TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Superior e Subcentros: o caso de Presidente Prudente

Por:   •  15/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.881 Palavras (16 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

Michelle Chaar

Ensino Superior e Subcentros: o caso de Presidente Prudente.

[pic 3]

Presidente Prudente

Fevereiro de 2015[pic 4][pic 5]

Sumario

      Resumo ________________________________________________________________3

  1. Introdução e Justificativa ___________________________________________4

  1. Cidades Médias e a descentralização das atividades _____________________8
  1. Objetivos Gerais _________________________________________________10
  1. Objetivos Específicos _____________________________________________11
  1. Procedimentos Metodológicos_____________________________________ 11
  1. Cronograma____________________________________________________11
  1. Bibliografia _____________________________________________________12

[pic 6]

Resumo: Este projeto de pesquisa buscará oferecer uma contribuição para o debate sobre o processo de descentralização das atividades econômicas nas cidades médias. Tendo como foco duas Instituições de Ensino Superior do município de Presidente Prudente. Nosso foco estará nos subcentros do entorno delas. Tentando entender suas dinâmicas e potencialidades.

Palavras chave: Cidades Médias, Espaço Urbano, Subcentro, Centralidade, Ensino Superior, Presidente Prudente.

Abstract:Thisresearchprojectsoughttomake a contributiontothe debate ontheprocessofdecentralizationofeconomicactivities in medium-sizedcities . Focusingontwohighereducationinstitutions in themunicipalityof Presidente Prudente .Ourfocuswillbeonthesub-centerssurroundingareas . Tryingtounderstandtheir dynamics andpotential.

  1. Introdução e Justificativa.

As cidades médias têm sido palco de inúmeras transformações. Nelas, observa-se um fenômeno urbano, anteriormente presenciado em metrópoles. Esse fenômeno é a produção de novos centros, que se materializam no espaço urbano, e de centralidades que nada mais são (simplificadamente) que o poder de polarização de fluxos. (SILVA, 2013) Esse processo pode ser compreendido como parte darestruturação do espaço urbano e pode trazer fragmentação sócio-espacial e segregação sócio-espacial de atividades e pessoas.

As cidades médias apresentam-se então como espaços privilegiados para o atendimento das necessidades de reprodução do capital no momento e nelasocorre um processo de descentralização espacial do capital produtivo ou do terciário. Isso porque essas cidades, além de situarem-se em localizações relevantes, possuem requisitos importantes quanto às redes de transporte e comunicação e exercem uma centralidade em nível interurbano sobre determinada região, que com ela estabelece contiguidade territorial, atraindo, portanto, consumidores, o que faz com que estes novos investimentos sejam rentáveis economicamente.

Para a análise do processo de descentralização das atividades, propomos o estudo de duas universidades como fator de geração de novas centralidades, na cidade de Presidente Prudente, sendo o Campus de Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista (UNESP)e o Campus 1 da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Um fato relevante a ser objeto de análise éa formação de subcentros a partir da centralidade que a instituição de ensino superior gera, nos atentamos para estudarmos uma instituição publica e outra privada, pois os perfis socioeconômicos dos alunos que frequentam essas universidades são diferentes, o que pode acarretar tipos diferentes de atividades ali instaladas.

O Campus 1 da UNOESTE localiza-se na Rua José Bongiovani, n° 700 - Cidade Universitária em Presidente Prudente. A universidade foi fundada em 1972 e atualmente tem aproximadamente 14 mil alunos de graduação e 1,7 mil funcionários, incluindo mais de 700 professores e uma área total construída de 326.148,57 m², divididos em dois campi. Ela detém ao todo 61 cursos de graduação presenciais (bacharelados, licenciaturas e superiores em tecnologia), além de cursos de especialização em diversas áreas do conhecimento (presenciais e a distância), mestrado e doutorado. (Dados obtidos em site oficial). A instituição está próxima do Hospital Regional (HR) e o do cemitério municipal.

[pic 7]

Figura 1: Localização do Campus 1 da Unoeste. (Fonte: Google Maps)

A Faculdade de Tecnologia e Ciência (UNESP) de Presidente Prudente foi criada em 1957, e encontra-se instalada na Rua Roberto Simonsen, 305 – Centro Educacional. Atualmente ela conta com 12 cursos de graduação(licenciatura e bacharelado), com 2.929 alunos regulares, além depós-graduação (mestrado e doutorado), com 745 alunos. Dispondo de 9 Departamentos com 206 docentes e 230 servidores técnico administrativos. (Dados obtidos em site oficial). Próximo aessa instituição de ensino superior temos o Prudenshopping, o hipermercado Walmart, o atacadista Muffato Max. Além de outras instituições de ensino tal como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Diretoria de Ensino de Presidente Prudente e o Colégio Adventista.

[pic 8]

Figura 2: Localização da FCT-Unesp. (Fonte: Google Maps)

Presidente Prudente é uma cidade que está localizada no Oeste Paulista, sendo protagonista em sua região de influência. Com uma população estimada de220.599 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2014, é uma cidade que tem como principal ramo econômico o setor terciário. É uma cidade que surge do contexto da expansão cafeeira ocorrida no fim do século XIX e inicio do século XX, um município ainda muito jovem, mas que já detêm o status de “capital do Oeste Paulista”, devido sua importância e influência na região.

[pic 9]

Figura 3: Localização do município de Presidente Prudente – S.P (Fonte: Wikipédia)

Esse projeto de pesquisa tem como objetivo de trazer para o debate a relaçãocentro-periferia, pautada na formação das centralidades no contexto da globalização. Tendo em vista que as cidades médias passam por um momento de transformação da sua estruturação intraurbana e de sua posição da rede urbana. E nesse sentido que vislumbramos a oportunidade de estudarmos as estruturas de ensino superior que geram centralidade em torno de sua atuação de prestação de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (504.3 Kb)   docx (381.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com