also in the teaching-learning process.

Keywords: Covid-19. Remote Teaching. Education. Health.

  1. INTRODUÇÃO

Observa-se que, para os indivíduos que estão ingressando na Faculdade, mudanças na saúde mental e na vida social é algo muito presente. Essas mudanças ocorrem por “n” situações, como as novas responsabilidades acadêmicas, as reponsabilidades profissionais, as pressões que ocorrem por parte da família etc.

Ao longo de sua formação acadêmica, é comum os alunos desenvolverem sintomas de estresse, depressão e ansiedade, os quais exercem efeitos nocivos à saúde mental e à qualidade de vida dos discentes, uma vez que podem provocar impactos em suas performances acadêmicas e em seu futuro profissional. Tais problemas podem advir de preocupações com provas, carga horária elevada.

Associado a essas preocupações, em 22 de marco de 2020, os acadêmicos viram-se na pressão de estudarem em suas residências, em função de um decreto estadual determinado o isolamento social, objetivando a proteção da saúde das pessoas.  

Sabe-se que o isolamento social em função do vírus COVID-19, acabou interferindo no processo de ensino-aprendizagem, além dos desejos, sonhos e perspectivas dos alunos, provocando o sentimento de adiamento dos planos e do futuro profissional. É importante destacar que houve também uma mudança em relação a família, as rotinas profissionais e pessoais (MÉDICI; TATTO; LEAO, 2020).

Diante desse cenário que o mundo está vivendo, o referido trabalho tem como objetivo avaliar os fatores de pressão causado pelo isolamento social no ano de 2020 e sua influência e no comprometimento dos alunos do curso de Tecnologia de Agronegócio da Fatec Jales.

 

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Pandemia, Saúde Mental, Estresse, Ansiedade e Depressão

 Identificou-se pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China a primeira variante do virus Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), sendo que a World Health Organization - WHO, em 30 de janeiro de 2020 considerou-o como uma emergência em saúde pública de importância internacional, além de alertar a crise já estava causando um estresse na população (WHO, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (442.6 Kb)   docx (768.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com